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Como aumentar sua lista de e-mail marketing do jeito certo

Agência Inbound
17 de Abril de 2014
por Agência Inbound
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Para quem você envia e-mail marketing é mais importante do que o que está sendo enviado. Não importa se a lista é de 1.000 ou 100 mil; a sua lista de e-mail marketing será tão boa quanto a qualidade dos destinatários.

Vivemos num mundo no qual as pessoas trocam de empregos, se casam e mudam de nome, no qual as empresas fecham, se unem, mudam de endereço, de interesses e necessidades. Isso significa que a lista de e-mails naturalmente perde contatos. Em média, a tendência é que as listas de marketing percam uma taxa de 25% de contatos por ano.

É daí que vem a importância de sempre eliminar os e-mails que retornam e incluir novos. Mas há duas maneiras de fazer a lista crescer: o jeito bom e o ruim. Vejamos.

Aumentando a lista de e-mail do jeito ruim

Não compre listas de e-mail. Sua lista pode até crescer, mas com isso vem uma série de riscos. Os motivos:

1- Você pode alienar os destinatários

As pessoas não gostam de receber e-mails com anúncios irrelevantes ou mensagens de empresas com as quais nunca se relacionaram. Isso é o oposto dos preceitos de inbound marketing.

2- Você pode cair em blacklists ou ser marcado como spam

Afetar negativamente a taxa de capacidade de entrega não faz parte da estratégia, certo? Usar lista de terceiros pode trazer mais danos do que benefícios em relação à capacidade de entrega.

3 - Destinatários comprados não são engajados

Além das taxas de cliques serem piores com listas de terceiros, a qualidade dos leads também é ruim quando há conversão.

4 – A estratégia de inbound marketing é prejudicada

Comprar e usar uma lista de terceiros pode minar a reputação da sua empresa. Com inbound marketing você quer atrair leads através de conteúdo útil, valioso, em vez de perseguir potenciais clientes com anúncios ou mala direta que eles nunca pediram.

Faça sua lista crescer da maneira certa

Se você proporcionar valor e relevância para seus clientes potenciais, eles eventualmente vão converter em leads qualificados. A melhor maneira de atraí-los é com inbound marketing. Se você quiser começar a gerar leads com inbound marketing crie um blog e publique bons conteúdos.

Deixe a caixa de assinatura (subscribe box) bem visível

Um site e um blog bons são imãs para assinantes potenciais. Mas a caixa de assinatura tem de ficar bem visível, pois os leitores não vão achá-la intuitivamente. Faça o Teste A/B da localização no seu site para ter certeza que a caixa de assinatura está no lugar certo. Um bom lugar é o topo do blog. Lembre-se de remover qualquer distração que estiver perto.

Considere as parcerias

Empresas não concorrentes muitas vezes compartilham o mesmo público no mercado. Portanto, descubra empresas que podem ser parceiras e peça para co-hospedar um webinar ou outro evento de marketing.

Ambas as empresas vão ter suas próprias listas. Durante o webinar ou evento os participantes serão incentivados a deixarem seus contatos para conhecer mais cada empresa.

O resultado final é que as duas empresas vão ter assinantes novos e engajados.

Como reduzir o cancelamento de assinaturas

O crescimento da lista de e-mail é bem parecido com dar dois passos à frente e um passo para trás. É normal ter unsubscribes, mas é importante tentar minimizá-los. Aqui estão algumas dicas sobre como reduzir a sua taxa de cancelamento:

Otimize o processo de cancelamento

As duas principais razões para os usuários de e-mail cancelarem a assinatura de e-mail de uma empresa ou organização sem fins lucrativos são:

1. Muitos e-mails (69%)

2. O conteúdo não é mais relevante (56%) (Chadwick Martin Bailey)

Agora use esse conhecimento para ter vantagem. Durante o processo de cancelamento dê a opção para o assinante receber menos e-mails ou e-mails sobre assuntos específicos.

Mesmo assim eles ainda podem querer cancelar, mas você não sabe se eles realmente perderam o interesse ou se eles simplesmente não gostam de e-mail marketing. Portanto, ofereça uma maneira para continuarem seguindo a empresa através de suas mídias sociais.

Faça um estudo de frequência

Você pode sentar e esperar que as assinaturas sejam canceladas ou você pode ser pró-ativo. Pergunte ao assinantes qual a frequência com que eles gostariam de saber a seu respeito.

Com o resultado do estudo você terá uma taxa de frequência mais alta e mais baixa. Em seguida, analise qual frequência resulta em mais conversões e menos cancelamentos.

Se você está à procura de benchmarks, segundo pesquisa da Marketing Sherpa a taxa média de cancelamentos de assinaturas em mais de 80% das empresas foi inferior a 3%.

Foco na segmentação

Irrelevância pode matar suas listas. De acordo com o Relatório da Marketing Sherpa em 2011, 40% dos cancelamentos de e-mails foram marcados como spam porque a comunicação era irrelevante.

No mesmo relatório, aqueles que enviaram e-mails segmentados por públicos específicos tiveram 50% a mais de cliques, do que aqueles que não segmentaram o público. Portanto, analisar os dados sobre o comportamento dos seus assinantes e se concentrar na relevância de seus e-mails para suas listas segmentadas é essencial.



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