Você deve estar pensando que eu não estou bem das ideias, mas pare para pensar: todo relacionamento deve ter expectativas realistas ou sempre haverá conflito, insatisfação e uma hora ou outra ele pode acabar. O mesmo vale para o marketing de conteúdo: se os objetivos e as metas não forem bem definidas e você desconhecer a sua realidade, a do mercado, qual seu público-alvo, etc, por mais esforços que você coloque, a estratégia não vai funcionar. Vamos fazer mais algumas analogias para o assunto ficar interessante.
A primeira troca de olhares
Como foi que você e seu namorado(a) ou esposo(a) começaram a se relacionar? Antes de saber que seu par era uma pessoa inteligente, engraçada, companheira, etc, o que deve ter atraído foi a aparência física dele(a). O marketing de conteúdo demanda o mesmo tipo de atração, a diferença é que será com os seus leitores. Seu desafio será manter o interesse conforme o relacionamento for avançando, com novas informações e formatos variados de conteúdo. Nosso Guia 20 dicas pode contribuir com os tipos de conteúdo que você pode criar.
Se o cliente potencial ficar interessado, vai querer assinar a newsletter, deixar comentários e compartilhar conteúdos. Mas o que fazer para que esse relacionamento vire um namoro?
Nessa etapa, as pessoas costumam fazer surpresas, dando chocolates, flores, levando o par para jantar ou fazer um programa que gostam. Na estratégia de marketing de conteúdo você também precisará ser criativo para surpreender e fazer com que o prospect finalmente se torne seu cliente, entre as alternativas, algumas citadas em nosso guia, você pode:
-
Criar apresentações;
-
Publicar whitepapers ou e-books;
-
Fazer tutoriais e guias ‘como fazer’ em pdf, vídeos e posts no blog;
-
Investir em infográficos;
-
Responder dúvidas de clientes;
-
Fazer curadoria de conteúdo;
-
Convidar blogueiros para escrever na sua página e ser um blogueiro convidado;
-
Ouvir especialistas;
-
Divulgar informações sobre eventos, metas e notícias da empresa;
-
Fazer sorteios, etc.
Mas não pense que só por pedir algo criativo, que a ação não precisa ser planejada. Imagine a vergonha se você quiser impressionar levando o(a) amado(a) naquele restaurante badalado e chega lá e está tudo lotado? Você vai precisar fazer a reserva e organizar tudo para ter êxito. É por isso que toda estratégia de marketing de conteúdo precisa de um calendário editorial que mostre quem vai produzir o conteúdo, qual sem tema, quando deverá ser publicado, onde, qual seu público-alvo, etc.
Depois de um tempo, é comum que qualquer relacionamento caia na rotina. Mas você sabe que se não houver interesse, compromisso e vontade de investir sempre nele, ele vai acabar. É nessa etapa que a nutrição de lead é essencial para a sua relação com o cliente não cair na rotina, nem terminar.
Conte para todo mundo
Atualmente é só alguém começar um namoro que já muda status no Facebook, publica mil fotos e só fala sobre isso nas redes sociais. Com moderação, a ideia pode ser usada na estratégia de marketing de conteúdo: divulgue suas peças nos seus canais do Twitter, Facebook, LinkedIn , YouTube, Pinterest, etc,