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Por que não focar 100% em inbound marketing

20/fev/2017
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Não, você não leu errado. Estamos realmente falando sobre os motivos para não investir 100% na comprovada metodologia de inbound marketing, que pode trazer resultados concretos para sua empresa.

Mas só para deixar claro, o título não sugere que você não se dedique parcialmente ao inbound, pelo contrário; se você já investe tempo e esforços em inbound, você está no caminho certo para conquistar mais clientes. O que iremos abordar é porque você não deve se dedicar exclusivamente a ele.

Que o inbound marketing se tornou a maneira mais atual e efetiva de conquistar mais visitantes, leads e clientes para empresas não é novidade. As tradicionais técnicas de marketing offline só perderam espaço para a estratégia centrada em conteúdo de qualidade e a tendência é que o inbound siga influenciando essa revolução. No entanto, em nenhum segmento de negócios é permitido fechar os olhos para novas ou emergentes tendências e no marketing da Era Digital não é diferente: é preciso se manter atento e acompanhar as novidades.

E ainda que algumas tendências ainda estejam engatinhando em sua história, é possível conhecê-las e aplicá-las às suas estratégias, ainda que apenas para testar e analisar a performance. Esse tipo de atitude é um excelente exercício para quem ainda não explora ao máximo as ações de inbound marketing porque é baseada em análise e teste, itens fundamentais para o sucesso de qualquer estratégia digital. Mas o que há de novidade neste campo atualmente? Vamos conhecer algumas novas tendências.

Conheça os novos players da sua estratégia de atração

Vamos destacar duas possibilidades que você pode lançar mão na sua estratégia de atração de visitantes e conversão de clientes: o GDD (Growth-Driven Design) e CRO (Conversion Rate Optimization).

Nunca ouviu falar de nenhum destes termos? Não se preocupe que vamos explicar o que são e como essas ações podem te auxiliar a melhorar os resultados atuando em paralelo à sua estratégia de inbound marketing.

Growth-Driven Design (GDD)

Em uma livre tradução o termo significa "design orientado ao crescimento", então seu significado não esconde grandes mistérios: a ideia é ter um site cujo design seja otimizado para reter e converter os visitantes em suas páginas depois que você conseguiu atraí-los. Para que isso ocorra, a proposta é baseada em um desenvolvimento gradual do site, isso para que se consiga resultados de forma mais rápida e ágil.

Você já deve estar familiarizado com a situação em que a empresa decide mudar o layout e design do site, contrata um designer ou agência, escolhe o novo formato e fim de conversa, site novo dentro de algum tempo.

O growth-driven design chegou para mudar esse pensamento já que as empresas estão compreendendo que o site faz parte da sua estratégia de crescimento – e desempenha um papel fundamental nessa trajetória. Como o GDD propõe ações a partir dos dados obtidos, a resposta é uma conversão otimizada e mais leads impactados.

O objetivo das agências que oferecem a criação de site baseado em growth-driven design é expandir a relação com seus clientes e não parar somente na entrega de um site. Melhor ainda para o cliente, que passa a contar com um suporte mais próximo e contínuo. Excelente também para os seus leads, que ganham uma experiência mais otimizada e personalizada.

Alguns benefícios do growth-driven design em relação ao desenvolvimento de um site de forma tradicional:

  • Permite crescimento mais rápido do que com táticas de marketing tradicional, que geralmente levam, no mínimo, três meses.
  • Minimiza os riscos que seu site teria com o redesenho de um site tradicional, já que ele é focado em dados obtidos para otimizar as conversões.
  • Mais efetivo em determinar quais as necessidades dos visitantes e leads.

Conversion Rate Optimization (CRO)

A prática de Conversion Rate Optimization ou, se preferir, otimização da taxa de conversão, se refere a otimizar um site já existente para que o aproveitamento das conversões seja mais efetivo. Totalmente centrado em estudo de dados, relatórios e testes ilimitados, o CRO também é uma maneira ágil para seu negócio buscar um crescimento de leads a curto prazo.

Principais iniciativas das plataformas de CRO:

  • Explorar os dados apresentados em ferramentas de heatmap a fim de conhecer os caminhos percorridos pelos usuários no site e no funil de vendas, o que é mais visitado, onde passam mais tempo, o que não é interessante etc, além de diagnosticar problemas na navegação;
  • Testar cores,  formatos, imagens diferentes ou botões de call-to-action (CTA) para tomar conhecimento de qual deles costuma engajar o visitante a seguir à ação e incentivar a conversão;
  • Realização de testes A/B com objetivo de detectar eventuais falhas nas páginas do site ou landing pages, otimizar seus conteúdos e analisar quais são as mais visitadas e o porquê destas se destacarem para que você possa reproduzir o sucesso;
  • Serviço constante e ininterrupto que não enxerga somente ações isoladas, mas sim todo seu conjunto, criando oportunidades para se ter cada vez mais resultados em vendas.

Devo investir em Growth-Driven Design ou Conversion Rate Optimization?

Se sua empresa quiser converter mais visitantes em leads, sim. Essas tendências só podem ajudar no crescimento dos resultados e também auxiliar a alavancar a performance da sua estratégia de inbound marketing. Resumindo, GDD e CRO não são métodos que irão atrapalhar seu planejamento de inbound, muito pelo contrário, podem ser consideradas ações complementares.

Os benefícios vão desde fornecer a você e suas equipes informações mais precisas sobre a jornada do comprador no site até uma vantagem competitiva entre seus concorrentes, afinal, uma forte estratégia digital atualmente é considerada uma grande aliada para destacar o seu negócio. Mas lembre-se, essas são só duas das mais interessantes estratégias complementares ao inbound. Sua empresa poderá explorar muitas outras para garantir visibilidade e resultados. Por isso, não pare de pesquisar e inovar!

Dica!

Sua estratégia de inbound já deve considerar os fatores essenciais para as técnicas de growth-driven design e conversion rate optimization, além de coleta e análise de dados e testes frequentes. Ainda que sua empresa esteja só começando nas estratégias digitais, sua empresa só tem a ganhar considerando GDD e CRO nas táticas digitais.

Ainda tem dúvidas de como a agilidade do GDD e CRO pode contribuir melhorando a experiência dos leads e aumentando as conversões? Fale com a inbound para saber mais sobre os benefícios e como podemos ajudar o seu site.


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