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Marketing de conteúdo ou links patrocinados?

Andre Jensen
05 de Novembro de 2013
por Andre Jensen
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Outro dia recebi uma excelente pergunta feita por uma leitora. Decidi compartilhar a resposta aqui para nossos leitores. A resposta é simples, mas quem não trabalha com marketing talvez não saiba que marketing de conteúdo e links patrocinados têm papeis diferentes.

O que é melhor: Marketing de conteúdo ou links patrocinados?

É uma questão de tempo e tem muito a ver com o funil de vendas. Marketing de conteúdo é usado em cada etapa do funil (topo, meio e fundo do funil, pós-venda) e links patrocinados/pay-per-click apenas no topo. Sempre sugiro aos meus clientes o uso de links patrocinados apenas no começo de uma campanha de marketing de conteúdo até a empresa estar satisfeita com o tráfego orgânico o suficiente para não precisar mais gastar com links patrocinados. (Se a sua agência não está entregando resultados via busca orgânica e mídia social, você deve começar a cobrá-la ou pensar em trocar de agência.)

A maioria das empresas usa links patrocinados e estão fazendo errado

Quando eu comecei a vender nosso serviço de inbound marketing e marketing de conteúdo (e estava apanhando com a língua portuguesa), uma das primeiras empresas que visitei,  uma média empresa que crescia rapidamente, era uma candidata perfeita para nosso serviço. Naquela epóca, eles estavam gastando mais de R$150.000/mês em links patrocinados com uma taxa de conversão (tráfego para lead) de 2% (faça os cálculos - eles estavam perdendo 98% do investimento a cada mês!).

Ofereci um pacote de marketing de conteúdo e marketing digital terceirizado para gerenciar todo o sucesso deles que ficava na faixa de R$5.000/mês, ou seja 3% do gasto mensal em links patrocinados. Sabe o que eles me disseram? "Está muito caro! É muito mais fácil pagar o Google." Obviamente, a agência não tinha todos as métricas, benchmarks e os casos de sucesso que tem hoje em dia, mas houve um erro de vendas de minha parte. Mas por outro lado, percebi que existem empresas com muita grana que podem gastar à vontade com links patrocinados. Então, uma campanha de links patrocinados é ideal para muitas empresas ou o Google não seria tão grande, mas na minha opinião, isso não é uma estratégia a longo prazo.

Por que? O que acontece se a companhia que gasta R$150.000/mês em links patrocinados passar por dificuldades financeiras ou de repente entrar novos concorrentes e o preço por clique dobrar? Será que o negócio vai conseguir crescer no mesmo ritmo ou manter um ROI positivo? Duvido.

Empresas inteligentes que focam mais no lucro da empresa, em vez da receita, usam marketing de conteúdo.

Mas o marketing de conteúdo demora muito tempo?

Com certeza ele demora mais do que os links patrocinados - que é apenas um interruptor que pode ligar ou desligar. Em nossa experiência, nossos clientes começam a ver resultados nos primeiros 3 meses (as vezes no primeiro mês, como fizemos para essa empresa aqui no estudo de caso pela HubSpot, mas próximo do sexto mês já estão voando e a maioria dos nossos clientes não precisa mais de links patrocinados. 

Quando o marketing de conteúdo começa a decolar?

Em média, nossos clientes com presença limitada na web conseguem aumentar mais de 15x em tráfego orgânico e social - em apenas 6 meses. E os clientes com marcas e presenças mais estabelecidas na web tem aumento de 4x de tráfego orgânico e social no mesmo período. Isso é muito dinheiro que vai para o bolso do nosso cliente, não somente na forma de conseguir vender muito mais pelo tráfego e leads gerados, mas também porque não precisam gastar com links patrocinados, que está ficando absurdamente caro hoje em dia.

A longo prazo, marketing de conteúdo custa bem menos, pois cada artigo no blog e cada conteúdo avançado produzido é um ativo (e não um gasto). Se geramos 100 visitas com um artigo este mês, a tendência é aumentar mais a cada mês (100, 125, 150, 200, etc) conforme a melhoria nas posições de rankeamento.

Marketing de conteúdo tem um efeito cumulativo

Podemos chamar este efeito cumulativo de "bola de neve"? Sou dos Estados Unidos, de uma região tão fria, que a cada inverno brincava na neve. De fato, se você faz uma bola de neve e a empurra num morro, ela vai acumulando mais neve e crescendo de forma natural. É assim que vejo o marketing de conteúdo. Se você escreve 10 artigos por mês e cada um gerar 100 visitas, no final do primeiro mês, você terá 1.000 visitas orgânicas. Você escreve mais 10 artigos no próximo mês, você terá 2.000 e assim por diante (sem contar que os primeiros artigos do mês anterior vão começar ganhar mais tração também).

Realmente acredito que esso é o fator mais atraente de fazer marketing de conteúdo. É bem parecido com aquelas fotos de "antes e depois" das pessoas que emagrecem. A maioria dos sites tem um tráfego reto que não varia muito de um mês para o outro. Mas o que marketing de conteúdo faz para você é dar aquela trajetória de baixo para cima, que todo chefe ou dono adora de ver acontecer!

Vamos levar essa história para 6 a 12 meses no futuro e você está com 60 à 120 artigos - cada um otimizado e trazendo tráfego para seu site, que deve estar com 20.000 visitas por mês e gerando muitos leads. Tantos leads que você ou sua equipe não têm como fazer follow-up manualmente. Obviamente, quando você chega nesse ponto vai precisar de um sistema de automação que faça isso por você. Daí entra a automação de marketing, um sistema que vai enviar mais conteúdo valioso e interessante que você criou especialmente para as pessoas que entrou em contato (ou baixou algum guia ou E-book) - mas eles não estarão prontos para comprar.

É estimado que mais de 50% das pessoas que entrou em contato com você na web não estão prontas para comprar - elas estão procurando mais informações. Por meio desse sistema e das informações capturadas, o conteúdo que você irá fornecer será 100% personalizado e automatizado. Sim, você não precisa de alguém que fica enviando e-mails um por um para as pessoas. Hoje em dia, é possível e até mais viavel criar workflows para automatizar o processo.

Marketing de conteúdo para imobiliárias - um exemplo

Vejamos o caso de uma imobiliária, por exemplo: o sistema pode ser programado para enviar e-mails automaticamente para pessoas de acordo com o CEP/bairro deles, ou tipo de casa/imóvel que desejam, valor, quando pretendem mudar, etc. Qualquer tipo de informação que existe no seu banco de dados pode ser usado para criar envios de "conteúdo relevante".

Até existe um passo mais avançado no qual o sistema reconhece qual página a pessoa está visitando (ex: apartamentos em Copacabana) – e com base nisso pode "acionar" um e-mail automático que sai na hora, um dia depois, dez dias depois da visita ou ser enviado caso a pessoa não tenha voltado para seu site nos últimos 15 dias. Existe uma quantidade infinita de maneiras que você pode automatizar e personalizar o seu marketing de conteúdo e tudo isso traduz em mais vendas.

Links patrocinados ou marketing de conteúdo - o que é melhor para minha empresa?

Depende! Você é uma empresa com muita grana ou uma empesa inteligente que foca mais no lucro da em vez da receita? Não vou dizer que uma estratégia de links patrocinados não é uma boa ideia. Acredito que a receita perfeita é usar os dois em paralelo até sua empresa crescer o suficiente para não precisar mais gastar mensalmente com anúncios. Mas, no final do dia, o que realmente manda é um ROI de Marketing positivo. Se sua empresa está crescendo bem mês a mês e mantendo um ROI positivo, você provavelmente está no caminho certo

Deu para sentir quantas possibilidades o marketing de conteúdo pode ter para sua empresa? É por isso que afirmo que após certo tempo, depois que há certa velocidade orgânica, a empresa realmente tem um ativo. Uma máquina de vendas. Esso é o motivo pelo qual prestamos esse serviço. Adoramos ajudar nossos clientes a chegar nesse ponto!

Se você quer saber se marketing de conteúdo é uma estratégia boa para sua empresa, entre em contato e faremos um diagnóstico e estimativa de resultados para sua empresa. 



Quer ser nosso próximo Case de sucesso?

Nosso compromisso é com os resultados de nossos clientes. Agende abaixo um diagnóstico com nosso CEO e descubra como a estratégia de Inbound Marketing pode ser efetiva para o seu negócio.

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