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Inbound Marketing e Marketing na Internet são a mesma coisa?

5/dez/2011
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Se você tivesse me perguntado alguns meses atrás as diferenças entre inbound marketing e marketing de internet, eu teria respondido: “Não, eles são a mesma coisa”. Contudo, depois de me preparar para fazer o exame de certificação de parceria com a HubSpot e de me deparar com a montanha de dados oferecidos pelo software de internet marketing da HubSpot, eu posso enfaticamente dizer: “Sim, há uma GRANDE diferença.” Conforme as empresas forem aprendendo sobre essas diferenças, o webdesign tradicional e as agências de marketing na internet irão ficar em desvantagem. Antes disso, vamos olhar para as similaridades entre eles.

Objetivos, Estratégias e Táticas de Inbound Marketing 

Qualquer bom marqueteiro sabe que o sucesso de campanhas constantes começa com a definição de metas mensuráveis. Uma vez que o objetivo é decidido, uma estratégia pode ser articulada. Ambos, marketing de internet e inbound marketing são estratégias. Estas estratégias incluem muitas das mesmas táticas, como - marketing em mídias sociais, SEO, testes com usuários, marketing de conteúdo, e-mail marketing, SEM, etc. É por isso que até mesmo veteranos neste negócio acreditam que inbound marketing é o mesmo que marketing de internet.

Eliminando a distância entre o Marketing e as Vendas

O ponto onde o inbound marketing e o marketing de internet se diferem é na abordagem deles para a alimentação (lead nurturing), pontuação e o fluxo de informação de marketing para vendas e vice-versa. Marketing de Internet é apenas o auge de algumas táticas mencionadas acima o fluxo de informações com leads fortes entre marketing e vendas. Além disso, os e-commerces tendem a gerenciar vários funis de vendas online ao mesmo tempo.

A estratégia de inbound marketing adequada tem um funil de vendas que existe tanto online como offline. A fim de conseguir isso, é necessário direcionar corretamente a sua análise para pontuação, categorizar e alimentar leads (lead nurturing). Infelizmente, para a maioria dos e-commerces, o Google Analytics ainda é a escolha para o seu pacote de estatísticas. A falha do Google Analytics ao realizar inbound marketing é que ele não rastreia os endereços IP. Endereços IP de monitoramento são fundamentais na identificação e na classificação de leads.

  •     Marketing de internet: Captura e geração de leads.
  •     Inbound Marketing: Captura, geração, alimentação (lead nurturing), rastreamento e classificação de leads.

Dê uma boa olhada em seus esforços de marketing online e pergunte a si mesmo se você está fazendo um forte monitoramento ou simplesmente faz uma perseguição agressiva. Se as informações de lead não estão fluindo livremente entre vendas e marketing e você não está marcando, rastreando e categorizando esses leads, você tem uma campanha de marketing na internet e não uma campanha de inbound marketing.

Inbound marketing é relativamente novo em Brasil e pode ser bem avançado, mas você conhece de alguma empresa brasileira que está fazendo inbound marketing com bons resultados?
 
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