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Guia de inbound marketing para iniciantes

Andre Jensen
29 de Outubro de 2013
por Andre Jensen
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É natural ter milhares de dúvidas quando estamos aprendendo sobre um assunto e o mesmo vale para inbound marketing. O que seria isso agora, já que desde que a publicidade e as vendas começaram a ser online ouvimos falar em marketing de internet, marketing 3.0, marketing digital, marketing de conteúdo, etc.

Seria inbound marketing mais uma modinha de gurus para vender livros e palestras? Não, felizmente não é. Por meio de inbound marketing você consegue atrair seu público-alvo por meio de conteúdo relevante e educativo, que atende as necessidades e desejos dele.

A atração é feita por meio de artigos no blog, podcasts, guias, vídeos, e-books e newsletters, etc. Esses recursos podem ser usados para atrair potenciais compradores e aumentar as vendas.

Veja os principais passos de uma campanha de inbound marketing.

O primeiro passo de inbound marketing é "atrair seus clientes ideais"

Quem é o seu cliente? Quem você quer atrair? Primeiro é necessário definir quem é o seu buyer persona. Essa pessoa pode ser atraída por meio de posts no blog que mostram soluções para os problemas dela, por exemplo.

As mídias sociais também podem ser usadas para atrair visitantes para o site.

Torne seu conteúdo acessível por meio dessas ferramentas, faça a divulgação no Facebook, Twitter, Pinterest, etc.

Use conceitos de SEO para otimizar seu conteúdo para os buscadores, mas lembre-se que ele deve ser pensado para as pessoas e não para os motores de busca.

Segundo passo: Aumente a conversão com táticas de inbound marketing

Quando você conseguir atrair o visitante, vai querer transformá-lo em um lead, certo? O lead é alguém que tornou-se um cliente potencial. Ele já foi um leitor do blog, mas agora está interessado no que você tem a dizer e quer aprender mais.

O conteúdo de qualidade que fará isso por você. No artigo Qual é conteúdo de qualidade aos olhos do Google? nós damos mais dicas sobre o assunto.

Use chamadas (banners/botões calls-to-action - CTA) para as pessoas clicarem para saber mais a respeito ou receberem um conteúdo mais específico (exemplo: Guia, Whitepaper, eBook, Vídeo, etc). O ideal é que o CTA leve a pessoa para uma landing page, que diz em poucas palavras o que é aquele conteúdo, e também tem um formulário para ser preenchido com as informações que você precisa para ela se tornar um lead.

Agora é só mandar um e-mail de agradecimento que contenha as instruções sobre o processo de vendas.

Terceiro passo: Use o inbound marketing para fechar a venda

O próximo passo é transformar o lead em cliente. A ferramenta de inbound marketing que recomendamos é o e-mail personalizado. Mas não é um e-mail genérico, ele tem de ser de acordo com o buyer persona para você realmente construir um relacionamento com o lead. O e-mail vai dizer como a empresa pode ajudar a pessoa com os problemas dela e conduzi-la pelo funil de vendas até efetuar a compra. É fundamental que os times de vendas e o de marketing trabalhem juntos nessa etapa. Marketing tem de passar os dados dos leads para o time de vendas.

Último passo: Mantenha contato com inbound marketing

O último estágio é transformar o cliente no chefe. Ele tem de saber que pode confiar na sua empresa para resolver seus problemas sempre. E não é só porque ele já foi conquistado que deve ser esquecido, como muitas empresas fazem aqui no Brasil.

Mantenha sempre contato com ele para que seu cliente possa falar a seu respeito para outras pessoas e tornar-se um evangelizador da marca.

Alguns motivos porque você precisa de Inbound Marketing

  • Cerca de 80% das pessoas fazem busca online. Isso mostra a importância e a demanda de um bom marketing online.
  • O custo por lead de Inbound Marketing é 62% menor do que o de marketing tradicional, o que ajuda a viabilizar ainda mais a verba do cliente.
  • Empresas que utilizam blogs com conteúdo relevante conquistam 55% a mais de tráfego.
  • Uma média de 70% dos internautas clica em links que resultam de busca orgânica, e não em links patrocinados/ anúncios pagos, mostrando a importância da atividade de marketing de conteúdo e SEO para que haja um bom posicionamento de sua empresa e/ou produto na internet.
  • Empresas relatam que cerca de 57% dos contatos de cliente adquiridos vieram graças aos blogs.
  • A presença da empresa nas redes sociais não é mais opcional: 66% dos gerentes de marketing concordam que o blog é importante para a empresa. Além disso, 83% dos gerentes de marketing afirmam que a presença da empresa no Facebook é essencial.
  • A verba das empresas em investimento em blogs dobrou nos últimos dois anos e a tendência é que esse investimento aumente ainda mais.
  • Inbound Marketing é bem mais preciso: permite identificar com mais facilidade quem está interessado na sua empresa, qual produto ou serviço, quem é seu público-alvo e como atingi-lo graças ao contato que é realizado e até a página visitada.


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Nosso compromisso é com os resultados de nossos clientes. Agende abaixo um diagnóstico com nosso CEO e descubra como a estratégia de Inbound Marketing pode ser efetiva para o seu negócio.

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