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Marketing de conteúdo é como um relacionamento

Agência Inbound
05 de Junho de 2017
por Agência Inbound
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Você deve estar pensando que eu não estou bem das ideias, mas pare para pensar: todo relacionamento deve ter expectativas realistas ou sempre haverá conflito, insatisfação e uma hora ou outra ele pode acabar. O mesmo vale para o marketing de conteúdo: se os objetivos e as metas não forem bem definidas e você desconhecer a sua realidade, a do mercado, qual seu público-alvo, etc, por mais esforços que você coloque, a estratégia não vai funcionar. Vamos fazer mais algumas analogias para o assunto ficar interessante.
 

A primeira troca de olhares

Como foi que você e seu namorado(a) ou esposo(a) começaram a se relacionar? Antes de saber que seu par era uma pessoa inteligente, engraçada, companheira, etc, o que deve ter atraído foi a aparência física dele(a). O marketing de conteúdo demanda o mesmo tipo de atração, a diferença é que será com os seus leitores. Seu desafio será manter o interesse conforme o relacionamento for avançando, com novas informações e formatos variados de conteúdo. Nosso Guia 20 dicas pode contribuir com os tipos de conteúdo que você pode criar.

Se o cliente potencial ficar interessado, vai querer assinar a newsletter, deixar comentários e compartilhar conteúdos. Mas o que fazer para que esse relacionamento vire um namoro?

Nessa etapa, as pessoas costumam fazer surpresas, dando chocolates, flores, levando o par para jantar ou fazer um programa que gostam. Na estratégia de marketing de conteúdo você também precisará ser criativo para surpreender e fazer com que o prospect finalmente se torne seu cliente, entre as alternativas, algumas citadas em nosso guia, você pode:  

  • Criar apresentações;

  • Publicar whitepapers ou e-books;

  • Fazer tutoriais e guias ‘como fazer’ em pdf, vídeos e posts no blog;

  • Investir em infográficos;

  • Responder dúvidas de clientes;

  • Fazer curadoria de conteúdo;

  • Convidar blogueiros para escrever na sua página e ser um blogueiro convidado;

  • Ouvir especialistas;

  • Divulgar informações sobre eventos, metas e notícias da empresa;

  • Fazer sorteios, etc.

Mas não pense que só por pedir algo criativo, que a ação não precisa ser planejada. Imagine a vergonha se você quiser impressionar levando o(a) amado(a) naquele restaurante badalado e chega lá e está tudo lotado? Você vai precisar fazer a reserva e organizar tudo para ter êxito. É por isso que toda estratégia de marketing de conteúdo precisa de um calendário editorial que mostre quem vai produzir o conteúdo, qual sem tema, quando deverá ser publicado, onde, qual seu público-alvo, etc.  

Depois de um tempo, é comum que qualquer relacionamento caia na rotina. Mas você sabe que se não houver interesse, compromisso e vontade de investir sempre nele, ele vai acabar. É nessa etapa que a nutrição de lead é essencial para a sua relação com o cliente não cair na rotina, nem terminar.

Conte para todo mundo

Atualmente é só alguém começar um namoro que já muda status no Facebook, publica mil fotos e só fala sobre isso nas redes sociais. Com moderação, a ideia pode ser usada na estratégia de marketing de conteúdo: divulgue suas peças nos seus canais do Twitter, Facebook, LinkedIn , YouTube, Pinterest, etc,

Você está investindo em marketing de conteúdo? Não espere para começar esse relacionamento com seu cliente.



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Nosso compromisso é com os resultados de nossos clientes. Agende abaixo um diagnóstico com nosso CEO e descubra como a estratégia de Inbound Marketing pode ser efetiva para o seu negócio.

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