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O que são call-to-actions e como criá-los para gerar mais leads

26/jun/2014
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Chamada para ação é o significado de "Call-to-Action" em inglês. Essa ferramenta ocupa uma função muito importante no site/blog. São os CTAs que convidarão o leitor a dar o próximo passo para o aprendizado. Normalmente encontramos "chamadas" em forma de botão, mas essa não é uma regra. Você pode atrair a atenção do visitante através de um banner ou até mesmo de um link inserido no contexto de um artigo. Nós da Agência Inbound usamos os links nos artigos para direcionar o leitor para um post que trata mais especificamente sobre determinado assunto, educando-o e construindo uma relação de confiança com o visitante, que certamente resultará em um lead futuramente. Os call-to-actions direcionam o leitor para baixar conteúdos gratuitos nas páginas de pouso, onde serão solicitados os dados dessa pessoa em troca do e-book, vídeo, webinar, whitepaper, guias e o que você disponibilizar como isca. (Aprenda a criar conteúdo que atraia mais tráfego). Mas vamos ao que interessa, como criar os CTAs de forma efetiva para gerar mais leads. Confira as dicas:

A importância do texto: Chamada para ação já diz tudo. Você espera que o leitor tome uma atitude e siga o próximo passo. Portanto seja direto no que você deseja que ele faça. Crie CTAs com textos objetivos, claros e que convide o leitor a interagir agora e não depois. Bons exemplos testados por HubSpot são textos como: "clique agora" ou "experimente o nosso software hoje".

CTAs clicáveis, por favor: De nada adiantará, se você não transformar os seus call-to-actions em botões, banners ou links clicáveis. As pessoas precisam ser direcionadas para o próximo passo e você é responsável por transformar essa experiência positiva. Quando inserimos hiperlinks nos textos, como fizemos acima, eles automaticamente ficam azul e isso já é um bom indicativo que a pessoa pode clicar ali. Quando você usar um banner ou botão, o indicativo deve ser o cursor do mouse que altera para a mão, indicando que ele pode clicar.

Use imagens: Você já deve ter ouvido por aí a frase "Uma imagem vale mais que mil palavras", não é mesmo? De fato, as pessoas compreendem melhor uma ideia quando associadas a imagens, sejam elas sozinhas ou acompanhadas por um texto. No caso dos CTAs, o uso de imagens chamativas e que estejam de acordo com a oferta são excelentes para atrair a atenção do visitante. Se a oferta for um e-book ou whitepaper você pode construir uma peça 3D do material e incluir no CTA, veja o exemplo abaixo:

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Posicionamento de mestre: Quanto mais visível melhor, você não tem porque esconder essa peça. Escolha locais onde a visão do seu leitor certamente passará, como o topo da página ou a lateral direita para banners quadrados ou na vertical. Você também pode inserir call-to-action no final de cada artigo, pois ao terminar a leitura o visitante encontrará a chamada convidando-o para saber mais sobre o assunto com um conteúdo de nível mais elevado.

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