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3 “Receitas” simples para começar com Automação de Marketing

Andre Jensen
11 de Fevereiro de 2014
por Andre Jensen
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Quer aprender rapidamente a usar a automação de marketing a favor da sua empresa? Siga essas receitas simples.

Receita #1: Nutra Assinantes em Leads

Só porque alguém assina seu blog ou newsletter não significa que está imediatamente pronto para receber uma ligação do seu time de vendas – não importa o quão agradável você seja ao telefone. Assinantes são, por natureza, passivos. Eles querem uma forma não-intrusiva e gradual para conhecer o seu conteúdo e sua empresa. Como resultado, eles optam por permanecerem conectados através do e-mail. Por isso seus e-mails de follow-up para eles devem ter conteúdo focado e construído com o objetivo de uma segunda conversão de conteúdo no seu site.

A receita do fluxo de trabalho abaixo contém dois e-mails, e os contatos que estão inscritos vão passar por duas tentativas de conversão e passar para o próximo estágio do ciclo de vendas: tornar-se um lead.

  • Dispare essa série de e-mails quando um visitante se tornar um assinante (ex. assinantes do seu blog).
  • Depois de 1-2 semanas após a assinatura, envie automaticamente por e-mail para seus assinantes uma das peças de conteúdo avançado (um whitepaper, por exemplo) de maior sucesso na geração de leads. 
  • O conteúdo deve ser educativo em essência (como um Guia "Como Fazer") e não para impulsionar vendas, e deve ser disponibilizado depois da pessoa preencher um formulário de uma landing page. Em outras palavras, assinantes não devem receber a oferta ao menos que passe informações adicionais sobre seus interesses, sobre a empresa, cargo, budget, etc.
  • Se nenhuma conversão ocorrer como resultado do primeiro e-mail, espere uma semana, e automaticamente dispare mais um e-mail com uma oferta diferente de conteúdo. Tente um formato diferente (talvez um vídeo ou webinar) e/ou assunto da primeira oferta para ver se algo diferente agrada.
  • Se o assinante converter, ótimo! Você tem um novo lead.
  • Se o assinante não converter, adicione-o novamente para uma lista de assinantes com baixo engajamento.

 

Receita #2: Nutrição de Leads em Leads Qualificados

Você pode ter toda a informação que precisa sobre um indivíduo para atribuí-lo adequadamente a um representante de vendas, mas nem todos os leads estão prontos para comprar imediatamente. Na verdade, MarketingSherpa descobriu que 61% dos profissionais de marketing enviam todos os leads diretamente para Vendas, mas apenas 27% desses leads são realmente qualificados ou prontos para falar com um vendedor. Essa receita foi desenvolvida para nutrir seus leads até o ponto que a conversa com um representante de vendas vai ser mais produtiva. 

  • Dispare essa série de e-mails quando um indivíduo converter em um formulário.
  • Depois de 7 dias, envie um e-mail com uma peça de conteúdo relacionada com o tópico da primeira conversão. Por exemplo, se o lead foi convertido em uma oferta sobre adoção de filhotes, envie a ele um conteúdo sobre a preparação da casa para o novo cachorro.
  • Continue com uma segunda oportunidade de conversão, desta vez com uma oferta mais focada no que a sua empresa fornece – por exemplo, um webinar sobre escolher o cuidado certo para o filhote ou uma consulta com veterinário. Perceba que essas ofertas têm um tom diferente daquela oferta puramente educacional que você vinha enviando até o momento. A ideia é que nesse estágio, a oferta mencione o que a sua empresa faz ou passe informações sobre preços e serviços.
  • Conforme o lead se move para a próxima etapa do ciclo de vendas – os leads qualificados – uma série de e-mails pode ter alcançado seu objetivo e o lead removido da lista de campanhas de e-mail marketing.
  • Use automação de marketing para notificar seu time de vendas quando seus leads alcançarem esse estágio. Você também pode usar automação para disparar uma sincronização com o sistema CRM uma vez que o lead evoluiu para um lead qualificado.

 

Receita #3: Nutrindo Clientes

Uma vez que o contato converteu em cliente, você também pode inscrevê-los em uma série de e-mails para nutrição de cliente, que deve ser útil na essência e visa ajudar os seus clientes a obter o máximo proveito do seu produto ou serviço.

  • Dispare essa série de e-mails quando um lead qualificado comprar e tornar-se cliente.
  • Imediatamente após a compra, envie um e-mail de agradecimento. Essa é a primeira experiência com você desde que eles se tornou seu cliente, então seja cuidadoso. Mantenha o design simples, você não quer que seja apenas outro e-mail marketing. Tenha certeza que o e-mail vem de uma pessoa real, não de marketing@company.com, e use ferramentas de personalização para mostrar que você sabe o que foi comprado.
  • Depois de duas semanas mande um e-mail para saber como a pessoa está indo com o item adquirido. Inclua links para quaisquer recursos que você tem para o cliente, e peça o feedback da compra. Convide o cliente para ajustar suas preferências de comunicação para que receba apenas e-mail com o que realmente lhe interessa.
  • Use automação de marketing para remover clientes dos seus e-mails de marketing e, se você tiver a capacidade, para acionar conteúdo personalizado em seu site, quando eles retornarem.


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