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Veja como fazer Análise de Marketing na Nutrição de Lead

28/abr/2014
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Nutrição de lead ou automação de marketing é o envio automatizado de uma sequência de e-mails com conteúdos selecionados conforme o interesse do cliente potencial. Essa estratégia tem demonstrado excelentes resultados, mas como saber se o que você está fazendo está na direção correta? Há algumas métricas que devem ser consideradas quando a análise de marketing é feita. Confira:

Taxa de cliques

A taxa de cancelamento para suas listas de e-mail devem permanecer sempre abaixo de 1%. Quando essa taxa for superior a 1% significa que o conteúdo oferecido por você está desalinhado com as expectativas do público-alvo dessa lista. Forneça um conteúdo mais relevante e você verá suas taxas de cancelamento de inscrição diminuir ao longo do tempo.

Corrija as listas mal-segmentadas

Use os dados coletados para melhorar a segmentação da sua lista. Forneça mais do mesmo tipo de conteúdo aos usuários com base nas páginas visitadas, no conteúdo baixado, nos posts comentados e em sua posição no funil de vendas.

Taxas de Conversão em Lead

Melhore as ofertas que você envia aos clientes e prospects olhando para os CTAs e landing pages com maiores taxas de cliques e que oferecem os mais altos resultados nas conversões visitante-cliente.

Tempo para tornar-se Cliente

Quanto antes os visitantes se tornarem os clientes, mais cedo sua receita vai melhorar. Ao fazer seus esforços para uma nutrição de lead mais eficiente, você vai diminuir o tempo para converter um cliente potencial em cliente.

Veja como você está gerando leads qualificados, aqueles leads que são mais suscetíveis para se tornar clientes, com base em seus comportamentos iniciais (antes de fechar). Alguns segmentos da lista podem caminhar pelo funil de vendas de forma mais lenta do que outros, o que indica um gargalo na sua nutrição de lead. Analise as ofertas, o conteúdo e as landing pages para ver onde o problema pode estar.

 Automação de marketing deve aumentar não apenas o número leads qualificados, mas o número de leads aprovados pela equipe de vendas em cada campanha. Muitas vezes, há uma desconexão entre como a equipe de vendas pontuam os leads e como o time de marketing faz esse trabalho. Ao reunir suas equipes, você pode abordar as disparidades e trabalhar para melhorar os números.

Custo por Cliente

Cheque o número de leads qualificados versus o número de leads aprovados pela equipe de vendas mensalmente. Se você estiver fazendo isso corretamente, provavelmente verá que a nutrição de leads traz clientes com mais rapidez. Isso irá diminuir o custo por cliente e também aumentar as vendas.

Sua empresa trabalha com nutrição de leads? Essas métricas contribuem com a melhoria das suas taxas de conversão? Deixe sua opinião nos comentários.


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