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Melhore as Landing Pages com Análise de Marketing

4/abr/2014
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A landing page é uma página do site usada para convencer alguém a entregar algumas informações (nome, e-mail, telefone, empresa, cargo, etc.) para a empresa enquanto ela proporciona algo educativo, como Guias, Whitepapers ou e-Books, etc. Com isso, as landing pages são responsáveis por aumentar o número de leads do seu site e quanto mais landing pages você tiver, maiores as chances de converter visitantes em leads.

Mas como saber se elas estão tendo o resultado esperado? Quais são as melhores, quais são as piores? Para ter as respostas, você precisa analisar os resultados com algumas métricas que apresentamos no quadro abaixo:

 

Taxa de cliques nos botões Call-to-action (CTA) Porcentagem de visitantes da landing page que responderam a um botão call-to-action.
Taxa de conversão Visitante-Lead Porcentagem de visitantes do site que se tornaram leads.
Taxa de conversão Lead-Cliente Porcentagem de leads que se tornaram clientes.
Taxa de conversão Visitante-Cliente Porcentagem de visitantes que se tornaram clientes.

 

 

Taxa de cliques dos botões Call-to-Action

Um dos objetivos principais de inbound marketing é ter 100% dos novos clientes vindos por meio da busca orgânica em sites de pesquisa, mas a realidade é que, mesmo as melhores empresas precisam de botões call-to-action (CTA).

Por isso primeiro é necessário saber a efetividade do botão call-to-action que leva os visitantes para a sua página de conversão. Os botões CTAs estão levando fluxo suficiente para a landing page?

DICA: Estabeleça uma métrica de base para a taxa de cliques nos botões CTA. Em seguida, determine a landing page com o pior resultado, aquela com a taxa de cliques mais baixa e que mais precisa de melhorias. Você precisa reparar no design do botão CTA e no da página como um todo, pois cada um ou ambos podem ser culpados pelos resultados fracos.

Veja o que pode fazer uma landing page ter um resultado ruim:

  • O conteúdo da landing page não está alinhado com o conteúdo do CTA anterior. As pessoas estão esperando uma coisa, mas caem em uma página com algo diferente.
  • O conteúdo da landing page está desalinhado com o conteúdo da página onde fica o CTA. De novo, os visitantes acabam não encontrando o que esperam.

 

Insights para Call-to-Action

Você pode otimizar seus CTAs: monitore a performance e isole seus elementos do CTA, mudando item por item até conseguir melhorias. A taxa de cliques é apenas uma das métricas que podem ser usadas. Você também pode rastrear a taxa de conversão da página. Essa métrica irá dizer, das pessoas que viram o CTA, quantas preencheram o formulário na landing page. Ao compreender essa taxa, você vai ganhar insights sobre a conexão entre seus CTAs e os leads gerados por eles.

DICA: O software da HubSpot inclui uma ferramenta que ajuda a criar calls-to-action e também a ter insights sobre sua performance. 

 

Garanta o alinhamento da informação 

O conteúdo que está alinhado entre o CTA e a landing page passa pelo “teste do piscar de olhos”. Você só tem três segundos, geralmente, para orientar e convencer a pessoa que ela encontrou o que tinha em mente.

Você pode garantir que o conteúdo está alinhado ao ter certeza que o mesmo conteúdo usado no CTA está bem visível na landing page. O título importa muito para chamar atenção e uma explicação sobre o conteúdo do CTA deve estar presente na landing page.

Quando um visitante fica confuso se foi parar no lugar certo, ele provavelmente irá desistir de dar o próximo passo, o que não é legal. Reforce bem o CTA incluindo-o no título da landing page, no texto, no título do formulário e no botão do formulário.  

 

Remova o menu de navegação do site 

Uma maneira efetiva para evitar que os visitantes abandonem a landing page é dando apenas uma opção: o preenchimento do formulário! Por isso remova qualquer tipo de navegação, como links e botões que possam distraí-los.

 

Taxa de conversão Visitante-Lead

Conseguir que os visitantes preencham o formulário da landing page é apenas o começo. Para que eles se tornem clientes, você precisa entender bem as taxas de conversão da landing page - visitante-lead, lead-cliente e visitante-cliente – para ver o quanto a landing page soma no resultado final. Se quiser saber como o call-to-action está impactando as receitas, compare a taxa de cliques do seu CTA com a taxa de conversão visitante-lead.

E lembre-se de investir bastante na criação das landing pages: estudos mostram que empresas com 30 ou mais landing pages geram sete vezes mais leads que empresas que têm menos de 10 landing pages. Isso mostra que há uma relação entre o número de páginas publicadas e o número de leads recebidos.

DICA: Você pode usar a ferramenta da Hubspot para desenhar sofisticadas landing pages que irão gerar mais leads e melhorar suas taxas de conversão. Já a ferramenta de análise fornece dados e insights sobre as submissões e os leads, e como eles estão ligados aos novos clientes de acordo com cada oferta criada. Os dados ainda podem inspirar novas campanhas para nutrição de leads e outras campanhas automatizadas, iniciadas pelo comportamento do lead no seu site.

 

Otimização através de Testes A/B 

Uma alta taxa de cliques com uma taxa baixa de conversão visitante-lead indica que a landing page está com problemas. Mas ao contrário, se você tiver uma taxa baixa de cliques, mas uma conversão alta de visitantes-lead, pode haver problemas no CTA. Você pode resolver os dois problemas (mas não ao mesmo tempo) fazendo um Teste A/B com esses elementos para ver quais mudanças trazem melhorias. 

 

Como fazer os testes 

Qualquer experimento científico precisa de um "controle", ou seja um ponto de partida. Use uma landing page já existente como seu "controle", a sua Opção A. A partir dela, crie variações, alterando um elemento a cada teste para ver o tipo de impacto que as mudanças causam nos resultados. Você pode, por exemplo, colocar o testemunho de um cliente em uma landing page ou mudar a oferta em outra como “Compre agora e tenha 10% de desconto”.

DICA: A ferramenta de Teste A/B da Hubspot ajuda a economizar seu tempo pois cria várias cópias da mesma página de uma vez, com isso você consegue fazer muitas experiências. 

 

Encontre ofertas de conteúdo campeãs 

Conteúdo é tudo em inbound marketing, mas alguns trazem mais resultados do que outros. Para analisar corretamente sua taxa visitante-lead você precisará determinar quais conteúdos ou peças avançadas de conteúdo são mais efetivos para converter visitantes em leads.  

Às vezes é o formato do conteúdo que atrai mais, por exemplo, e-books podem trazer mais leads que webinars, ou talvez o assunto impacte mais nas taxas de conversão. Quando você souber quais tipos de conteúdo, em quais formatos têm melhor desempenho, você pode focar na criação do tipo de conteúdo que vai aumentar a taxa de conversão visitante-lead.

 

Taxa de conversão Lead-Cliente 

Saber qual conteúdo e formato converte visitantes em leads é um bom começo, mas é claro que há muito mais até eles se tornarem clientes. Para isso, você precisa saber o faz os leads e visitantes se tornarem clientes com mais facilidade. É aí que a análise de ciclo de venda fechado entra em jogo.

A análise de ciclo de venda fechado fornece o quadro completo do processo de aquisição do cliente. Isso mostra quais landing pages convertem mais visitantes e leads em clientes. A análise de ciclo de venda fechado também identifica quais páginas eles visitaram ao longo do caminho até se tornarem clientes e mostra outros insights que você pode usar para melhorar o número de leads gerados, elevar suas taxas de conversão e vender aos clientes outros produtos e serviços que você também têm para oferecer.

A análise de ciclo de venda fechado ajuda a identificar suas ofertas, páginas e conteúdos mais fortes e quais são as mais fracas. Essa informação faz com que você invista no conteúdo que traz mais retorno para a empresa.

Você tem conseguido resultados com as suas landing pages? Conte-nos se esse conteúdo colaborou com o seu trabalho.



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