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Como reter clientes com uma estratégia de fidelização

13/dez/2011
Tempo de leitura:

Após perder aproximadamente três horas no telefone tentando cancelar (pela terceira vez) meu modem 3G com a Claro, pensei que escrever um post sobre como reter seus clientes, acredito que seria bom para os leitores.

Como reter seus clientes com uma estratégia de fidelização? Afinal, aqui no Brasil parece que as empresas se importam apenas em conquistar novos clientes em vez de mantê-los. Vou aproveitar a oportunidade para ensinar como o nosso parceiro da agência, o software HubSpot, não apenas revolucionou o marketing na internet, como também inovou com sua estratégia de fidelização de clientes.

Para ter um negócio de sucesso, você precisa de clientes felizes. Não é suficiente ter conseguido um monte de consumidores, você precisa fidelizá-los. E para conservar os clientes, eles têm de se sentir satisfeitos e valorizados.

Para conseguir um cliente, um bom capital é investido. Portanto, uma vez que você adquire um consumidor, é importante mantê-lo pelo maior tempo possível. Para saber a quantidade de clientes novos e que deixam a empresa, existe um cálculo, conhecido por "rotatividade de clientes", ou "volume de negócios dos clientes", que é a taxa à qual os seus clientes deixam a marca para serem substituídos por novos.

A rotatividade de clientes pode ser medida de diversas maneiras. O jeito mais simples é olhar a porcentagem que está atualmente consumindo versos a que deixou de consumir. Outra maneira de medir esse volume de negócios, é ver qual a porcentagem de clientes que gasta muito com você e que está deixando a sua marca e qual gasta menos. Ao olhar para essa rotatividade, quanto maior for o número de clientes que permanecerem na comparação com o número que sair, melhor. E isso nos leva ao Índice de Felicidade do Cliente, da HubSpot (CHI).

O que é o Indice de Felicidade do Cliente (CHI)?

Os desenvolvedores da HubSpot criaram o Índice de Felicidade do Cliente (CHI). O CHI é composto por uma numeração que vai de 0 até 100, medindo a probabilidade que qualquer cliente terá de cancelar o serviço.

CHI é determinado por três fatores e será o assunto do nosso próximo artigo. Fique ligado.




Agência Inbound

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