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Desenvolva Metas de Marketing "SMART"

Por: Andre Jensen 29/jan/2014

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SMART é o acrônimo para Specific (Específico), Measurable (Mensurável), Attainable (Atingível), Relevant (Relevante) e Timely (Oportuno). Como você pode ver, esse sistema pode ser usado para quase qualquer aspecto da sua vida, e pode ser bem aplicado nas suas necessidades de inbound e marketing de conteúdo. Tipicamente, a maioria dos profissionais de marketing sempre terá objetivos gerais, mas nada específico e detalhado. Um exemplo de tal objetivo é, “Nós precisamos gerar mais leads.” Isso é ótimo, mas isso não ajuda você a ter um plano específico que vai guiá-lo para alcançar tais metas.

Specific (Específico): um objetivo específico tem muito mais chance de ser cumprido do que uma meta geral. Para nosso uso em marketing, vamos começar com Visitantes, Leads e Clientes*.

Measurable (Mensurável): estabeleça critérios concretos para mensurar o progresso para a realização de cada meta que você definiu. Quando você mensura seu progresso, alcança seus prazos e experimenta a realização de alcançar seus objetivos, você fica mais motivado a melhorar continuamente. Para determinar se sua meta é mensurável, faça perguntas como: Quanto? Quantos? Como vou saber quando ele for realizado? Você precisa usar um número específico para saber quando alcançou seu objetivo.

Attainable (Atingível): para ser realista, a meta precisa representar um objetivo pelo qual você é capaz de trabalhar. Tenha certeza que você analisa seu próprio histórico de benchmarks para ver onde você está atualmente (visitantes, leads e clientes).

Relevant (Relevante): pergunte a si mesmo: “O meu objetivo de marketing está relacionado com uma meta global da empresa?” É bem provável que sua empresa tenha estratégias específicas e objetivos de negócios. Por exemplo,  “Aumentar o marketshare em 5% na Indústria da Construção até o final de 2014”. Será que o seu objetivo de marketing está alinhado com essa meta global da empresa?

Timely (Oportuno): a meta deve ser definida dentro de um prazo. Sem isso, não há senso de urgência. Se você quer gerar 100 novos leads, quando você quer isso cumprido? “Algum dia” não funciona. Mas se você amarra isso a um prazo, “até 1° de fevereiro”, então você prepara sua mente para começar a trabalhar com o objetivo.

Exemplo de objetivo SMART:

“Aumentar as visitas em 50% (5.000 por mês para 7.500 por mês) até 30 de Junho de 2014.”

“Aumentar visitas” – Específico

“…em 50%” – Mensurável

“5.000 por mês para 7.500 por mês” - Atingível

“até 30 de Junho de 2014” – Oportuno



Sucesso de Inbound Marketing
Andre Jensen

Andre Jensen

CEO & Fundador | Consultor e Professor de Inbound Marketing desde 2009. Sócio-diretor da primeira agência de Inbound Marketing no Brasil. Apaixonado por ajudar empresas a conquistar novos patamares de sucesso com estratégias inovadoras de Inbound Marketing.

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