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6 erros de marketing digital que você [realmente] deve evitar

Agência Inbound
14 de Setembro de 2017
por Agência Inbound
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Este artigo foi escrito em parceria com o blog Super Atualizado.

Empresas visionárias reconhecem a importância do marketing no seu negócio e, por isso, investem tempo em planejamento, avaliações, leitura de dados e ações focadas em metas.  Ao mesmo tempo, é importante conhecer e entender melhor como usar as ações do marketing a seu favor para não cometer erros que acabam colocando em risco toda a estratégia utilizada e não traz o resultado projetado.

Pensando em dar alguns sinceros “toques”, reunimos alguns erros de marketing que você deve evitar, principalmente ao realizar o planejamento para o próximo ano.

#1 - Definir objetivos e metas pela metade

Objetivos e metas são mais detalhados do que imaginamos. Você deve saber exatamente onde sua empresa deseja chegar. Se não há objetivos definidos, há um grande prejuízo por desperdiçar recursos e até mesmo oportunidades.

Comece definindo os objetivos (de negócio e de marketing) e, em seguida, as metas. Seja realista sobre o momento que a empresa está e projete resultados que sejam plausíveis de serem alcançados.

#2 - Ter um persona incompleto

Pegar um modelo na internet e fazer um rascunho de perfil não é criar um persona real. Além das suas principais características, seus hábitos e preferências, esse perfil deve conter os problemas reais e como sua empresa poderá resolvê-los.

Não saber disso, você corre o risco de estar oferecendo um produto “x” para um público que está em busca do produto “y”. Principalmente para sua própria comunicação, é extremamente importante entender para quem você trabalha e direciona esforços diários.

#3 - Não criar uma base contínua de leads

Esse é outro erro. Por mais que tenha uma lista pronta de possíveis compradores, você não terá informações importantes como faixa etária, seus cargos, seus gostos e hábitos, entre outras características.

Ou seja, você pode enviar e-mails para pessoas que, muitas vezes, não vão se interessar pelo que sua empresa oferece, e ainda vão achar que estão sendo incomodadas com mensagens não solicitadas. Uma opção interessante é começar a gerar seus próprios leads com informações que são relevantes e nutri-los durante o tempo.

Leia também: Os erros mais comuns em sites.

#4 - Produzir conteúdo semi-otimizado

Uma das principais ferramentas de marketing, é a otimização de conteúdo. Por isso, existem profissionais especialistas em SEO, facilitando a pesquisa nos motores de busca.

Saber identificar as palavras chaves relevantes e usá-las no conteúdo, além de monitorar o ranking atual de cada uma delas, faz com que o seu site ou blog tenha grandes chances de visibilidade nas ferramentas de busca. Porém, na prática o artigo não fica otimizado por completo. Você acredita que, ao incluir algumas técnicas, terá bons resultados. Por isso, confira e fique alerta!

#5 - Não monitorar, acompanhar e analisar os resultados

Quando você deixa de monitorar os resultados do trabalho que está sendo realizado, você deixa também de identificar acertos, erros, e assim, pode acabar não corrigindo o que é necessário para otimizar esses resultados.

Por isso, uma dica é realizar relatórios semanais e mensais para entender o que está acontecendo e ter um feedback mais detalhado do que precisa ser resolvido e conquistado nos próximos meses.

#6 - Não usar tecnologia suficiente para a estratégia

Outro erro que acontece em parte das empresas, é que elas não usam um software de gestão online, nem de marketing nem de vendas. A tecnologia faz com que as informações sejam integradas em um único sistema com todos os dados e processos da empresa.

Ao ter um software de gestão comercial você terá mais controle das informações da sua empresa, ganhará tempo na rotina, reduzirá gastos com o quadro de funcionários e poderá controlar o financeiro da empresa, pois terá relatórios diários sobre todas transações realizadas.


Para finalizar, sua empresa já pode ter cometido alguns desses erros de marketing, mas o importante é saber o que fazer a partir de agora. Tudo pode ser melhorado e otimizado e, neste caso, corrigir esses itens fará com que boa parte do seu marketing esteja organizado para que novas ações sejam realizadas.


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