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Os 7 maiores desafios na gestão de marketing e como resolvê-los

21/jan/2015
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Se o marketing mudou, o que dizer então sobre os desafios de um profissional de marketing?

Presenciamos cotidianamente o grande ponto de interrogação que paira nos profissionais da área, e suas buscas para entender e se adaptar a um novo padrão de comportamento de consumidores, que não aceitam campanhas invasivas, e que se recusam a comprar produtos ou serviços de empresas que não inspiram confiabilidade.

Nosso parceiro HubSpot, pesquisou 3.500 profissionais de marketing e vendas pelo mundo e desenvolveu uma expressiva pesquisa (State of Inbound 2014), sobre o impacto e as tendências do marketing nos negócios.

Dentre os dados pesquisados, foram elencados os 7 maiores desafios do marketing no período 2013-2014 (veja gráfico).

Vamos conhecê-los por ordem de importância, e saber como podemos lidar com eles: 

Comprovar ROI em suas atividades de marketing 

Em primeiro lugar, está o desafio de comprovar o ROI das ações de marketing. A pressão por resultados que sejam mensuráveis e estratégias inteligentes deixa pouco espaço para o erro.

Essa demanda criou a necessidade de justificar o investimento, ou seja, indicadores simples como a taxa de visualização de e-mails ou número de compartilhamentos em redes sociais já não são suficientes.

Dados como o custo de aquisição e manutenção de clientes, a influência das ações de marketing em vendas e o cálculo da duração do ciclo de compra são dados mais precisos e claros, e por isso são apreciados pelas empresas contratantes para comprovar o ROI.

Assegurar verba de marketing adequada 

Infelizmente a verba limitada é uma realidade para muitos profissionais de marketing, e isso pode ser explicado pela falta de recursos para comprovar ROI.

Para serem efetivos, e  “aplaudidos”, resultados precisam ser demonstrados.

É importante implementar SLA (Service Level Agreement – acordo de nível de serviço) entre marketing e vendas que especifique as obrigações, responsabilidades e tarefas em conjunto entre os setores.

Por exemplo, especificar a média de visitantes que serão convertidos em leads através do marketing, para serem trabalhados pela equipe de vendas, que terá o compromisso de converter leads em clientes.

O passo seguinte é criar campanhas de Inbound marketing. O método Inbound é comprovadamente uma excelente escolha quando o assunto é ROI, pois o custo por lead é reduzido enormemente, à medida em que atrai pessoas que estão ativamente buscando por soluções e já estão interesadas pelo seu nicho, em comparação com produtos ou serviços que são oferecidos de forma invasiva para um público que não possui interesse pelo assunto e nem está preparado para comprar.

Demonstrar e comprovar o sucesso também causa boa repercussão entre os clientes.

Portanto, acompanhe a evolução de suas ações e mensure o impacto real de suas estratégias. Desta forma, você terá muitos casos de sucesso para comprovar sua eficácia.

Gerenciar websites

Geralmente, quando precisamos atualizar um site, temos de nos reportar ao departamento de TI ou algum desenvolvedor, que podem estar lotados de tarefas, e mesmo um pedido simples de alteração em um detalhe pode demorar muito para ser entregue.

Temos de agregar novas responsabilidade em nossa prática de marketing, e isso inclui saber operar plataformas de gerenciamento de sites.

Felizmente existem gerenciadores de conteúdo que podem ser operados sem a necessidade de conhecimentos sobre código avançado.

Opções como WordPress, Joomla e Weebly por exemplo, permitem que o próprio profissional de marketing possa criar e gerenciar um site.

Já Softwares como o HubSpot oferecem total integração ao combinar ferramentas de criação de sites com a automação de marketing, sendo uma plataforma “all-in-one” completa.

Produzir conteúdo de abrangência internacional

O conteúdo é realmente uma parte complexa, pois para produzir algo com qualidade, é preciso expertise, boas fontes de pesquisa e ideias inspiradoras.

Investir em qualidade profissional nessa fase é essencial, e para sermos abrangentes a ponto do nosso conteúdo romper fronteiras, devemos estar ligados nos acontecimentos e tendências mundiais mais relevantes.

É preciso sensibilidade para captar o que as pessoas estão buscando e desejando, e agilidade para ser um pioneiro na difusão destas ideias. Se isso for feito, seu conteúdo poderá ter traduções em vários idiomas e seu campo de atuação passará a ser global.

Contratar talentos

Encontrar talentos é como achar uma agulha no palheiro, mas não é impossível. 

Nos dias atuais, profissionais estão aumentando seu escopo de atividades e fazendo mais tarefas simultaneamente.

Um profissional antes somente responsável pela criação hoje também faz postagens em mídias sociais, e um designer pode muito bem realizar vendas por e-mail ou telefone.

O fator humano conta muito, e mais do que habilidade específicas, devemos buscar por pessoas apaixonadas pelo que fazem e com uma boa capacidade de relacionamento e aprendizagem. Ao encontrarmos tais jóias, devemos valorizá-las para ver o trabalho render.

Treinar o time

Continuando o item acima, o treinamento é parte importantíssima, pois muitas vezes somente alguns poucos profissionais têm conhecimento das novas técnicas de marketing, e precisam passar o conhecimento sem medo de serem passados pra trás.

O custo e o tempo necessários para um bom treinamento devem ser despendidos somente com quem justifica o investimento. De outro modo, se não pretende formar um time coeso e sólido, considere a terceirização de algumas de suas tarefas.

Achar um patrocinador/investidor

Trata-se de convencer o cliente a contratar algo novo, que muitas vezes pode ser mal compreendido.

Os riscos da exposição de uma marca ao estar em contato próximo com o público são grandes, assim como é grande o retorno de uma estratégia bem sucedida.

Para convencermos sobre as novas práticas do marketing, devemos entender bem o nosso cliente, e explicar exatamente como funcionam os novos comportamentos, baseados na verdade e contato pessoal.

Toda nova ideia causa certo estranhamento, e devemos acreditar e inspirar outros a darem o “salto de fé” junto conosco. Afinal, estamos todos no mesmo barco! 

Estes foram os maiores desafios enfrentados pelo marketing em 2014.

Você está de acordo? Quais foram os seus desafios pessoais? O que podemos esperar para o ano que se inicia?



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