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Bombe no Facebook criando uma fanpage personalizada

14/mai/2014
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Se você tivesse que apagar todas as redes sociais exceto uma, qual seria? Certamente, o Facebook seria a opção da maioria das pessoas. E essa questão hipotética tem como finalidade mostrar a força dessa rede social. Afinal, com mais de 1,9 bilhões de usuários todos estamos no Facebook e o tempo inteiro!

Mas uma pergunta é frequente em empresas e departamentos de comunicação: como extrair o melhor dessa rede social e construir uma forte presença?

A verdade é que, como toda e qualquer estratégia de marketing digital, não existe uma receita certa. O que dá certo para algumas marcas não dá para outras. Por que? Bem, porque há duas variáveis que comandam tudo: a personalidade de sua marca e a personalidade de seus fãs e o desafio é unir os dois.

Contudo, há algumas dicas e práticas que ajudam a promover uma empresa e ter um perfil forte e conhecido.

Começando no Facebook

Antes de mais nada você precisa entender o que é e como funciona o Facebook. Nascido na mente de Mark Zuckerberg, a rede social teve início na Universidade de Harvard com o objetivo de conectar os estudantes de uma das melhores e mais antigas instituições do mundo. Em pouco tempo, a ideia ganhou o país e depois o mundo, sendo uma rede social adotada por ⅙ da população mundial.  

Entre as principais configurações a serem feitas são:


  • Descrição da página: Comece a personalização na área de descrição. Com um texto sucinto, dê boas-vindas aos visitantes e fale um pouco sobre a sua empresa e o que eles encontrarão de bom na sua página. É importante lembrar que o Facebook é uma rede de relacionamentos. Por isso uma linguagem informal é super válida.

  • Capa: O primeiro contato do seu fã com a sua marca no FB acontece por meio da capa. Entretanto, este é um espaço que nem todos os profissionais de marketing sabem aproveitar. Por isso capriche. Use a imaginação para criar capas que complementam o avatar, que sejam inovadoras e diferentes.

  • Abas: As abas são janelas posicionadas abaixo da foto de capa da página. Com o total de 12 abas, o Facebook abre opções para a personalização desse espaço, além das já conhecidas abas de curtidas, fotos, eventos, vídeos e notas (os três últimos são opcionais), é possível adicionar acesso direto para o perfil em outros aplicativos como: Twitter, Instagram, LinkedIn, Youtube, e também opções como “compre agora”, “cardápio”, entre outras ações que podem ser encurtadas com o Facebook. Com isso, o seu visitante não precisa sair da sua fanpage para interagir com a sua marca em outras redes sociais.

  • Posts: Os posts devem ser interativos, que chamem a pessoa para ação, ou seja, que faça com que elas curtam, compartilhem e comentem nas suas postagens. Uma boa dica é mesclar textos rápidos e informativos junto com a imagem. Nunca se esqueça, seu objetivo deve ser sempre direcionar seus fãs para seu site ou blog, por isso inclua na descrição dos posts o link relacionado à postagem.

Tamanhos das imagens para Facebook

Desde que o Facebook é Facebook, as pessoas - incluindo os profissionais de marketing -  buscam uma tabela de tamanhos das imagens para postar os conteúdos de forma personalizada na página. Abaixo separamos as principais dimensões para facilitar a sua vida. Guarde nos seus favoritos:

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(Fonte: Marketing de Conteúdo)

Outros tamanhos do Facebook são:

 

  • Imagem de perfil

Mínimo 180 x 180 pixels (original)

160 x 160 pixels (reduzida)

160 x 160 pixels (exibição)

160 x 160 pixels (desktop)

140 x 140 pixels (mobile)

(24px da esquerda e 196px de cima)

Mobile: 50×50 pixels

 

  • Imagem de Capa

Perfil pessoal: 852 x 315 pixels

Fanpage: 828 x 315 pixels

Formatos: JPG, PNG

 

  • Upload de vídeos

Recomendado: 504 x 283 pixels

Mínimo: 504 x 283 pixels

Miniatura grande: 319 x 176 pixels

Miniatura pequena: 157 x 87 pixels

Formatos: Qualquer formato

 

  • Imagem na linha do tempo

Recomendado: 1200 x 630 pixels

Mínimo: 504 x 504 pixels   

Exibição: 504 pixels largura máxima

Tamanho máximo: 100 KB

Formatos: JPG, PNG

 

  • Feed de notícias

Recomendado: 1200 x 630 pixels

Mínimo: 600 x 315 pixels

Exibição: 470 de largura máxima

Formato: JPG, PNG

(Informações: Marketing de Conteúdo)

Como utilizar o algoritmo do Facebook  

Impressões, alcance pago, orgânico, total, vitalício… Se você já extraiu o relatório do Facebook (recomendo fortemente que o faça) esses são apenas alguns dos termos que você irá se deparar. Para entender as diversas abas deste relatório e até mesmo entender informações básicas que podemos ver no dia a dia é importante conhecer um pouco sobre o algoritmo do Facebook.

Esse é um assunto complexo, pois o algoritmo do Facebook busca criar mecanismos para que cada um tenha uma boa experiência na rede social.

O Facebook calcula que uma pessoa esteja exposta a uma média de 1.500 posts por dia, o que é algo impossível de se ver e interagir, o algoritmo busca delimitar as postagens que mais tem haver com suas preferências, e esse número cai para 300.

O sistema original de ranqueamento de postagem envolve três pontos: afinidade, importância e tempo de postagem (os mais antigos são jogados para baixo).

A questão é que com o tempo apenas esses três pontos não eram suficientes, por isso, o Facebook adicionou alguns detalhes importantes para categorizar o valor das notícias do feed de uma pessoa, eles são:

  1. Família e amigos vem primeiro
  2. Seu feed deve ser informativo
  3. Seu feed deve entreter
  4. Uma plataforma para todas as ideias
  5. Comunicações autênticas
  6. Controle das experiências pelo usuário
  7. Constante interação

 

Após essas mudanças, muitas empresas viram que seus números de engajamento - impressões e curtidas - caíram significativamente. Isso se deu pois o Facebook agora dá prioridade para as interações de pessoas entre pessoas, tornando um pouco mais difícil a atração de novos fãs pelas empresas. O que nos leva ao próximo tópico.

Facebook Ads

Com o passar dos anos o Facebook Ads mostrou ser uma boa alternativa para o alto custo do Google Adwords, mas elas são inteligências diferentes e complementares. Com grande parte das empresas e instituições investindo em anúncios digitais no maior motor de busca, certas palavras-chaves e setores já estão começando a inflar.

Mas, com boas práticas é possível transformar o perfil de uma empresa em uma parte fundamental da jornada do comprador. Antes de começar a montar sua publicação atente-se a algumas dicas para alcançar sucesso em seus anúncios no Facebook:

  • Determine os objetivos antes de começar

Essa é quase uma regra para qualquer ação de marketing, mas quando falamos em anúncios essa deve ser sua primeira preocupação, já que tanto dinheiro quanto tempo de trabalho podem correr o risco de serem perdidos por falta de um objetivo e metas claros.

  • Seja específico em na audiência a ser definida

Quando falamos em Facebook, falamos em milhões de pessoas em um mesmo lugar ao mesmo tempo. Por isso, defina sua audiência corretamente, esse pode ser um dos motivos de fracasso de seu anúncio, já que se direcionado para as pessoas erradas ele não irá engajar quem realmente irá fazer diferença para sua empresa.

  • Gire seus anúncios regularmente

Sabe aquelas vezes que você vê um anúncio uma vez e depois vê ele em todos os lugares? Bem, essa “fadiga de anúncio” é real e não é uma coisa que o Facebook gosta. Costume deixar um anúncio rodando por um certo tempo e depois pare, pois as pessoas ficarão entediadas e não irão clicar no anúncio.

Não há como negar, o Facebook é a mais forte, relevante e a maior rede social do mundo. Suas inúmeras possibilidades representam uma nova maneira de atrair, interagir e vender no mundo online. Com atualizações cada vez mais frequentes, novas experiências de se comunicar são criadas, modificando a maneira como nos comunicamos.

E qual o papel do profissional de marketing nesse cenário? Um papel central, pode apostar. E você, como utiliza o Facebook em sua empresa?

 


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