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A importância do Web design de seu site e blog para alavancar os negócios

Agência Inbound
30 de Junho de 2020
por Agência Inbound
Imagem Destaque

Como todo profissional de marketing já sabe, o site e o blog são a porta de entrada de uma empresa, pois é onde o cliente vai procurar informações sobre a marca e, dependendo do que for apresentado, as consequências podem ser positivas ou negativas. 

Visto que esse canais são as estratégias de marketing mais visíveis para os negócios, além dos conteúdos, o web design e a funcionalidade das páginas refletem diretamente na sua imagem e, para passar a credibilidade que o público-alvo está buscando, é fundamental focar na qualidade.

Portanto, se você já possui um site ou um blog (ou os dois), é bastante relevante mantê-los atualizados de acordo com a evolução tecnológica e estrutural que vem acontecendo a cada ano. E, não estamos falando apenas sobre posts e informações, é preciso estar sempre de olho em tudo que está acontecendo de novo no mercado visual para manter a competitividade e não ficar para trás.

Quando criamos um site ou um blog, temos o objetivo de converter os visitantes em leads, e posteriormente em clientes. E, para que isso seja alcançado, além de ter conteúdos atrativos, as páginas precisam ter um layout efetivo, para que a experiência do consumidor seja interessante e produtiva. Se a atualização do site/blog perder significância nas estratégias de marketing, pode acarretar em um efeito desastroso para a imagem da empresa.

Afinal, de que adianta fazer campanhas de marketing para atrair a atenção das pessoas, e direcionar para um website ruim? Lembrando que é o site/blog que vai determinar a conversão desejada. Sendo assim, é primordial otimizar todos os estágios das estratégias que envolvam esses canais, englobando o design, a experiência do usuário, a navegação, a responsividade, o conteúdo, as métricas de SEO, entre outros.

Tenha em mente que o site/blog são como o seu cartão de visitas, sendo a primeira impressão do seu possível cliente para com o seu negócio, e com visual atrativo e conteúdos estratégicos, você só tem a ganhar. 

Nesse contexto, separamos 4 aspectos que podem te ajudar a obter melhores resultados:

Redesign do Website

Um bom website deve ser pensado para melhorar a experiência do usuário, considerando que precisa ter velocidade, responsividade, visual atrativo e conteúdos pertinentes. Confira aspectos que devem ser considerados em cada um destes pontos:

  • Velocidade: Sabemos que nos dias atuais as pessoas buscam por rapidez em tudo, e se o seu site é lento, há uma boa chance de que ele tenha uma estrutura muito antiga ou que você está usando uma plataforma de hospedagem ruim, e essa demora no carregamento pode atrapalhar seus resultados, uma vez que os usuários podem desistir de acessá-lo.

  • Responsividade: O próprio Google afirma que existe uma probabilidade cinco vezes maior das pessoas saírem de um site que não é otimizado para Smartphones.  De acordo com a pesquisa TIC Domicílios 2018 realizada pela Cetic, a maioria dos brasileiros utilizam o celular para usar a internet e esse número tende a crescer. Os dispositivos móveis são parte integrada do dia a dia das pessoas, então é de extrema importância se atentar a isso. 

  • Visual atrativo: Ano a ano as tendências se renovam e os sites estáticos já não fazem mais sentido para o usuário de hoje. O internauta atual busca por movimento, interação, leveza e fluidez. 

  • Conteúdos de qualidade: Esse é um aspecto fundamental para que o site esteja bem posicionado nos buscadores e para que os usuários entendam o que você está ofertando. Se atentar a conteúdos estratégicos e adequados ao público com certeza garantem um ótimo desempenho.

 

Growth-Driven Design (GDD) e Conversion Rate Optimization (CRO) do Website

Um pouco diferente de um redesign, com GDD/ CRO (Growth-Driven Design e Conversion Rate Optimization), o objetivo, nesse caso, é direcionar as melhorias em páginas ou elementos (conteúdo, cores, imagens, calls to action, etc), pensando na estratégia de converter mais visitantes em leads ou clientes. São metodologias que se baseiam no desenvolvimento gradativo, contínuo e ágil do website, sendo direcionado para as empresas que buscam fazer a atualização do canal, mas não querem realizar esse processo de uma só vez. Dentre suas vantagens estão:

Custos menores e espaçados: O GDD permite escalonar melhor os investimentos e minimizar os custos totais, uma vez que as otimizações são realizadas em partes.

Design e informações sempre atual: utilizando esse método, o site estará sempre atualizado de acordo com as tendências de comunicação visual do mercado e conteúdo da sua empresa, resultando em uma vitrine digital sempre atraente.

SEO aplicado: manter o site atualizado regularmente com os termos e codificação mais adequada vai facilitar o site de ser localizado nos buscadores de pesquisa. 

Otimização do Blog (SEO e Conversões)

Considerando a mesma ideia de Growth Driven Design e Conversion Rate Optimization, mas nesse caso, focando diretamente no blog. O objetivo dessa otimização é melhorar o volume de visitas e aumentar a taxa de conversão e quantidade de leads que entram por meio do blog.

Trata-se de um projeto que dá bastante trabalho, porém com pouca duração. Nesse caso, é possível obter resultados significativos em 4-6 semanas com apenas pequenos ajustes. Dentre as ações envolvidas, estão:

Uso de Calls to Action: colocar CTAs vai direcionar o usuário para o próximo passo do funil de vendas,  mantendo-o dentro do seu blog, que é o objetivo.

Inclusão de caixa de assinatura para Newsletters: fideliza o visitante, direcionando-o para se inscrever, no intuito de se tornar um lead.

Criação de estratégia de conteúdo (SEO): melhora o posicionamento no ranking dos resultados de pesquisa orgânica.

Utilização de links internos/externos nos conteúdos: os links internos aumentam a permanência do usuário no blog e reduzem a taxa de rejeição, distribuindo a autoridade do canal. Os links externos, além de melhorarem a experiência do usuário, são bem vistos pelos algoritmos do Google.

Promoção dos conteúdos em outros canais, como compartilhamento em redes sociais: o intuito é trazer usuários para o blog, aumentando a visibilidade das páginas. De acordo com uma pesquisa realizada pela Social Media Examiner, 66% dos profissionais de marketing utilizam as redes sociais para divulgar seus blogs e aumentar o tráfego.

UX: o objetivo é oferecer a melhor experiência ao usuário, com uma interface simples e intuitiva.

Redesign do Blog

O redesign do blog é semelhante ao projeto do redesign do website. Muitas empresas que possuem blogs não os mantêm atualizados. Se o blog é ruim, o usuário não vai ter interesse em consumir o conteúdo. É realmente necessário dedicar um tempo para o blog e pensar em estratégias e mecanismos para a geração de leads. Além disso, o layout é muito importante para atrair o usuário, considerando sempre a funcionalidade e a responsividade. 

Em pesquisa recente realizada pela Hubspot, 70% dos profissionais de marketing estão investindo ativamente em marketing de conteúdo e 60% declarou ser muito importante "ou" extremamente importante" para sua estratégia geral. O objetivo é construir um engajamento com o público-alvo, converter leads e aumentar o reconhecimento da marca; e o blog é um grande chamariz para atingir esse objetivo. O marketing de conteúdo vai continuar a impulsionar a visibilidade cada vez mais, logo, é necessário acompanhar as tendências e a evolução tecnológica que vem crescendo todos os dias. 

Por isso, se você quer manter o seu blog competitivo, é necessário pensar em melhorias, não só em conteúdos, com as atualizações necessárias que buscam acompanhar a expectativa do consumidor, cujo comportamento também vem mudando. Hoje, as pessoas estão mais exigentes e esse aspecto precisa ser levado em consideração nos planejamentos de marketing.

Com base em todos os tópicos mencionados nesse artigo, há diversos métodos que vão auxiliar a manter o seu site e blog atualizados, como pede as tendências atuais. Portanto, é indispensável realizar uma constante revisão e manutenção desses canais. 

O site/blog com design intuitivo e personalizado acompanhado da frequência de otimização para SEO vão agregar muito valor para a sua empresa. Além do mais, é de suma importância também realizar a atualização dos conteúdos, com a qualidade e complacência que vão manter o público-alvo engajado com a sua marca.

Por fim, para garantir o sucesso, certifique-se de que esses canais sejam a extensão do seu negócio, no intuito de aumentar a geração de leads e clientes. Agora, se você está buscando o redesign do seu site/blog e não sabe por onde começar, conte com a Agência Inbound para te ajudar. Nós temos mais de 10 anos de experiência, com expertise em redesign e aumento de performance de blogs e sites através de planejamentos específicos e ágeis que promovem resultados em poucas semanas. 

A Agência Inbound busca uma abordagem mais inteligente para o crescimento de nossos clientes. Focada em ganhos, cada ação proposta tem um objetivo: gerar resultados e sempre superá-los.

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