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Porque seu website é um fracasso

Andre Jensen
27 de Setembro de 2013
por Andre Jensen
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Sabia que há aproximadamente 700 milhões de websites em todo o mundo? Mas para a maioria de nós, apenas uma pequena fração desses sites existe em nosso pequeno mundo pessoal, afinal, sempre visitamos os mesmos portais e recebemos o feed dos mesmos blogs, não é verdade?

As pessoas costumam ser leais aos seus sites favoritos, pois a grande maioria dos 700 milhões de sites é mal planejada. A Marketing Grader analisou milhares de websites e 72% recebeu nota 59 (de 100) ou menos, mostrando que esses sites não conseguem atrair novos visitantes e converter leads.

Mas por que esses sites fracassam?

Para responder essa pergunta, é preciso fazer uma análise mais profunda. Apesar dos websites já existirem há mais de 20 anos, grande parte ainda funciona nos velhos padrões estabelecidos nos anos 90. A maioria dos sites hoje atua como um folheto digital ou um selo da marca, oferecendo pouca substância. Mesmo se um site tem um bom equilíbrio entre design e utilidade, há ainda poucas empresas que estão construindo sites que podem ser usados para seu propósito primordial: atrair visitantes, converter leads, e os clientes aproveitarem conteúdo rico, relevante e valioso. 

Muitas empresas ainda não pararam para pensar que o site pode ser um representante de vendas valioso e pode ser o ponto estratégico para o marketing. É preciso ter em mente que o cliente hoje em dia procura uma experiência única, personalizada e integrada a cada etapa do processo de compra. Você quer uma estatística ainda mais assustadora para ser convencido?

De acordo com um estudo da CEB, "57% dos compradores já estão com sua decisão de compra tomada quando fazem seu primeiro contato com um representante de vendas."

 

Veja quais os erros mais comuns e como consertá-los:

1 - O seu website não é um folheto online

Mesmo que o design seja atraente e o site seja otimizado para buscas, isso não é o suficiente para atrair tráfego, leads e gerar conversões. O website é um motor que funciona somente se for abastecido com conteúdo novo, interessante e educacional.

A melhor ferramenta para atrair visitantes, converter leads e evangelizar os clientes é inbound marketing, que trabalha com o funil de vendas inteiro: ofertas novas, landing pages, calls-to-action, interação em mídias sociais, automação de marketing, geração e gerenciamento de leads, entre outros tipos de conteúdo para conseguir resultados. Esse trabalho resulta em mais visitas orgânicas e uma taxa de conversão maior, sem precisar investir em links patrocinados e outros tipos de campanhas pagas. Inbound marketing vai atrair visitantes para o site, clientes para o seu negócio e transforma seu antigo site estático em algo que as pessoas querem consumir e interagir sempre.

2 - Seu site é estático e não se adapta ao visitante

Talvez você não saiba, mas a internet móvel cresceu 48% no Brasil, no último ano. Segundo relatório da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil) foram 110 milhões de acessos à internet até julho: 89 milhões de conexões em aparelhos móveis, como smartphones e tablets, e 21 milhões de conexões fixas. Outra pesquisa, feita pelo Ericsson ConsumerLab, mostra que 72% dos entrevistados utiliza os dispositivos móveis para assistir a vídeos pelo menos uma vez por semana. Ou seja, os desktops e notebooks aos poucos vão sendo abandonados e se o seu site for pensado apenas para essas plataformas, ele está fadado a morrer. Leia mais sobre este assunto aqui: Infográfico: Um website responsivo e dinâmico vale a pena?

Esse é só o começo da conversa pois os sites atuais ainda carregam aquela mentalidade ‘vou fazer o site e nunca mais mexer nele’. Mas o site não deve ser apenas visualizado, ele deve ser um canal para conversar com o cliente potencial. E entenda que o marketing de conteúdo é apenas uma fração dessa conta. Não basta fazer só uma segmentação das suas listas e mandar e-mails segmentados e personalizados e quando o prospect cai no seu site, ele é estático - o site não responde ao seu visitante.

Um excelente exemplo do que eu estou falando é o site da Amazon.com. Já reparou que por lá você é sempre tratado pelo nome? Ele também sabe o que você gosta e recomenda produtos do seu interesse. Mas é claro que o seu site não precisa ser tão complexo assim. A experiência do comprador pode ser personalizada se o seu site for direcionado para a indústria dele, seu cargo, para o conteúdo que ele consome, etc. É essa personalização que vai consquistar a atenção dos clientes potenciais e ajudar a mover os interessados pelo funil de vendas.

3 - O seu website foi construído para a empresa, não para o cliente

Quando um novo site é criado, a liderança da empresa e as equipes de marketing e de TI geralmente estão envolvidas. Mas e o cliente? Ele deveria fazer parte desse processo também, já que o site é voltado para ele, certo?

Mesmo assim, muitas empresas focam em mostrar como são boas e importantes e esquecem que a pessoa que cai na sua página só está interessada em uma coisa: como posso resolver meu problema? Quando o site é focado no cliente, fica mais fácil ganhar seu interesse. Por isso pesquise um pouco antes de fazer o design ou o redesign do site e foque no usuário. Algo simples que pode ser feito é um questionário ou entrevista com seus melhores clientes atuais - aliás, são eles que você quer atrair mais, não é?

Para pensar: desde que as mídias sociais invadiram nosso mundo virtual, há gente que pensa que o site moreu. Mas apesar de já ter mais de 20 anos de idade, o site é mais vital do que nunca. As mídias sociais são muito eficazes em divulgar a sua voz, sua liderança no mercado, suas ideais, seus diferenciais - mas a base sempre será seu website. A chave para ter sucesso é pensar no site como um canal de mídia, uma extensão da marca e uma voz para o cliente. Deixe ele ser o centro de tudo e os resultados vão começar a aparecer.



10 sinais que provam que sua empresa precisa de um novo website

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