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Qual é conteúdo de qualidade aos olhos do Google?

23/out/2013
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A cada 24 horas, mais de 2 milhões de posts exclusivos são publicados. Então, se pararmos para pensar, garantir o primeiro lugar nos resultados de busca do Google para palavras-chave em sua indústria parece estar mais difícil do que nunca, certo?

O algoritmo de busca do Google utiliza diversos fatores, conhecidos como "sinais", para determinar a qualidade do conteúdo. É claro que esses fatores e seus pesos relativos são um segredo muito bem guardado, mas você ficará contente em saber que os criadores de conteúdo não estão completamente por fora. Por isso é interessante reconhecer algumas diretrizes de qualidade e torná-las parte da produção de conteúdo.

Quer melhores resultados com seu conteúdo? Seja original, seja único. 

A originalidade e a qualidade estão definitivamente interligadas aos olhos do Google. As diretrizes do guia  Search Quality Rating Guidelines incluem um olhar sobre a experiência e autoridade. Isso significa que é necessário se aprofundar no assunto, mostrar que você sabe do que está falando em vez de ficar apenas no básico. Escrever sobre algo que já foi abordado pelos concorrentes não vai fazer muita diferença se não agregar algum valor ao tema. E usar o conteúdo da concorrência pode até prejudicá-lo.

O esforço contínuo de se diferenciar em busca de qualidade significa que você deve se concentrar exclusivamente opiniar sobre notícias atuais, ou focar em algo específico e ficar nisso para sempre? Nenhum nem outro. O melhor é que seu CEO coloque energia para construir uma empresa que agrega valor ao mercado, e o seu conteúdo deve fazer a mesma coisa.

Qualidade significa se aprofundar em temas que se encaixam no foco da empresa e para isso não há necessidade de se aprofundar unicamente em um tema. O foco do marketing de conteúdo pode ser amplo, mas voltados para os buyer personas (perfis dos seus ideais clientes) que você quer atingir. Procure artigos que já foram feitos e determine o que já foi abordados. Resuma esses pontos, aprofunde-se mais no assunto, forneça um novo ângulo, faça comparações inusitadas e mostre sua própria voz e interpretação. Enfim, forneça algo de valor de uma forma que ninguém mais está oferecendo.

SEO vs Conteúdo de Qualidade

Então quer dizer que SEO não existe mais? Se os mecanismos de busca na internet não existissem, o que você faria? Talvez seus rankings de busca sofram no futuro se você usar a cauda longa de uma forma um pouco artificial, mas o mais importante mesmo é praticar o conteúdo útil para seus buyer personas. Com eles, você sempre será encontrado por quem interessa para você. O Google sempre premia quem cria conteúdo de qualidade para as pessoas, não para os buscadores.

Mas como o Google enxerga o conteúdo de qualidade?

O Google conta com um vídeo que explica quais são as melhores práticas para ser encontrado, e ter o site indexado.


Seus os pontos principais são os seguintes:

  • Em primeiro lugar, crie conteúdo (artigos, posts) para o blog, landing pages e para as páginas do site pensando primeiro nas pessoas (os perfis dos seus clientes ideais) e não nas palavras-chaves que você quer competir;
  • Não tente enganar ninguém com um título que não tem nada ver com o assunto no artigo, ou seja, forçando palavras-chaves no seu título;
  • Invista tempo e pesquise para se diferenciar no seu nicho e para conseguir fornecer algo valioso.

Como o Google avalia a qualidade do conteúdo?

O Google também contrata avaliadores terceirizados para descrever a qualidade dos resultados de busca. Este feedback não mede a qualidade do conteúdo ou afeta os resultados, mas em vez disso é usado para determinar a precisão com que seu algoritmo indexa resultados pela qualidade.

O Google tem várias categorias para separar os conteúdos, o que ajuda a determinar quais artigos passam pelas diretrizes de qualidade e quais não. Conteúdo vital é o que vem diretamente de uma empresa sobre seus produtos e serviços. Conteúdo útil deve responder dúvidas, resenhas sobre os produtos/serviços e talvez sugestões para uso. Conteúdo relevante pode ter uma visão geral, expandir um assunto anterior ou responder mais profundamente uma questão. Pouco relevante fornece informações que se relaciona pouco com o tema em questão. Fora de tópico é quando o conteúdo não tem nada a ver com a pesquisa.

Essas empresas terceirizadas enfrentam spams manualmente sob essas categorias enquanto procuram por práticas desonestas, como black hat.

Agora que você já conhece essas informações, se apodere disso para criar algo único e exclusivo que trará resultados reais para a empresa, para os seus buyer personas e, consequentemente, melhorará sua posição nos motores de busca.



20 dicas para criar conteúdo que atraia tráfego

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