No mundo atual, o primeiro contato que alguém terá com a sua empresa provavelmente será o seu website. E esperamos que você queira que aquele cliente potencial tenha uma experiência única, personalizada e interativa ou vai preferir que ele ache seu site sem graça, mais parecido com um panfleto?
Se seu site não corresponder a primeira opção, é melhor repensá-lo pois os prospects começam a tomar decisões de compra desde a primeira visita e se ele não gostar do que vê, pode muito bem cair na concorrência. Isso ocorre pois as primeiras decisões são emocionais, por isso o cliente potencial tem de ser surpreendido; só depois ele começa a tomar decisões racionais.
Como os sites responsivos podem ajudar?
Já mostramos que 72% dos entrevistados pelo Ericsson ConsumerLab utiliza os dispositivos móveis para assistir a vídeos pelo menos uma vez por semana, e que de 110 milhões de acessos à internet em um ano, 89 milhões de conexões foram em aparelhos móveis, como smartphones e tablets, e 21 milhões de conexões fixas, segundo a Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil). Ou seja, as pessoas estão cada vez mais usando os dispositivos móveis e se o seu site não for perfeito para esses aparelhos, sua empresa está ficando para trás.
Um website responsivo é aquele que funciona perfeitamente em smartphones, tablets, notebooks, desktops, etc. Não importa o dispositivo, seu site conseguirá ser visualizado. A estratégia de inbound marketing pode contribuir se você decidir deixar seu site responsivo. Você tem que planejar com antecedência as alterações de menu e opções que vão aparecer nos dispositivos móveis, para garantir que as páginas mais importantes e peças de conteúdo (do seu ponto de vista) são entregues da forma correta.
É importante checar seu novo site responsivo em vários dispositivos para ter certeza de que tudo funciona a contento. O Google Chrome disponibiliza o plugin Responsive Site Viewer e a Hubspot a ferramenta HubSpot's Device Lab para você fazer essa análise.
Mais um segredo: a personalização
A outra fórmula para deixar seu site expecional é a personalização. Quem não fica contente de entrar em sites com o da Amazon e o da Netflix e sentir que tudo ali é feito para você?
Gravity, uma empresa americana que oferece conteúdo personalizado aos visitantes de sites como o The Wall Street Journal, TIME e TechCrunch, divulgou dados impressionantes sobre seus resultados. De acordo com seus relatórios, foram entregues mais de um milhão de recomendações de conteúdo personalizado por dia para mais de 400 milhões de usuários por mês, para 10 sites parceiros.
- Através desses sites parceiros, as taxas de cliques cresceram de duas a três vezes;
- A lealdade ao site, medida pela taxa de retorno mensal, aumentou em até três vezes;
- Seus parceiros viram os pageviews aumentarem em mais de 40%, em média.
O que todas essas informações significam para você? Isso quer dizer que você deveria dar uma olhada no seu site. Se você for como a maioria dos empresários, executivos e profissionais de marketing, seu site já tem dois ou três anos de vida sem nenhuma mudança. Lembre-se que cada vez mais o número de pessoas interagindo com o site será por dispositivos móveis e se a experiência não for incrível ou não ocorrer por ali, eles partirão para a concorrência.