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6 desafios a serem vistos antes de fazer integrações com HubSpot

5/abr/2022
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Estamos vivendo na “era dos dados”. Hoje, pode-se dizer que eles são um dos principais ativos do mundo empresarial. Diante disso, é preciso ter cuidado para não acabar se perdendo em meio a tantas informações. 

Isso porque, quando falamos em marketing é fato que os dados são de suma importância para se criar estratégias e tomar decisões personalizadas e assertivas. 

No entanto, não se trata apenas de gerar uma avalanche de números, sem sua devida interpretação. Para garantir as diretrizes que se espera e obter resultados efetivos, é fundamental coletar, organizar, analisar e então utilizá-las.

Apesar das empresas já estarem coletando dados há um bom tempo, as dificuldades ainda são muitas para realizar todos esses processos de forma adequada, pois, normalmente, é usada uma variedade de aplicativos. Em vista disso, as empresas estão optando pela integração de suas ferramentas com o objetivo de: 

  • Melhorar a visualização de dados;
  • Aumentar a produtividade da equipe;
  • Criar um ambiente moderno e funcional; e
  • Proporcionar melhor experiência ao cliente. 

 

Nesse cenário, a HubSpot é uma das plataformas que permite a integração de diversos serviços, entregando assim os melhores resultados com o máximo de simplicidade. 

Como a empresa coloca em seu site: “A plataforma da HubSpot coleta todas as informações de seus clientes em um único local. Não importa qual sistema iniciou o dado. Assim, toda conversa é retomada exatamente de onde parou, e todo relacionamento tem contexto completo.” 

Sua competência permite que empresas de pequeno, médio e grande porte extraiam todo o seu potencial em marketing e vendas com um conceito comprovado e utilizado mundialmente, sendo possível integrar de forma nativa mais de 400 serviços e apps.

 

Desafios a serem considerados em uma integração Hubspot 

Se você decidiu que este é o momento certo para fazer as integrações com a HubSpot e começar a colher todos os benefícios, há alguns desafios que podem aparecer antes ou durante o processo, e que valem a pena ficar de olho. 

É sobre isso que vamos abordar adiante. Confira:

 

  • Planejar corretamente cada passo

 

Assim como todo início de projeto, o planejamento é essencial. Desse modo, para que as integrações sejam realizadas sem erros, é preciso ter um desenho bem definido e considerar as diferentes variáveis ao longo do caminho, evitando afetar o cronograma, orçamento e resultados a serem obtidos.

 

  • Decidir e definir quais funcionalidades integrar

 

Outra etapa primordial é fazer um mapeamento de todas as ferramentas utilizadas e definir previamente o que será integrado, já que a Hubspot oferece diversas possibilidades. Para se ter uma ideia, entre os principais tipos de integrações, estão: 

    • Mídias pagas: As integrações de mídia ajudam você a comercializar e alcançar seu público-alvo, seja com Facebook Ads, AdRoll, Instapage ou outros. 

    • Account-Based Marketing (ABM): As integrações do ABM ajudam a aproveitar os dados de sua conta e público para que você possa personalizar suas mensagens, CTAs e estratégias de marketing baseado em contas para fechar negócios e atrair clientes – seja com OrgChartHubm CaliberMind, Metadata.

    • Analytics e Plataformas de dados: Essas integrações ajudam você a medir seu sucesso em várias plataformas de análise. Aqui destacamos Databox, Hotjar, Klipfolio. 

    • Chamadas: Seja uma reunião com colegas de trabalho ou clientes, as integrações de chamadas simplificam todas as interações por telefone e videochamada. Entre os serviços que podem ser integrados estão UberConference, Aircall, CallRail. 

    • Integradores: As integrações fornecem acesso a dezenas de aplicativos que são sincronizados com o HubSpot para economizar tempo e adicionar funcionalidades adicionais ao seu dia a dia com serviços como: Automate.io, Zapier.

    • Conteúdo: As integrações de conteúdo ajudam você a criar, projetar e compartilhar conteúdo personalizado para o seu site, seja com Beacon, BriX, Belch.io. 

    • Sucesso do Cliente: As integrações de sucesso do cliente se conectam ao HubSpot para simplificar suas interações internas e externas com funcionários (entre equipes) e clientes de maneira mais direta. É possível conectar Slack, Zendesk, LiveChat e outros à sua conta da Hubspot.

    • E-commerce:  Se você tem uma loja online, as integrações de comércio eletrônico são uma ótima maneira de saber o que seus clientes e visitantes estão fazendo enquanto estão em seu site, ele estando baseado no Shopify, Typeform, Magento. 

    • E-mails: As integrações de e-mail ajudam você a rastrear as interações de um cliente em potencial com representantes de vendas, personalizar sua automação de email com determinados contatos e medir o sucesso das campanhas no MailChimp, Privy, Front ou Gmail. 

    • Eventos ou Webinars: Seja um evento presencial, um webinar, uma reunião online ou uma videoconferência, essas integrações simplificam todos os aspectos de organização em ferramentas conhecidas como Eventbrite, GoToWebinar, Setmore.
       
    • Geração de Leads: As integrações de geração de leads ajudam você a converter contatos em estágio inicial em clientes satisfeitos, o que permitirá que as informações de seus leads sejam sincronizadas automaticamente no WordPress, Unbounce, SurveyMonkey. 

    • Chat ao Vivo: Ao adicionar integrações de chat ao vivo ao seu site, você poderá se comunicar com leads em tempo real e transformá-los em clientes usando o Intercom, ManyChat, Drift ou outro. 

    • Vendas: Centralize as informações dos prospects, ferramentas e táticas em apenas um lugar usando a Hubspot. Mantendo os detalhes de marketing, suporte e vendas disponível para todas as equipes. Entre as ferramentas mais usadas estão HelloSign, Salesforce e PandaDoc. 

    • Redes Sociais: Compreender seus seguidores nas mídias sociais é uma grande parte do marketing de sucesso, permitindo entender seus hábitos online e com que tipo de ofertas ele deseja interagir no Facebook, Linkedin, Twitter e Instagram

    • Vídeos: Com a ascensão do vídeo e do marketing de vídeo nos negócios, as integrações que ajudam você a incorporar essa mídia em seu site se tornaram úteis. Na lista estão serviços como Wistia, Youtube, Promo e Vidyard.

 

  • Dados em diferentes formatos e fontes 

 

Este é um ponto que atrasa consideravelmente um projeto de integração, já que pode acontecer de certas aplicações gravarem dados como [nome] [sobrenome] ou [nome sobrenome], por exemplo, o que demanda expertise de saber a nomenclatura usada por cada aplicação.

 

  • Seus dados não estão disponíveis onde deveriam 

 

Em muitas empresas, é muito comum as equipes possuírem seus próprios métodos e diferentes apps, o que acaba criando silos de dados, que são grupos de dados acessíveis por um departamento, mas isolados do resto da organização. Este é um cenário que pode gerar complicações, mas é algo que será resolvido após as integrações.

 

  • Dados de baixa qualidade ou desatualizados 

 

Este é outro cenário que deve ser levado em conta antes do projeto se iniciar, pois ao precisar de uma vistoria e limpeza efetiva, pode acontecer também de aumentar o cronograma. De toda forma, é uma etapa imprescindível, pois tratam-se de dados inconsistentes e não confiáveis, que podem prejudicar os resultados das estratégias de marketing.  

 

  • A base de dados é muito grande

 

Ainda que este seja um ponto que impacte menos do que ter dados desatualizados ou em formatos diferentes, é um sinal de que a empresa pode estar coletando informações de maneira indiscriminada e até mesmo que não precisa, sendo mais difícil gerenciar, analisar e extrair valor dos dados pela complexidade em encontrar o ruído.

 

O que fazer para ter uma integração Hubspot sem problemas? 

Citamos alguns dos desafios mais comuns durante as integrações, mas não se preocupe. Com algumas etapas, é possível realizar um projeto de integração de forma adequada, e mais tranquila. Abaixo, destacamos algumas etapas:

 

1. Limpar a base de dados antes de começar 


Antes de iniciar as integrações, verifique e analise seu banco de dados e promova uma limpeza do que não for útil, como dados desatualizados ou inválidos. As duplicatas, por exemplo, também podem dificultar na interpretação, então, vale revisá-las e analisar se servirão para você. Dê também uma atenção especial para analisar se os dados estão em conformidade com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. 

Esta é uma etapa que pode levar um tempo, mas se for realizada corretamente, não será necessário repetir. Além do que, você terá melhor qualidade dos seus dados em geral, permitindo um processo de integração contínuo e eficaz. 

 

2. Definir os processos para gerenciamento dos dados

 

Introduza padrões para a entrada e manutenção de dados, deixando-os acessíveis para toda a empresa. Para que ocorra da melhor forma, pode-se designar uma equipe ou um colaborador para ficar responsável pela qualidade e gerenciamento de dados. Ou então, realize treinamento sobre como inserir e atualizar dados corretamente, além de mostrar devidamente como suas ferramentas estão conectadas.

 

3. Fazer backup dos dados 

 

Outro passo muito importante é realizar o backup de seus dados, para que nada se perca. O ideal é deixá-los armazenados na nuvem, mas se ainda não trabalha com esta tecnologia, não tem problema, só não deixe esta etapa ser esquecida. 

 

4. Envolver as pessoas certas nas etapas corretas 

 

Cada etapa deve ser executada com excelência. Para isso, o ideal é contar com membros das equipes que de fato precisam fazer parte desse processo – afinal, nem sempre mais cabeças significa mais trabalho feito. 

No time de um projeto desse tipo integre os responsáveis de vendas, marketing, desenvolvimento ou TI e, caso inclua, a agência contratada. Determine um líder antes de começar, dessa maneira, todos podem ter uma visão clara da responsabilidade e atuação de cada um. 

Como podem ver, há sim desafios no projeto de integrações, mas este não é um processo que precisa ser complexo, desde que envolva uma boa estratégia e apoio de profissionais de confiança.

 

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