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O que não fazer na estratégia de conteúdo para e-commerce

24/mar/2014
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Nos artigos anteriores mostramos algumas particularidades do conteúdo para e-commerce e como engajar os clientes potenciais e quem já compra de você. O próximo passo é mostrar o que não deve ser feito em sua estratégia. São tópicos simples, como você vai constatar, que parecem óbvios, mas que, muitas vezes, não pensamos a respeito e pode nos prejudicar.

Não fale com (ou sobre) seus concorrentes

Isso se aplica ao conteúdo online em geral, não apenas ao marketing digital. Falar sobre seus concorrentes levanta o perfil deles e pode fazer você parecer um seguidor em vez de um líder ou inovador. Você também não quer dar crédito SEO ao referenciar ou linkar o site dos concorrentes.

Não empreste conteúdo de outras pessoas

Isso aplica-se principalmente nas descrições dos produtos quando a tentação de simplesmente copiar e colar do site dos fornecedores é grande. Cópias não agregam nada ao ranking SEO e faz você parecer igual a todos os outros aos olhos dos consumidores.

Não seja muito promocional

Conteúdo que só fala sobre si mesmo e quão boa a sua empresa é tende a afastar as pessoas. Fale sobre o porquê de certas técnicas ou inovações funcionarem melhor que outras. As pessoas esperam que você liste as características e benefícios — os motivos para comprar — em um site cujo propósito seja vender algo para eles. Mas mostre tudo como um valor adicional para o cliente: vai ficar implícito o quão maravilhoso você é.

Conteúdo para carrinhos abandonados

Todo dia, e-commerces perdem vendas porque os clientes potenciais abandonam seus carrinhos de compras. Na verdade, carrinhos abandonados tiveram um recorde em 2011, com 72%, e está aumentando. Você acha que perdeu a sua chance para vender? Pense de novo. Muitas dessas pessoas vão retornar ao site, e mais qualificadas para comprarem depois. Vamos explorar como você pode aproveitar carrinhos abandonados com lead intelligence e um sistema de automação de marketing para impulsionar suas atividades de remarketing.

Os principais motivos para o abandono:

  • A pessoa ficou sem tempo para concluir a compra;

  • A pessoa ficou surpresa com o valor do frete;

  • A pessoa não estava pronta para fazer a compra;

  • O comprador está comparando preços;

  • A conexão de internet falhou;

  • O tempo do carrinho expirou;

  • O comprador encontrou um preço melhor;

  • A avaliação do produto mudou.

A boa notícia é que, em 75% desses cenários, você ainda tem um comprador interessado. O segredo é agir com rapidez. Quanto mais tempo você esperar para entrar em contato com o cliente potencial, mais ele pode mudar de ideia ou comprar em outro lugar. Para agir rapidamente sobre essas oportunidades, coloque em prática o seguinte plano de ação de 3 passos para lembrar e atrair compradores potenciais.

Plano de Ação de Conteúdo para os seus carrinhos de compras abandonados

Passo 1: Programe uma série de e-mails de lembretes automáticos

Mantenha o processo de compra! Crie uma campanha automática de e-mail marketing que consiste de 1 a 3 e-mails e começa a ser disparado dentro de 24 horas a partir do momento que o carrinho foi abandonado. Mais importante, destaque as promoções e use-as para criar um senso de urgência.

Nós sugerimos usar de 1 a 3 variações desses e-mails para começar rapidamente sua campanha (ou para fazer um teste A/B para ver quais têm mais sucesso com seu público-alvo).

Exemplo de E-mail #1 – Mande e-mail lembrete: Para compradores sem tempo, sem acesso ao cartão de crédito, ou com conexão de internet ruim, mostre que ainda há produtos esperando no carrinho de compras.

Exemplo de E-mail #2 – Mostre sua expertise: Para compradores que estão comparando dois produtos similares, mande opiniões ou informações de produtos.

Exemplo de E-mail #3 – Reduza o atrito: Para compradores que desistem durante a fase final, envie um cupom de frete grátis.

Exemplo de E-mail #4 – Forneça algum incentivo: Para compradores que fizeram comparações entre produtos, ofereça cupons de desconto para ajudar.

E-mail Bônus – Adicione alguma urgência! Com pouco inventário? Envie um aviso aos clientes dizendo que os produtos em seus carrinhos de compras podem acabar a qualquer hora. Isto pode ser aplicado em qualquer dos e-mails mencionados acima.

Nota de advertência: Não treine quem abandona carrinhos a esperar por um desconto! Varie suas campanhas de automação de marketing para incluir outras informações, como comentários de produtos e vídeos, lançamentos de novos produtos ou conteúdo divertido e interativo que ajudem a construir a consciência da marca.

Passo 2: Personalize o retorno do visitante

Complemente sua campanha de e-mail automatizada com mensagens personalizadas. A próxima vez que o seu cliente visitar o seu site, dê as boas-vindas e lembre que ele ainda tem itens no carrinho de compras.

Considere alguns fatores na hora de fazer remarketing no site
 

Design: Considere a linguagem, layout e a inserção de cupons de incentivo. Mesmo componentes sutis de design, como cor ou as imagens usadas podem afetar a decisão de um cliente para fazer uma compra ou não.

Duração: Considere a duração da oferta. Como muitos carrinhos de compras online expiram, é sensato também dar um prazo de validade para a oferta. Encurtar o período promocional também adiciona senso de urgência.

Consistência: Tenha cuidado para não enviar mensagens contraditórias. Seja consistente com as ofertas que você oferece em seus e-mails.

Passo 3: Aprenda com seus sucessos (e erros)

Você não pode ganhar sempre. Alguns compradores levam meses para adquirir uma televisão nova ou uma impressora para o escritório. Não desanime, e não se esqueça de usar a lead intelligence que você ganhou.

Teste prazos e descontos. Não tenha medo de experimentar técnicas diferentes antes de escolher algumas para usar regularmente.

Analise. Determine quais tipos de clientes respondem melhor aos seus esforços de remarketing e use essas informações para desenvolver suas buyer personas.

Measure. Rastreie as taxas de abandono do carrinho mês após mês para determinar quão perto as taxas se alinham das suas promoções.

Ao desenvolver, interagir e analisar seus esforços de automação de marketing, você estará no caminho para o sucesso.



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