O mercado investe verdadeiras fortunas na busca por informações sobre o comportamento de seu potencial cliente. E enquanto muita gente ainda pensa que o sucesso das mídias sociais está apenas vinculado ao entretenimento e distrações cotidianas, empresas de sucesso estão vivenciando o grande portal de oportunidades que elas representam.
A informação nunca foi tão circulante, ela é compartilhada a cada nova experiência do seu público, e isso explica a importância e demanda por elaboração de conteúdos.
Alguns especialistas afirmam que o bem mais preciso de uma transação comercial não é necessariamente a venda final, mas sim a informação, que pode ser extraída para entender o que aproxima seu público de seu produto, e a possibilidade de replicar esse sucesso com futuros clientes.
Informações são pedras preciosas, e inbound marketing sabe bem disso
Guardá-las em pastas e arquivos mortos desmerecem e desvalorizam toda a sua grandeza. Dados devem ser analisados, explorados e interpretados, e exigem que os profissionais responsáveis estejam sempre alertas e dispostos a confrontar informações, rever e complementar estratégias, habilidades ainda raras em nossa realidade de negócios.
O inbound marketing chega para desbravar o universo da dúvida e do falso resultado. Qualquer ação proposta é advinda de um enorme banco de dados e de análises precisas sobre o mercado e comportamento do seu potencial cliente.
Os conteúdos relevantes e dinâmicos serão desenvolvido a partir destas informações. Por exemplo, alguém deseja saber sobre marketing e mídias sociais, baixa o guia e começa a receber peças específicas sobre o tema. A experiência no site mudará quando ele retornar, pois ele verá novas chamadas inseridas de forma automática.
Transparência é sinônimo de inbound marketing
Quando compartilhamos conteúdos com um público tão volumoso e exigente que interage e contesta, estamos expondo marcas, valores e compromissos em uma grande e árdua missão, a de aproximar clientes potenciais dos produtos e serviços da sua empresa.
Por isso a palavra conteúdo se faz tão importante em estratégias de Inbound. É através de artigos, imagens, mensagens claras, elaboradas com atenção e respeito aos Buyer Personas (personagens fictícios que representam comportamentos de seus clientes ideais) que traçamos linhas de sucesso nos gráficos de desempenho.
Inbound marketing e comunicação não são a mesma coisa
É fácil perceber que existe sim uma grande confusão entre marketing e comunicação, o que gera dúvidas entre emprendedores que visam investir em ações focadas. Comunicação é uma das vias para se executar estratégias de marketing, e é claro que é imprescindível. Mas o inbound marketing se apropria dela e de outros recursos analíticos para desenhar um panorama de ações com resultados mensuráveis, atingíveis, relevantes e oportunos.
Com a automação de marketing toda essa análise se torna ainda mais confiável e ágil. Os dados são visualizados em tempo real a reação do visitante. Ele interage com a sua proposta e as informações vão sendo coletadas a cada movimento dentro de suas plataformas de comunicação, e consequentemente, o caminho até a conclusão do negócio é muito mais seguro e certo.
O inbound marketing é sim uma solução para o grande desafio da aproximação entre seus produtos/serviços e seu cliente. Sem fazer muito alarde, ele se apresenta de forma realista, envolto em análises e estratégias comprovadas de sucesso.
Empreendedores que investem em inbound marketing relatam constantemente sua satisfação com os resultados apresentados, literalmente na palma de suas mão, e com ótimos índices ampliam seu leque de oportunidades de negócios.
"Inboundear" é desafiar seu senso analítico e estratégico, é permitir que o mercado lhe traga respostas sobre suas propostas e atuações, e que com isso seja possível traçar movimentos certeiros e, definitivamente, isso impactará nos resultados almejados.