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A humanização das marcas e o inbound marketing

25/fev/2015
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Andando por São Paulo, vejo algumas tendências abrocharem entre uma rua e outra. Uma casa de bolos caseiros com cheirinho da infância, feira de antiguidades recebendo pessoas de todas as idades e casas noturnas com programação sonora dos anos 60. É o reflexo de uma sociedade buscando relações humanas, um resgate desesperado do passado, de experiências boas vividas.

É engraçado, porque por mais que eu faça parte da geração z, mais precisamente jovens que gostam de zapear, que mudam de canal o tempo todo e fazem mil coisas ao mesmo tempo, como ficar no Facebook, assistir TV, jantar e ainda achar tempo para falar no Whatsapp com a galera, sinto a mesma necessidade de contato humano, olho no olho e da sensibilidade nas pessoas. Mais ainda, sinto falta das marcas compreenderem que eu tenho um tempo certo para comprar, e que a sua invasão com ofertas indesejadas, faz com que eu as coloque na minha lista negra (sim, eu tenho uma listinha negra de marcas invasivas e que já me atenderam mal, rs).

Percebo que as relações sociais também são impactadas pela evolução da tecnologia e a internet como rotina, e infelizmente tendem a se tornar cada vez mais superficiais.

Queremos experimentar o novo, viver sensações, sermos surpreendidos com aquilo que jamais vimos, mas as marcas parecem querer continuar a falar apenas de si e deduzir aquilo que nós consumidores queremos. E com isso, criam uma relação hostil com seu público potencial, transformam um grande amor em ódio.

As relações humanas e o inbound marketing

Tanta transformação social pedia uma mudança radical na forma das marcas transmitirem suas mensagens ao consumidor. Elas precisavam entender que falar só sobre seus produtos estava afastando seus clientes, e não atraindo. As empresas começaram a compreender que as pessoas não conversam com paredes, peças, ou embalagens, elas gostam e se relacionam com pessoas.

Mas como humanizar a marca? Como mudar um comportamento tão habitual e deixar de falar apenas do seu negócio e começar a conversar e entender o que o público deseja?

Através de um novo marketing, de um marketing que as pessoas gostam, simples assim.

O Inbound Marketing veio para revolucionar o marketing e aproximar as marcas do consumidor, criando uma relação de amor (sim, amor!).

Com o marketing moderno, você deixa de ser invasivo e passa a ofertar apenas aquilo que seu público deseja e não aquilo que você acha que ele quer. Oferece para eles conteúdo de valor em landing pages em troca de seus dados.

Você deve estar pensando, mas que conteúdos são esses? Como vou falar do meu produto sem enfatizá-lo? Educando! Crie white papers, webinars, e-books, e-mail marketing, infográficos, blog e mostre como seu produto pode ser útil para o seu cliente potencial.

Com essa prática, você começa a prepará-lo para a compra, estreitando laços até que ele esteja pronto para se tornar definitivamente um cliente.

Mas lembre-se, as pessoas estão em busca de novidades. Conteúdo não se resume apenas a artigos. Existem muitas formas de inovar.

Como?

Blogs

Ao invés de você escrever no blog corporativo da sua empresa sobre como foi fabricada a "Rebimboca da parafuseta", apresente diversas formas de como esse produto poderá ajudar o seu público no dia a dia. Pode parecer difícil, mas ao trocar de lugar com eles, você será capaz de criar histórias e fazê-los viajar nas situações diversas do cotidiano. Você estará dialogando, interagindo e dando vida à sua empresa.

Mídias Sociais

Nas Redes Sociais, onde a relação é o mais superficial possível, não automatize suas publicações, envolva seus seguidores. Mostre um pouco do dia a dia da sua empresa, o rosto daqueles que fazem parte da sua equipe. Banco de imagens é funcional e ajuda na correria, mas nada como uma imagem real. As pessoas gostam de se sentirem parte do seu mundo. Não abra mão dessa relação.

Site

Faça o sangue pulsar no site da sua empresa. Mostre de maneira fácil para seu público as soluções que eles procuram. Produza conteúdos que falem com as suas necessidades e transforme essa navegação em uma grande experiência. Otimize a sua página para smartphones, tablets e notebooks, as pessoas esperam esse cuidado ao visitar seu site.

Humanizar uma marca não é tarefa fácil, principalmente em tempos onde encontrar uma folga na agenda parece tarefa impossível. Mas lembre-se, seu público quer conversar com você, interagir, sentir-se parte de alguma forma do seu mundo e viver o novo. Por isso não perca mais o seu tempo com ofertas indesejadas, empurrando a todo custo os seus produtos. Crie experiências, conteúdo com alto teor de informação e relevância e dê vida a sua marca.



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