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12 Dicas para começar com automação de marketing

21/fev/2014
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A automação de marketing permite que as empresas vendam mais e proporcionem uma experiência única para as pessoas, com conteúdo personalizado e útil, que ajuda a converter os leads em clientes e transformar clientes em clientes satisfeitos e recorrentes. Se você já sabe que a automação de marketing é o melhor para a sua empresa, confira 12 dicas para começar a usar um software como Hubspot:

1) Automação de marketing deve servir o cliente

Um dos conceitos centrais por trás da estratégia de inbound marketing é que conteúdo útil e valioso sempre vai vencer os discursos de vendedor. Preste atenção em quais tipos de conteúdo ressoam na maioria dos leads e, se possível, depois que os leads converterem em um formulário, tente preveni-los de preencher um formulário novamente para mais conteúdo. A única exceção aqui é se você quiser utilizar um sistema de campos progressistas - no qual você vai coletando dados sobre o lead ao longo do ciclo de venda, em vez de pedir 15 campos de uma vez.

2) Automação de marketing deve ser sem pressão

Gleanster reporta que 50% dos leads qualificados não estão prontos para comprar imediatamente. Se você os pressiona com uma série de e-mails pesados, provavelmente vai perdê-los. Em vez disso, pense que você é um consultor: envie pesquisas e dicas úteis para ajudá-los a tomar uma decisão.  

3) Automação de marketing deve dar suporte para as vendas internas

Para empresas B2B, seu trabalho não é apenas trabalhar com leads individuais, mas também fornecer informações para ajudá-los a ter aprovação interna para a compra do seu produto ou serviço. Envie ferramentas úteis que ajudem a pessoa a explicar os benefícios da compra para outras pessoas.

4) Automação de marketing deve ser parte de uma estratégia integrada de inbound marketing

Uma estratégia de inbound marketing compreensiva deve refletir de perto o ciclo de vida do cliente. Deve permitir aos clientes potenciais controlarem como e onde navegam pelo processo de compra e reformular o marketing como fonte de informação e apoio, em vez de um discurso de vendas agressivo. Automação de Marketing é apenas uma ferramenta no processo e não vai substituir a estratégia global.   

- Atrair leads

Em vez de atacar os clientes potenciais com uma série de anúncios e malas-diretas, atraia-os criando conteúdo útil e interessante que seja relevante para seus interesses. Depois otimize esse conteúdo para busca, facilitando para os prospects encontrarem você.

- Nutrição de leads

Uma vez que os leads demonstraram interesse, alavanque o que você sabe sobre as necessidades deles para mandar comunicações personalizadas e ajudá-los a decidir sobre seu produto ou serviço. De novo, esses conteúdos servem ao lead, e não devem ser usados para interrompê-los.

5) Automação de Marketing deve dar suporte ao cliente e conduzir repetidas compras, além da primeira venda

O trabalho do marketing não termina depois da primeira venda. Continue a disparar comunicações personalizadas depois da venda para ajudar o cliente a ter mais da sua compra, incentivar defensores da marca e oferecer ajuda para quem tem dificuldades com o seu produto.

6) Automação de Marketing deve ter conteúdo dirigido

Não importa quão forte e inteligente uma tecnologia seja, o sucesso ou falha de uma campanha de automação de marketing vai se apoiar na qualidade do conteúdo que você está entregando. Conteúdo, portanto, deve ser a espinha dorsal de qualquer estratégia de automação de marketing. Você está entregando valor? Você está ajudando o visitante, o interessado e seu cliente? Essas questões são inerentes ao bom marketing.

7) Automação de Marketing deve ser multicanal

Compradores controlam como e quando interagem com a sua empresa, e cada dia mais, eles navegam outros canais de informação. Para ser verdadeiramente relevante, campanhas de e-mail e nutrição de lead precisam levar em conta as experiências dos compradores através de múltiplos canais e plataformas. Por exemplo, se um indivíduo fez o download de um whitepaper, é uma coisa, mas e se ele twittar sobre isso também? Isso indica um nível a mais de interesse e você deve adaptar a sua estratégia.

8) Automação de Marketing deve refletir interesse e não só ação

Adicionalmente, você deve disparar comunicação baseada em todos os tipos de conteúdo que o lead viu e não só os formulários que a pessoa preencheu. Por exemplo, nós queremos saber que uma pessoa se inscreveu para um teste gratuito, mas e se a pessoa se inscreveu para um teste gratuito e olhou primeiro outro conteúdo em seu site? Essa informação pode ajudar você a prover uma experiência ainda mais personalizada para os seus leads, e pode estar disponível para o seu time de vendas para que eles saibam de antemão o que o lead está procurando. Você deve considerar todas as avenidas que alguém poderia usar para encontrar o seu conteúdo.

9) Automação de Marketing deve ser acessível

Tenha certeza que qualquer pessoa que receba suas comunicações possam vê-las, não importa qual o browser ou aplicativo que ela estiver usando. Para conseguir tráfego significativo, seus e-mails e sites precisam ser compatíveis com múltiplos browsers e dispositivos.

10) Automação de Marketing deve ser multi-plataforma

A maioria dos e-mails automatizados de marketing ainda precisa aceitar o fato de que a grande porcentagem da população checa e-mail por telephone. Você sabia que 86% dos executivos têm smartphone e essa é sua ferramenta primária de comunicação? Muitos desses e-mails automatizados, quanto vistos nos dispositivos móveis, são cortados pelo browser, são pequenos de ler ou tem bloqueadas imagens contextuais importantes. Quando você falha para otimizar para aparelhos móveis, você está perdendo a grande oportunidade de comunicar com um vasto número de clientes potenciais.

11) Centralize suas mensagens de marketing em torno da pessoa real no fim de suas campanhas

Isso significa que você precisa tratá-lo como uma pessoa real, não um número no seu banco de dados. Se você pode aproveitar todas as ferramentas de marketing, canais e dados comportamentais possíveis para pintar um quadro completo de uma pessoa, você pode alimentá-la com base em seus desafios e interesses, e não exclusivamente nos e-mails que a pessoa abriu ou clicou.

12) Automação de Marketing não faz marketing e geração de lead para você, mas pode ajudar a dimensionar os esforços bem-sucedidos

O primeiro passo é construir uma pipeline saudável de leads através de conteúdo relevante e otimizado que fala com as necessidades e desafios dos clientes potenciais. É aqui que inbound marketing começa a construir blocos do seu funil de marketing. Um dos motivos principais que fazem a automação de marketing falhar é que a empresa não tem uma performance forte na geração de leads. Algumas empresas compram listas de e-mails, começam a automatizar seu marketing, vendem para os interessados e a demanda eventualmente para. Você precisa de fluxo constante de novos leads entrando no seu banco de dados para ter sucesso.



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