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Capacidade de entrega de e-mail marketing: O que é e como obter

23/abr/2014
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Só porque você mandou o e-mail não significa que ele foi entregue. Aproximadamente 17% de todos os e-mails não chegam por uma série de fatores - armadilhas de spam, e-mails extintos, firewalls, etc.

Se você quiser manter suas taxas de entrega o mais alto possível, você precisa:

1. Manter suas listas de e-mail limpas;

2. Certificar-se de já ter aquecido seu IP quando começar com um novo provedor de serviços de e-mail;

3. Seguir as melhores práticas de inbound marketing para e-mail.

Mantenha suas listas de e-mail limpas

83% do tempo você pode culpar a reputação do remetente pela não-entrega do e-mail, que é definida pela Sender Score.

O que é Sender Score?

Um serviço gratuito de return path, o algoritmo Sender Score avalia a reputação de cada endereço IP do servidor de e-mail em uma escala de 0-100. Ele reúne dados de mais de 60 milhões de servidores de e-mail em grandes ISPs como BellSouth e Comcast. Ele procura por remetentes de e-mail dos quais as pessoas se descadastram ou reportaram como spam. Em seguida, atribui uma pontuação com base nesse monitoramento.

Mas essa pontuação pode mudar. E depende da maneira que os e-mails foram enviados e como as pessoas respondem aos e-mails. Se você enviar constantemente informações que eles não querem, eles vão cancelar o envio e isso vai impactar sua pontuação.

É importante acompanhar o seu Sender Score já que essa pontuação vai ditar como os servidores de e-mail vão lidar com seus e-mails.

Você quer que seu Sender Score chegue o mais perto possível de 100. Quanto mais próximo de zero estiver, mais difícil será para você ter seus e-mails na caixa de entrada de alguém.

Pontuações são calculadas em uma média móvel de 30 dias. Sua pontuação classifica o seu endereço IP com outros endereços IP, bem como uma classificação percentual.

Se você usar um provedor de e-mail para enviar seus e-mails, é com o IP do seu provedor que você precisa se preocupar. Pergunte a eles qual o seu Sender Score e certifique-se que está em torno de 90%.

Há muitas redes e provedores de e-mail que não consultam o Sender Score. Isso não deve influenciar a sua vontade de ter um Sender Score alto, pois como é uma ferramenta gratuita para ver a reputação do remetente, ele ajuda você a estar atento e ter a oportunidade de corrigir os problemas de capacidade de entrega.

Como saber se você já tem uma boa lista

Responda as quatro perguntas e você vai ter uma boa ideia de como está.

1. Será que todo mundo nessa lista tem uma relação prévia com o seu negócio?

Se a resposta for Não, se livre da lista ou de todas as pessoas que não tem um relacionamento com a empresa. Sem um relacionamento anterior a pessoa não vai estar esperando seu e-mail. Para eles, será spam e muitos deles vão marcá-lo como tal. Isso, por sua vez, irá danificar o seu Sender Score, que irá fazer a entrega de seu e-mail mais difícil.

Se a resposta for sim, bom trabalho. Passe para a próxima pergunta.

2. Você comprou, alugou ou arrendou uma lista de terceiros?

Se a resposta for Sim, então perceba que quando você envia e-mails a esta lista, você aumenta as chances de ser sinalizado como spam. Essas listas vêm de muitos lugares. Os melhores são de pessoas que dão seu e-mail para outras, mas elas estão esperando e-mail dos conhecidos, não de você. Mas o pior é pegar endereços de diretórios e as pessoas dessa lista definitivamente não estão esperando receber qualquer tipo de e-mail.

Se a resposta for não, então vá para a pergunta 4.

3. Será que as pessoas na lista esperam (em vez de ficarem surpresos) por seu e-mail?

O esperado é que a resposta seja Sim. Se não for, você precisa construir sua lista usando inbound marketing e com os nomes de pessoas que se inscreveram para receber os e-mails.

4. Você enviou e-mail para esses contatos nos últimos 12 meses?

Se a resposta for Não, então as chances são dos interessados terem esquecido de você e ficarão surpresos ao receberem o seu e-mail, mas não positivamente. Sua empresa não é um parente ou amigo que não aparece há tempos. Quando o seu e-mail aparecer, mesmo que o nome da empresa seja conhecido, ele poderá ser marcado como spam.

Se a resposta é Sim, e você respondeu as outras quatro questões corretamente, então está pronto para criar alguns e-mails com conteúdo útil que vai aumentar suas taxas de conversão.

O que saber sobre endereços IP do servidor

Um endereço de IP do servidor é uma série de números que identificam o servidor que está enviando seus e-mails, por exemplo, 172.16.254.1. Toda campanha de e-mail que é enviada é associada com um endereço IP.

A reputação do remetente é associada ao endereço IP. Sabendo disso, você pode optar por ter um endereço IP dedicado para o seu e-mail ou usar um endereço de IP compartilhado. Aqui estão algumas informações que irão ajudar a tomar essa decisão.

1. IP Dedicado

IP Dedicado é isso: um endereço que é completamente exclusivo para você. Porque é só seu você tem a competência exclusiva para influenciar sua reputação. Isso é uma grande vantagem, mas há um custo associado a isso. IPs Dedicados tendem a ser muito caros. Além disso, se você não enviar e-mails suficientes, seu IP não vai ser registrado no Sender Score. Ser um remetente desconhecido não é necessariamente ruim, mas é melhor ter uma pontuação elevada registrada.

2. IP Compartilhado

Quando você envia seus e-mails através de um provedor como HubSpot, UOL, Locaweb, para citar apenas alguns, você está enviando através de um IP compartilhado. É chamado compartilhado, pois ele usa um endereço IP para enviar e-mails para várias empresas. Mais acessível do que os dedicados, eles também têm a escala de envio registradas no Sender Score. A desvantagem é que, como é compartilhado, você precisa pedir ao seu provedor de serviços de e-mail suas pontuações mais altas e mais baixas registradas.

Aquecendo seu endereço IP

É um pensamento estranho a ideia de aquecer um conjunto de números. Mas há uma razão pela qual você quer construir lentamente o seu total de envios ao longo do tempo e isso tem a ver com spammers.

Spammers se movimentam rapidamente. Eles usam um endereço IP, enviam milhões de e-mails e o desligam antes que ele chegue nas blacklists e, em seguida, partem para o próximo endereço IP frio. Por causa disso, empresas criam blocos automáticos que limitam ou rejeitam e-mails em grande escala enviadas por novos endereços IP.

Portanto, quando você começa com um novo endereço IP, é preciso "aquecer" o seu IP. Felizmente, você só precisa aquecer uma vez.



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