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Utilize métricas de resultados que realmente importam no Blog

1/abr/2014
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Sempre falamos sobre a produção de conteúdo para o blog e sua importância e agora está na hora de dar um passo a frente e abordar a análise de marketing e suas métricas-chave. É importante fazer a medição para entender como seu blog atrai tráfego para o site e quais ações as pessoas tomam depois de lerem o blog para melhorar seus resultados.

Visitas Únicas ao Post

Como o desempenho do blog baseia-se principalmente na qualidade, quantidade e tipo de conteúdo que você postar, é importante usar as análises de inbound marketing no blog. Para isso, crie uma planilha para acompanhar o que já foi feito. Isso vai ajudar no planejamento para o que virá nos dias, semanas e meses seguintes.

Nessa planilha, faça colunas para agrupar os artigos por tópicos. Então, veja quais tópicos fazem mais sucesso com os seus leitores, quais têm mais comentários, quais são compartilhados em redes sociais, quais produzem a maior parte dos links externos, que tiveram mais cliques nos botões calls-to-action, etc.

Pare para analisar os tipos de títulos que tiveram mais acessos. Será que o seu público tem uma propensão para artigos "Como fazer" ou gosta mais de listas "Top 10"? Títulos são importantes em qualquer tipo de esforço e devem ser levados em conta na análise.

Tráfego e Fontes de Entrada

Entenda quais sites direcionam o tráfego para seu blog e de onde os visitantes estão entrando, ou seja quais são os links externos. Ao fazer a análise de ciclo de venda fechado das fontes de tráfego do blog, você consegue trabalhar para otimizar o conteúdo publicado. Se, por exemplo, um determinado grupo do LinkedIn envia mais tráfego e com mais frequência que o Pinterest, você pode planejar o conteúdo de acordo com os interesses dos frequentadores desse grupo. Se você começa a receber um grande número de links externos desse grupo, você sabe que tem um público potencial com o mesmo perfil desses profissionais que esperam para saber mais sobre o assunto.

Performance Call-to-Action

Como as pessoas respondem aos calls-to-action no seu blog é mostrado pela taxa de cliques CTA. Você pode analisar alguns aspectos do CTA para determinar qual deles é responsável pelo número baixo de cliques:


1- A oferta não é convincente: se a própria oferta não é muito atraente, as pessoas podem não se sentir motivadas a clicar. Experimente ofertas para ver qual chama mais atenção.

2- A oferta não está alinhada corretamente: você pode ter uma grande oferta - "Dois sapatos pelo preço de um" - mas se o blog for sobre chapéus, você não está atingindo o público certo.

CTA com Conteúdo ou Design Confusos

Faça Teste A/B nos vários elementos da sua oferta. O conteúdo pode estar confuso ou não comunicar claramente o valor da oferta. O design pode ser pouco convincente ou chamativo e os leitores simplesmente não estão vendo o CTA.

Leads do Blog

Uma vez que os CTAs do blog forem otimizados, você pode rastrear quantos leads são gerados por esse canal e compará-lo com outros canais de geração de lead, como e-mail, redes sociais ou busca orgânica. Isso vai ajudar a priorizar qual a função do blog dentro de sua estratégia de inbound marketing.

Taxa de conversão Visitante-Lead

Saber o número de leads gerados pelo blog é um bom começo. Faça o rastreio e a análise da taxa de conversão visitante-lead do tráfego do blog.

Tráfego baixo com uma taxa de conversão alta diz que você deve investir em ações para gerar mais tráfego. Você pode fazer isso aumentando a frequência de publicação de conteúdo, melhorando as palavras-chave inclusas nos posts e usar as redes sociais para conduzir o tráfego para o seu blog.

Taxa de conversão Leads-Clientes

Quando você entende como o tráfego flui para o seu blog e quantos visitantes são convertidos em leads, você já fez a metade do trabalho necessário. Implante a análise de ciclo de venda fechado para verificar a eficácia do blog em converter leads em clientes. Compare essa taxa de conversão com as conversões de outros canais, por exemplo, as redes sociais. Se elas estiverem trazendo mais conversões, use o blog para levar o tráfego para lá ou vice versa.



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