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Seis maneiras de estragar a campanha de inbound marketing

12/abr/2013
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A execução de uma campanha de inbound marketing precisa seguir algumas regras para não morrer na praia. Antes de começar sua próxima campanha, tenha certeza que não está ignorando alguns itens importantes. Em um post anterior, mostramos maneiras fáceis de estragar a campanha de inbound marketing. Hoje apresentamos mais seis atitudes que devem ser evitadas: 

1)  Negligenciar a otimização básica do seu site (SEO)

SEO pode ser complexo, mas seguir algumas regras básicas mostra a diferença entre ser encontrado ou ser uma carta perdida no baralho. Se você já traçou uma estratégia de palavras-chave, as melhores práticas só levam cinco minutos, basta incorporá-las a sua rotina de publicação. Tenha certeza que a sua URL usa palavras-chave importantes, o texto inclui variações de cauda curta e longa quando apropriado e que as palavras-chave estejam presentes nas tags, nos títulos e nas imagens.

2)  Não usar chamadas/calls-to-action (CTAs)

Para a maioria das empresas o tráfego do site não é uma atividade de geração de receita; é que esse tráfego precisa de uma ação que aproxime os leitores da empresa para eles se tornarem novos clientes. Um call-to-action fraco como um formulário Fale Conosco, por exemplo, não oferece nenhum benefício claro para o leitor. Na verdade, mais do que tudo, diz ‘me dê sua informação para que eu possa enviar spams’. Por isso tenha certeza que seus calls-to-action oferecem algo atraente e útil para o leitor.

3)  Não dar instruções específicas nas landing pages

Nós somos pessoas espertas, mas nos tornamos estúpidos quando estamos online. Se você tiver menos de 3 segundos para orientar alguém antes que ele aperte o botão, deixe a linguagem rebuscada de lado e apenas diga exatamente o que ele precisa fazer naquela landing page. A maneira mais fácil de começar o título é com um verbo, adicionando uma explicação. Por exemplo, mude um título que diz ‘Modelo de Relatório de Graça’ para ‘Baixe aqui seu Modelo de Relatório do Imposto de Renda’, e isso dirá exatamente o que a pessoa poderá fazer nessa landing page.

4)  Negligenciar o meio do funil

Só porque alguém preencheu o formulário em sua landing page não significa que está pronto para conversar com sua equipe de vendas. Em vez de entrar em contato com cada pessoa que preenche um formulário, considere como o comportamento dos leads se alinha com os dos leads passados que se transformaramem clientes. Por exemplo, compare se a pessoa que assiste webinars ou apresentações gravadas está mais preparada para a compra do que quem faz download de documentos técnicos. Coloque essa perspectiva em uma campanha de nutrição de leads que mostre como os webinars atendem aos interesses das pessoas que os assistem. Nutrindo seus leads dessa forma, você os moverá organicamente do topo do funil para o meio, e finalmente, para o fundo, em vez de espantar o cliente antes que ele esteja preparado para falar com um representante de vendas.  

5)  Não fazer testes A/B nas landing pages

Teste manchetes, ofertas, calls-to-action, cor de botões, layout de página – teste tudo!  Se você tem capacidade de fazer testes avançados em sua landing page, como as disponíveis no software HubSpot, executá-los toma apenas alguns minutos. Testar os componentes da landing page é uma maneira fácil de compreender o que atinge o seu público e isso o deixa um passo mais perto de conseguir novos leads. E não deixe os testes A/B só para as landing pages. Você pode testar e melhorar uma série de táticas de marketing, incluindo e-mail marketing, calls-to-action, mídias sociais, etc.

6)  Não controlar os esforços de inbound marketing com uma ferramenta de análise

Não controlar e analisar esse trabalho significa que você não vai conseguir identificar e corrigir erros, e também não poderá capitalizar em cima do sucesso. Você deve acompanhar tudo o que faz online com ferramentas de análise que mostram as fontes de tráfego, o tráfego do site, número de leads gerados, o alcance da sua marca nas mídias sociais, a visualização de páginas, os links externos gerados e todos os dados para que você fique ágil.



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