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5 Dicas de como aumentar o ROI de Marketing

9/out/2013
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Para falar desse tema, temos de falar de inbound marketing, pois é com suas estratégias que é possível atualmente aumentar (e mais importante, mensurar) o retorno sobre investimento (ROI).

Nesse artigo vamos abordar 5 práticas simples que podem fazer o seu ROI de marketing aumentar.

1. Crie conteúdo original

Para quem acompanha nossos artigos, vai achar que estamos chovendo no molhado, pois sempre insistimos no assunto. Acredite, é porque ele é essencial para as estratégias de inbound marketing darem certo e, consequentemente, o retorno do investimento ser visível.

Conteúdo original é a parte mais importante de qualquer estratégia de inbound marketing. Você também consegue aumentar sua visibilidade e conseguir mais tráfego orgânico para o site ao investir em conteúdo único e atraente. Quer dicas para criar conteúdo? Baixe o nosso guia 20 dicas de como criar conteúdo que atraia mais tráfego.

2. Use CTAs e Landing Pages para suas ofertas

Ter um site ativo e interativo é primordial para a empresa. Para transformar o tráfego em leads, é necessário ter calls-to-action (chamadas/banners) e as landing pages (páginas de destino) trabalhando juntas. O primeiro passo é chamar a atenção do visitante, mesmo que ele esteja terminando de ler um artigo no seu blog ou vendo uma página dentro do site. É com um CTA bem feito que você vai conseguir isso. E assim que alguém clicar neste CTA, ele será redirecionado para uma página de destino - sim, a landing page. O objetivo da landing page é único: convencer o visitante a deixar seus dados de contato. É importante dizer aqui que ter CTAs e landing pages vai aumentar a geração de leads, mas tudo começa com a oferta em si. Se você estiver oferecendo um Folder Institucional, garanto que vai conseguir pouquíssimos cadastros. Por isso é importante ter uma peça de conteúdo avançado que vai despertar o interesse ou resolver um problema do visitante.

3. Campanhas de nutrição de leads para os prospects "não prontos"

O conteúdo vai atrair possíveis clientes, que as landing pages transformarão em leads. Mas o que fazer com eles? Da mesma forma que cada pessoa tem características que a diferencia das demais, os leads precisam ser classificados e serem nutridos conforme suas características. Alguns exemplos são: região, cargo, indústria, tamanho de empresa ou até áreas de dificuldades ou interesses. Tenha um processo definido para a nutrição dos leads de acordo com o funil de vendas, assim eles serão encaminhados até a venda ser concluída. Saiba mais sobre o conteúdo para cada etapa do funil no artigo A diferença entre conteúdo TOFu, MOFu e BOFu.

4. Avalie o que não dá resultado e corte fora

Sabe aquelas práticas de marketing que só ocorrem porque sempre foi assim? Avalie o que ainda dá certo e o que não der, corte. Para muitas empresas, o marketing offline ainda é a única opção, mas nos dias de hoje se os esforços forem concentrados mais no mundo online, os resultados serão melhores e maiores.

5. Rastreio e Análise

A melhor maneira de determinar o ROI é observar atentamente, acompanhar e analisar seus esforços de inbound marketing. Para facilitar, softwares de marketing online mostram o ROI de cada campanha de marketing específica, bem como o comportamento de cada visitante no seu site. Depois de analisar o sucesso de seus esforços, você pode usar esses números para observar o seu lucro e custos. Todos os dados são fornecidos rapidamente, com apenas alguns cliques.



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