Estamos vivendo na “era dos dados”. Hoje, pode-se dizer que eles são um dos principais ativos do mundo empresarial. Diante disso, é preciso ter cuidado para não acabar se perdendo em meio a tantas informações.
Isso porque, quando falamos em marketing é fato que os dados são de suma importância para se criar estratégias e tomar decisões personalizadas e assertivas.
No entanto, não se trata apenas de gerar uma avalanche de números, sem sua devida interpretação. Para garantir as diretrizes que se espera e obter resultados efetivos, é fundamental coletar, organizar, analisar e então utilizá-las.
Apesar das empresas já estarem coletando dados há um bom tempo, as dificuldades ainda são muitas para realizar todos esses processos de forma adequada, pois, normalmente, é usada uma variedade de aplicativos. Em vista disso, as empresas estão optando pela integração de suas ferramentas com o objetivo de:
Nesse cenário, a HubSpot é uma das plataformas que permite a integração de diversos serviços, entregando assim os melhores resultados com o máximo de simplicidade.
Como a empresa coloca em seu site: “A plataforma da HubSpot coleta todas as informações de seus clientes em um único local. Não importa qual sistema iniciou o dado. Assim, toda conversa é retomada exatamente de onde parou, e todo relacionamento tem contexto completo.”
Sua competência permite que empresas de pequeno, médio e grande porte extraiam todo o seu potencial em marketing e vendas com um conceito comprovado e utilizado mundialmente, sendo possível integrar de forma nativa mais de 400 serviços e apps.
Se você decidiu que este é o momento certo para fazer as integrações com a HubSpot e começar a colher todos os benefícios, há alguns desafios que podem aparecer antes ou durante o processo, e que valem a pena ficar de olho.
É sobre isso que vamos abordar adiante. Confira:
Assim como todo início de projeto, o planejamento é essencial. Desse modo, para que as integrações sejam realizadas sem erros, é preciso ter um desenho bem definido e considerar as diferentes variáveis ao longo do caminho, evitando afetar o cronograma, orçamento e resultados a serem obtidos.
Outra etapa primordial é fazer um mapeamento de todas as ferramentas utilizadas e definir previamente o que será integrado, já que a Hubspot oferece diversas possibilidades. Para se ter uma ideia, entre os principais tipos de integrações, estão:
Este é um ponto que atrasa consideravelmente um projeto de integração, já que pode acontecer de certas aplicações gravarem dados como [nome] [sobrenome] ou [nome sobrenome], por exemplo, o que demanda expertise de saber a nomenclatura usada por cada aplicação.
Em muitas empresas, é muito comum as equipes possuírem seus próprios métodos e diferentes apps, o que acaba criando silos de dados, que são grupos de dados acessíveis por um departamento, mas isolados do resto da organização. Este é um cenário que pode gerar complicações, mas é algo que será resolvido após as integrações.
Este é outro cenário que deve ser levado em conta antes do projeto se iniciar, pois ao precisar de uma vistoria e limpeza efetiva, pode acontecer também de aumentar o cronograma. De toda forma, é uma etapa imprescindível, pois tratam-se de dados inconsistentes e não confiáveis, que podem prejudicar os resultados das estratégias de marketing.
Ainda que este seja um ponto que impacte menos do que ter dados desatualizados ou em formatos diferentes, é um sinal de que a empresa pode estar coletando informações de maneira indiscriminada e até mesmo que não precisa, sendo mais difícil gerenciar, analisar e extrair valor dos dados pela complexidade em encontrar o ruído.
Citamos alguns dos desafios mais comuns durante as integrações, mas não se preocupe. Com algumas etapas, é possível realizar um projeto de integração de forma adequada, e mais tranquila. Abaixo, destacamos algumas etapas:
Antes de iniciar as integrações, verifique e analise seu banco de dados e promova uma limpeza do que não for útil, como dados desatualizados ou inválidos. As duplicatas, por exemplo, também podem dificultar na interpretação, então, vale revisá-las e analisar se servirão para você. Dê também uma atenção especial para analisar se os dados estão em conformidade com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados.
Esta é uma etapa que pode levar um tempo, mas se for realizada corretamente, não será necessário repetir. Além do que, você terá melhor qualidade dos seus dados em geral, permitindo um processo de integração contínuo e eficaz.
Introduza padrões para a entrada e manutenção de dados, deixando-os acessíveis para toda a empresa. Para que ocorra da melhor forma, pode-se designar uma equipe ou um colaborador para ficar responsável pela qualidade e gerenciamento de dados. Ou então, realize treinamento sobre como inserir e atualizar dados corretamente, além de mostrar devidamente como suas ferramentas estão conectadas.
Outro passo muito importante é realizar o backup de seus dados, para que nada se perca. O ideal é deixá-los armazenados na nuvem, mas se ainda não trabalha com esta tecnologia, não tem problema, só não deixe esta etapa ser esquecida.
Cada etapa deve ser executada com excelência. Para isso, o ideal é contar com membros das equipes que de fato precisam fazer parte desse processo – afinal, nem sempre mais cabeças significa mais trabalho feito.
No time de um projeto desse tipo integre os responsáveis de vendas, marketing, desenvolvimento ou TI e, caso inclua, a agência contratada. Determine um líder antes de começar, dessa maneira, todos podem ter uma visão clara da responsabilidade e atuação de cada um.
Como podem ver, há sim desafios no projeto de integrações, mas este não é um processo que precisa ser complexo, desde que envolva uma boa estratégia e apoio de profissionais de confiança.
Com mais de uma década de atuação, nossa agência possui expertise para desenvolver um projeto de integração com a HubSpot com qualidade e de acordo com as necessidades estratégicas da sua empresa.
Além disso, a Agência Inbound foi a primeira agência a conquistar o nível Platinum de HubSpot da América Latina e atualmente somos parceiros Diamond da empresa, testemunhando a qualidade dos serviços e os resultados que nossos clientes vêm atingindo ano após ano.
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