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4 formas de criar conteúdo que vende em e-commerce

Agência Inbound
03 de Março de 2014
por Agência Inbound
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O conteúdo é rei quando queremos atrair visitantes e clientes potenciais para nosso site. Mas quais são as particularidades para e-commerce? Nós mostramos algumas:

1. Como se diferenciar no mercado

Uma forma de fazer seu produto se destacar é fazendo seu site se destacar. Em termos de apresentação de conteúdo, escreva com sua própria voz e não tente copiar o estilo de outra pessoa. Escreva sobre sua própria experiência com seus próprios insights.

Um ótimo exemplo de diferenciação de voz é o site de cupons de desconto, Groupon.com, que usa comediantes para escrever as ofertas.

Pessoas tendem a ser atraídas por outras pessoas, e não tanto por objetos, o que significa que se você colocar uma pessoa real para falar pela empresa, tudo fica mais compreensível. Aproveite para demonstrar seu produto por meio de vídeos e testemunhos de clientes. As chances para você se destacar estão em algo que só você pode contribuir e mais ninguém — tecnologia inovadora, um modelo de negócio melhor, uma combinação única de serviços — tanto faz. Comece aqui.

2. Como criar conteúdo que será compartilhado

Conteúdo deve ser compartilhável — é algo que as pessoas vão querer compartilhar e deve ser fácil para compartilhar — vídeos, blogs e artigos de "como fazer" são alguns exemplos. Vídeos atraem tráfego e são fáceis para pessoas incorporarem dentro de seus próprios sites e blogs. Eles também podem ser visualmente mais interessantes do que apenas texto — o que faz as pessoas quererem incluí-los em seus sites.

Blogs são outro bom exemplo de conteúdo altamente compartilhável uma vez que é aberto a comentários e muitas vezes são ligados aos blogs de outras pessoas que desejam participar da conversa. O segredo aqui é publicar assuntos que as pessoas querem falar a respeito — como eles mesmos (ao invés de você) ou questões controversas. Tópicos de "como fazer" no blog ou no site são altamente compartilháveis uma vez que as pessoas usam como fonte de pesquisa. Esse tipo de conteúdo funciona melhor quando focado no problema que alguém precisa resolver em vez de focar em você ou no seu produto.

3. Como encontrar sua própria voz (e coragem para ter sua própria opinião)

Ser contestador e ser admirado pode parecer objetivos opostos. Por outro lado, ninguém realmente gosta, e pior, raramente confia em quem sempre concorda com todo mundo e nunca expressa uma opinião pessoal. Mostrar que você tem uma opinião é ser um "líder de pensamento" na sua indústria e alguém que merece respeito. De novo, quando começar a escrever conteúdo, volte ao que você pode oferecer ao seu negócio. Traga paixão para o seu conteúdo. Fale sobre as necessidades de outras pessoas, aborrecimentos e aspirações. Mostar que você tem algo real e original para contribuir que vai melhorar a vida deles. As pessoas vão gostar de você (ou não) por isso.

4. Sempre faça o consumidor tomar uma ação – Comprar ou fazer download

Dê aos clientes motivos para agir, além de apenas consumir conteúdo que eles curtem passivamente. Isso pede chamadas e ofertas para mais conteúdo (se eles não estão prontos para comprar) e ofertas de compra (se eles já estiverem prontos). Sempre dando aos consumidores a opção "comprar" em cada página, você não precisa ler mentes para saber quando eles provavelmente vão estar prontos para comprar. E sempre coloque a opção para mais conteúdo (ex., guias de compra, tabela comparativa de produtos, vídeos, etc.) de modo que não pareça forçado. Pessoas que já interagem com você mesmo quando não estão comprando, têm menos barreiras mentais para atravessar quando quiserem comprar de verdade.

As chamadas são construídas de forma diferente dos outros tipos de conteúdo. São palavras como “compre agora” e “clique aqui para download.” Elas incluem recompensas para tomar medidas imediatas, como os benefícios do produto, soluções para os problemas, conhecimento técnico, um desconto, add-ons gratuitos (como um contrato de serviços) e assim por diante.

“Quando” e “onde” colocar uma chamada é também importante. Assim como saber quando aplicar as outras técnicas e princípios que acabamos de discutir. “Quando” e “onde” são conhecidos como o contexto da sua estratégia de conteúdo.



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