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Planejamento de Marketing - Tradicional ou Inovador?

3/set/2013
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É bem possível que você já tem percebido que o marketing já não é mais o mesmo e está imaginando que talvez esteja na hora de pensar em como direcionar o orçamento do marketing tradicional para o inbound marketing. Já estamos no terceiro semestre de 2013 e para muitas empresas, já está na hora de planejar o orçamento do próximo ano, mas você já parou para pensar onde está o seu orçamento de marketing?

Um orçamento de marketing contemporâneo, particularmente para empresas B2B, pode conter coisas como: desenvolvimento de material de apoio para a equipe comercial, especialistas em desenvolvimento de conteúdo, programas de e-mail, newsletters, artistas gráficos, pesquisa de mercado, software de marketing, especialistas em análise de dados e em mobilidade,  impressão, relações públicas, especialistas em mídia social, eventos especiais, patrocínios, desenvolvimento ou manutenção do site. Quanta coisa!

Por isso é hora de avaliar bem o que gera resultados e descartar o que só dá despesas. O primeiro passo é parar de investir em ações que não resultam em leads. Faça uma limpeza e libere o orçamento para táticas de inbound marketing que realmente funcionam.

Pare de esconder os números, principalmente aqueles assustadores.

Na era do marketing digital tudo pode ser medido, o que significa que nada pode ser escondido ou mascarado - um pouco diferente do que todas as despesas em feiras (ex: estandes, aluguel, equipamento, luz, cartões de visitas, panfletos e folders impressos, nem precisa mencionar os custos dos modelos e uísque para atrair os possíveis clientes.) Por outro lado, o marketing da empresa ficará mais forte e o ROI mais consistente. As métricas permitem que você elimine as ações com baixo desempenho e custo alto. Inclusive, se uma agência não ajuda entregar um ROI positivo, você tem os números para comprovar isso.

Está na hora de investir em conteúdo de qualidade

Se você tem algo importante, novo, útil ou interessante a dizer que fala diretamente sobre algo crítico para o seu público-alvo, acredite, ele estará disposto em entregar seu nome e e-mail para obter esse tipo de conteúdo. Um exemplo muito simples é o seguinte: Se você quer vender imóveis na Zona Sul de São Paulo e cria um eBook chamado, "Os 5 melhores bairros a morar na Zona Sul" ou o Guia: "10 Dicas de como achar sua nova casa em Moema gastando bem menos do que o mercado", você não acha que vai gerar ótimas oportunidades de venda? Por isso invista em conteúdo de qualidade que vai pré-qualificar as pessoas que vão querer fazer download.

Mas a criação de conteúdo é um investimento, mesmo que você tenha centenas de funcionários interessados em contribuir, você vai precisar de alguém para organizar as informações. Ou seja, isso terá de entrar no orçamento. O conteúdo de qualidade também é o responsável pelo bom posicionamento no Google e isso é um trabalho constante.

Marketing nas Redes Sociais

Se o assunto é mídia social, reserve uma quantia menor se ainda está aprendendo a navegar neste oceano e vá aumentando o investimento conforme se sentir mais confiante. Só não pode deixar as redes sociais de lado, afinal, o seu público está lá. As redes vão direcionar o público para o seu site, que tem de ser uma criatura viva, constantemente alimentada e, claro, precisa de um orçamento só dele.

Nutrição de leads e Automação de Marketing

Nutrição de leads é outro item que precisa ser levado em questão pois não adianta investir na geração de leads se eles não se tornarem clientes, certo? Infelizmente, depois que um lead é gerado, muitos são descartados ou nunca mais são acompanhados e isso é um desperdício de dinheiro. Daí entra a nutrição de leads com e-mails automatizados até que o lead esteja pronto para pedir um orçamento, comprar ou conversar com um representante comercial. Chega de desperdiciar os leads que você trabalhou tanto para gerar!

Treinamento de inbound marketing

Por último, empresas B2B estão começando a perceber que a mistura de habilidades, experiência e conhecimentos necessários no departamento de marketing está mudando muito rapidamente. Em nossa experiência, a maioria ainda está fazendo as mesmas coisas que fazia no ano 2003. Habilidades e experiências são muito diferentes e talvez seja necessário fazer um treinamento em inbound marketing ou até trazer equipes terceirizadas, com novas experiências, para acomodar o plano de jogo.

Enfim, a mudança não é fácil, já que envolve a cultura da empresa e os funcionários, mas uma hora ela é necessária. Se tiver alguma pergunta sobre como transformar o seu marketing, entre em contato conosco e agende uma reunião.



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