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Como qualificar seus leads com o Modelo AIDA

10/set/2013
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Já ouviu falar em AIDA? Essa é a abreviatura para - Atenção, Interesse, Desejo e Ação - uma ferramenta de gestão de comunicação que procura identificar o estado mental do cliente para conduzi-lo como um guia pelo funil de compra. O modelo AIDA é uma forma de qualificação de leads para conseguir excelentes resultados. É especialmente indicada para os negócios B2B, que geralmente são um processo evolutivo e não impulsivo, podendo ser usado com sucesso pela equipe de vendas.

O modelo AIDA também pode ser usado como um checklist em qualquer campanha de marketing e, se for bem aplicada, você verá um aumento nos leads e nas conversões de vendas.

Modelo AIDA

A- Atenção

I- Interesse

D- Desejo

A- Ação

Atenção

A primeira coisa a ser feita é chamar a atenção do possível cliente e isso pode ser feito enquanto ele estiver no seu site, vendo um poster ou um anúncio na televisão, por exemplo, Tem de ser feito o que for possível para chamar a atenção da pessoa e isso pode ser feito com títulos chamativos, fotos ou ilustrações. Geralmente as imagens são a primeira coisa que a pessoa vê e são relevantes por contar a história da empresa ou o que você tem para oferecer com movimento e ação.

Interesse

Assim que você conseguiu chamar a atenção do prospect, você tem de mantê-lo interessado para você ter tempo de falar a respeito dos benefícios de seus produtos e serviços. Você pode criar um checklist, whitepapers, guias e eBooks ensinando a usar o que você oferece.

Encontre maneiras de deixar essas pessoas intrigadas para que queiram saber mais a respeito. Se a comunicação for pela TV, rádio, revista ou jornal, tente encaminhar a pessoa para o seu site onde pode encontrar mais informação a respeito. Lembre-se de pegar os contatos da pessoa para oferecer ofertas futuras e começar um relacionamento via nutrição de leads ou automação de marketing.

Desejo

Como o processo é evolutivo, o interesse inicial tem de se transformar em desejo. Reitere os benefícios, o diferencial e mostre depoimentos de clientes. Lembre-se, não basta só falar do produto em si, mas do que ele representa, do que significa. Por exemplo, um tênis Nike não é um simples tênis de corrida, um iPhone não é um simples smartphone, etc, as pessoas compram esses produtos por status e porque eles falam por elas. Pense nisso.

Ação

Finalmente chegou a hora de transformar todo o seu trabalho em resultado. E para ver a ação acontecer tenha um botão call to action. Algo bem simples, do tipo “Compre aqui” ou "Pedir Orçamento" ou "Avaliação Gratuita", sem outras distrações que possam fazer a pessoa mudar de ideia.



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