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5 maneiras de segmentar e-mail marketing

22/abr/2014
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O marketing precisa ser relevante para ter sucesso. Parece óbvio, mas você ficaria surpreso se soubesse quantas empresas acreditam que já são relevantes por si só e, com isso, seus esforços de marketing sofrem.

A razão pela qual 40% dos assinantes de e-mail marcam como spam o conteúdo que recebem não é porque eles não sabem quem mandou, mas porque o que foi enviado era irrelevante para suas necessidades.

Segmentação atrás de segmentação é uma maneira de tornar seus e-mails mais relevantes. Veja como criar e-mails personalizados e mais eficazes.

1. Segmentação Geográfica

Se você quiser segmentar geograficamente, pense como a localização do comprador influencia sua decisão de compra. Veja alguns exemplos de segmentação por região geográfica:

• Ao enviar convites para eventos especiais.

• Quando o que você está oferecendo tiver limitações geográficas, como um evento regional de vendas.

• Quando você estiver limitado a uma área, como é o caso de empresas locais de paisagismo, serviços de limpeza ou restaurantes.

2. Segmentação da Indústria

É aplicado mais para empresas B2B. A empresa do seu cliente é composta de diferentes divisões e a forma como você se relaciona com alguém de vendas é diferente da maneira que você deve conversar com uma pessoa de TI ou de marketing, mesmo se for sobre o mesmo assunto. Como eles têm objetivos diferentes e diferentes interesses na sua empresa, se o conteúdo for bem segmentado, a taxa de cliques pode aumentar.

3.  Interesses no conteúdo

Determinar quem são seus clientes tem muitas vezes influência do seu passado. Por isso use suas análises para determinar o que interessa aos seus leads. Olhe para o conteúdo que eles já viram ou baixaram e segmente suas listas de acordo com isso.

Uma maneira simples é começar a puxar uma lista de pessoas que fizeram o download de um determinado whitepaper ou de outra oferta de marketing. Em seguida, use esse conteúdo como um indicador do que lhes interessa, crie uma landing page ou uma campanha de nutrição de lead endereçada a quem se interessa pelo assunto.

Dica: Softwares de marketing como HubSpot fazem esse tipo de segmentação facilmente criando uma lista baseada em uma conversão recente.

4. Segmentação baseada em comportamento

Alguns leads são mais longos no ciclos de vendas do que os outros, e muitas vezes você pode determinar o nível de interesse que eles têm sobre seus produtos com base na atividade deles no seu site. Por exemplo, a maneira como você se comunica com alguém que só viu algumas páginas do seu site é diferente da forma que deve falar com alguém que baixou cinco whitepapers e visitou 50 páginas.

Essa análise vai ajudá-lo a distinguir o comportamento de navegação de diferentes visitantes do site. Use essas informações para tornar sua comunicação mais relevante para os visitantes e leads em qualquer posição do funil de compras.

5. Segmentação por defensores da marca

Aqueles que defendem sua marca querem se sentir amados. Eles querem acreditar que você os entende. Então, quem são eles?

• Compradores frequentes;

• Fãs nas mídias sociais;

• Os clientes que recomendam você para os outros;

• Não-clientes que defendem a sua marca online.

Esses defensores da marca precisam ser cuidadosamente cultivados. Você pode mostrar seu reconhecimento por meio de e-mails, enviando agradecimentos, aviso prévio do lançamento de produtos ou serviços, pedidos de feedback e recompensas. Se você os reconhece e mostra seu apreço por eles, eles vão continuar a espalhar a admiração que têm.

Quando se trata de segmentação e personalização, veja o que diferencia seus assinantes e leads e veja como você pode atender a essas necessidades ou interesses.

Você pode começar com pouco, pois mesmo a menor segmentação pode aumentar suas taxas de sucesso de e-mail marketing. As cinco sugestões acima são apenas um ponto de partida. Assim que você se tornar mais envolvido com a segmentação, você vai descobrir mais maneiras de direcionar as características individuais de seu público e sua indústria.



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