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SEO

Será mesmo que o SEO está com os dias contados?

7/nov/2014
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O SEO (search engine optimization), é um conjunto de técnicas que têm como principal objetivo tornar os sites mais amigáveis para os sites de busca, trabalhando palavras-chave selecionadas no conteúdo do site de forma que este fique melhor posicionado nos resultados orgânicos.

Até então, SEO era tido como a melhor forma de qualificar sites ao topo das paradas.

Acontece que o jogo mudou, e SEO pode não mais ser a resposta para os que desejam aumentar o tráfego de sites.

O algoritmo da Google agora move-se na direção do melhor conteúdo. O que as pessoas buscam quando procuram algo no Google?

Buscam um site que colocou em prática todas as dicas e truques de SEO para se ranquear no topo da lista? Ou um site que apresente conteúdo instrutivo e relevante?

A última opção é certamente a mais provável, e parece que é o que o Google quer, mesmo que isso signifique a inversão dos resultados para quem cumpre a cartilha de um SEO bem feito.

A mudança reside na preocupação com a satisfação dos usuários, que em suas buscas devem encontrar material relevante ao invés de sites bem posicionados, mas com conteúdo inexpressivo.

Google e seu algoritmo que decide tudo

A Google já deu sinais dessa tendência quando em 2013 deixou de divulgar a lista das palavras mais procuradas (keywords), ao perceber que os resultados não estavam sendo úteis aos buscadores.

Antigamente, SEO consistia em inserir metatags com as palavras-chave mais procuradas por todo o site, e isso já seria o suficiente para lançar um site ao topo das listas de buscas orgânicas.

Com o refinamento do algoritmo, o SEO de hoje em dia baseia-se em conteúdo de qualidade. Nada de overdoses de metatags, longevidade do domínio, conteúdo duplicado, mapa do site ordenado e outros itens do tipo.

O site de sucesso dos novos tempos é estruturado, com conteúdo dinâmico que auxilia nos maiores desafios do público alvo, que é de fato visualizado e compartilhado.  

SEO é uma grande indústria

De acordo com pesquisas (State of Digital) 863 milhões de sites mencionam SEO no mundo, e a cada segundo 105 buscas por “SEO” são feitas no google, daí o grande número de empresas que oferecem o serviço como “solução infalível” para os negócios.

SEO ainda tem um forte apelo, ao prometer enganar o algoritmo para elevar o seu site no ranking à qualquer custo. Mas, será que isso compensa?

Afinal, de que adianta um site ranqueado na primeira página, se não consegue corresponder às expectativas nem oferecer um serviço de qualidade?

Claro que alguns princípios do SEO tradicional não devem ser ignorados, como ter um site bem organizado e com títulos relacionados às buscas, mas outros aspectos parecem estar com os dias contados.

Por que o Google se esforça tanto em eliminar as antigas práticas do SEO?

A resposta são dois simples motivos.

O primeiro é que SEO não vem sendo efetivo para as buscas no sentido qualitativo da questão, e sites com ótimo conteúdo estavam sendo deixados pra trás por sites com boas práticas de SEO, mas com pouca consistência.

O segundo motivo é, como você já deve ter imaginado, que SEO estava diminuindo a procura pelos anúncios da Google, o famoso AdWords, que usa o sistema de palavras-chave para oferecer anúncios relacionados às buscas.

O AdWords é a forma mais pura de SEO, que na verdade é SEM (search engine marketing), e da onde vem a grande parte do faturamento da Google.

Portanto, a verdade nua e crua é que SEO cada vez mais, vai lhe ajudar cada vez menos.

Se quiser ter o seu site ranqueado na primeira página, o melhor caminho é elaborar um site claro, sólido, atrativo e que ofereça uma ótima experiência para o usuário.

O que você pode fazer

Nos últimos tempos, já vimos duas das principais empresas de SEO mudarem seus nomes: SEOMoz para Moz e MestreSEO para Agência Mestre.

Será que elas anteciparam essa tendência e por isso mudaram o nome e campo de atuação? Será por isso que as duas agora estão pregando tanto a importância de conteúdo notável

(o que já se falava há tantos anos)?

Não existem truque para enganar o Google, assim como não existem truques para enganar o novo e mais informado consumidor. O conteúdo de qualidade é o novo parâmetro do sucesso.

E isso no final das contas, é uma ótima notícia!

Vamos abrir para comentários abaixo. Queremos ouvir vocês! 



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