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6 considerações na migração do Pipedrive para o CRM da HubSpot

Ana Graciely
26 de Abril de 2022
por Ana Graciely
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Cada vez mais empresas estão estruturando seus processos de vendas e buscando mais integração e automação nas tecnologias para os times de vendas obterem produtividade e alcançarem suas metas. Dentre as funcionalidades mais buscadas estão controle da gestão, funil, monitoramento, relacionamento, segurança dos dados e integração.

Neste cenário, está cada vez mais comum migrar de um sistema para outro, visto que as funcionalidades oferecidas por uma plataforma nem sempre acompanham as necessidades do negócio ou busca-se um CRM mais flexível, e este acaba se tornando um processo decisivo, já que é hora de rever processos e obter uma estratégia mais holística pensando no cliente. 

Principais motivos que levam empresas a trocarem de CRM

Embora o motivo para troca de CRM seja exclusivo de cada empresa, frequentemente vemos um certo padrão que englobam itens como: 

  • Custos altos de manutenção/ operação;
  • Perda ou não visibilidade de dados; 
  • Performance inconsistente;
  • Falta de suporte rápido; 
  • CRM legado ou com poucas possibilidades de integração. 

 

Elementos como estes encarecem todo o setor de vendas e limitam a criação de um ecossistema movido a dados.

O que é importante considerar antes de migrar de um software para outro

Quando falamos de migração de CRM, o que queremos dizer é a transferência de dados de uma plataforma de CRM para outra. Se sua empresa está interessada na migração do Pipedrive (software de vendas) para o CRM da Hubspot, confira informações que reunimos ao longo de anos para que este processo seja realizado da melhor forma possível.

 

  • Prepare sua equipe

 

Avisar o time como um todo sobre a mudança e integrar os líderes também no processo para o novo CRM é vital. Os gestores podem cooperar positivamente com sugestões e decisões que farão diferença na organização do projeto, já que necessitam também de uma visão mais holística do negócio. Já o time de frente, como são usuários mais assíduos do sistema podem apoiar com testes mais rigorosos, detectando dados perdidos ou outros ajustes durante a migração.

  • Planejamento do cenário e processos 

 

Para uma migração fluída e organizada, o primeiro passo é o entendimento do processo atual de vendas: qual a rotina do time, quais ferramentas mais utilizam, como salvam e analisam os dados, como as empresas chegam para que possam qualificar e seguir o funil, o que quer dizer cada etapa, se tudo isso está registrado ou não. Em seguida, conhecendo o Hubspot CRM é possível aplicar toda essa rotina de forma inteligente e integrada, explorando as novas funcionalidades.

 

  • Backup de dados

 

Uma das etapas mais importantes da migração é o tratamento e análise de dados que sua empresa possui no CRM atual. Nós sempre indicamos uma limpeza nos negócios, contatos ou empresas parados há anos, e-mails inexistentes, fases do funil não utilizadas, propriedades duplicadas e mais. Em seguida, é primordial decidir onde uma segunda via do arquivo será armazenada. 

 

  • Analisar campos de cada ferramenta 

 

O mapeamento de dados é essencial para a migração. Existem campos de vários tipos: abertos, dropdown, data, múltiplas opções, números, pontuação e mais, e a forma com que se mapeia vai impactar diretamente como os dados serão organizados na plataforma, como serão feitos os filtros para que sejam encontrados, como os relatórios irão exibir estes dados. Esta etapa pode atrasar todo o cronograma se não for realizado corretamente e com antecedência.

 

  • Criar scripts e limpar a base 

 

Buscando agilidade, a maneira mais eficiente de mover dados entre dois CRMs é desenvolver um script personalizado ou uma ferramenta de migração de software. Assim, todos os dados serão transferidos por meio de chamadas de API, o que otimiza tempo e esforço de todo o time.

 

  • Fazer testes em menor escala antes da migração principal 

 

Essa é uma abordagem interessante para empresas que possuem uma base grande no Pipedrive. Carregando amostras de dados, é possível ter uma visão do processo, testar se os negócios estão na etapa correta, com os proprietários corretos, se está associando, se possui histórico do Pipedrive e, assim, realizar ajustes finos antes da carga completa de dados, evitando surpresas.

 

  • Desativar workflows, tarefas e plugins 

 

Antes de iniciar a migração, é indicado desativar todos os workflows, alertas e plugins no CRM antigo, evitando que os colaboradores recebam comunicação desatualizada ou que a empresa continue pagando por alguma ferramenta antes utilizada para sincronização de dados ou outros fins.

 

Como a Agência Inbound pode colaborar com a migração de CRM

Há mais de 11 anos lidamos com uma variedade de clientes, startups e empresas, e concluímos vários projetos de migração com sucesso. Contar com nossa consultoria traz inúmeros benefícios, dentre eles: sua empresa libera a equipe da parte operacional da migração, além de garantir que boas práticas estão sendo aderidas. Além disso, oferecemos consultoria pós migração e também treinamentos para apoiar equipes de vendas a obterem o melhor da ferramenta.



Migração do Pipedrive para a Hubspot

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