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Como aumentar agora a geração de leads que você quer em 2017

21/set/2016
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Estamos em um dos meses preferidos de muitas pessoas por diversos motivos: para algumas, setembro representa o fim de agosto e sua fama de mês azarado; outras comemoram o fim do inverno, enquanto muitos executivos estão pensando nos resultados do último trimestre. Mas, ao invés de falarmos da chegada da primavera, vamos lhe contar como planejar estratégias de Inbound Marketing para alavancar seus resultados ainda em 2016 e ficar à frente da concorrência, colhendo excelentes resultados em 2017.

Esse é o momento de começar a arregaçar as mangas e se inspirar no “não deixe para amanhã o planejamento de Inbound Marketing que você pode começar hoje” e, para isso, separamos algumas dicas que podem te auxiliar na construção de sua nova estratégia. Lembre-se: um dos pilares do Inbound Marketing é a análise de informações obtidas para repetir o que trouxe resultado e a otimização da geração de leads, logo, quanto mais sólida a estratégia, melhores serão esses resultados.

O primeiro passo para alavancar a geração de leads

Vale dizer que não há mágica para conseguir mais visitantes e convertê-los em leads, portanto, mantenha-se realista nos objetivos. O ponto de partida está em rever a performance desde o começo do ano até o momento atual para verificar se estão de acordo com os objetivos que haviam sido traçados. Além de permitir ajustes, isso evita que os mesmos erros sejam cometidos. Só não esqueça de levar em consideração as variáveis do seu mercado de atuação, algumas empresas têm mais conversões em julho, outras logo no início do ano e assim por diante.


Como reprogramar seu plano de Inbound Marketing

Antes de buscar as respostas é preciso saber quais são as questões, portanto, indague:

  • Depois de recapitular as estratégias traçadas até agora e avaliar se os objetivos foram alcançados promova uma conversa entre marketing e vendas para alinhar o horizonte. Os objetivos das equipes estão em sintonia?
  • Reveja os KPIs para ajustar corretamente a nova estratégia: quantos visitantes serão necessários para a conversão em leads, leads qualificados e clientes?
  • O conteúdo, principal fator do Inbound Marketing, tem sido segmentado e promovido de acordo com a buyer persona?
  • Que ações estão destinadas para o funil de vendas?
  • Qual o ferramental que tenho disponível e como posso tirar melhor proveito dele?

Com as respostas em mãos, refine o foco da estratégia se livrando dos “achismos” (confie nos KPIs!). Com a avaliação do cenário atualizada e foco reajustado entre as equipes, é hora de organizar e trabalhar o conteúdo em busca da meta.

Como o planejamento a curto prazo traz resultados mais rápidos

Se estamos falando de resultados que continuarão crescendo em 2017, para começar o ano já com o planejamento em ação, precisamos organizar as táticas. Determinadas atividades podem ser medidas e avaliadas em um prazo mais reduzido, enquanto outras podem ser executadas e avaliadas a longo prazo.


1) Mapeie minuciosamente o conteúdo

Não custa reforçar que conteúdo relevante e significativo é como o core business do Inbound Marketing, onde se faz valer a pena todos os esforços de apurar dados e definir a buyer persona, afinal, visitantes satisfeitos podem se tornar leads e clientes felizes. Lance mão de softwares de mapeamento para obter perguntas e respostas objetivas que irão ajudar a ajustar imediatamente a estratégia de conteúdo e, consequentemente, atrair mais conversões.


2) Aposte no Agile Marketing para respostas mais rápidas

Olhe para sua buyer persona para aperfeiçoar cada vez mais seu conteúdo, mas não deixe de valorizar detalhes e interações individuais. O Agile Marketing pode ser uma boa surpresa para resultados imediatos porque é uma oportunidade de reagir instantaneamente ao que visitantes e seguidores estão questionando e falando no momento.


3) Adwords e conteúdo valioso para agradar os visitantes

Aumentar a conversão e estar à frente da concorrência significa não desperdiçar tempo e dinheiro: combine as ações de AdWords nos mecanismos de busca e nas redes sociais, mas sempre verifique a eficácia das palavras-chave, conteúdo das mensagens e sua performance. Vale a pena investir no pagamento por clique, mas você não quer visitantes frustrados por não encontrarem o que buscam ou que não sejam atraídos pelas ofertas, certo? Avalie essa questão.


4) Comece a agir agora para ter ainda mais leads a longo prazo

As ações de curto prazo servem de base para o processo contínuo em 2017, já que é o período para se testar novas táticas e repetir ações efetivas. Enquanto alguns focos estarão na inércia entre fim de ano e Carnaval, quem se adianta já está em curso com o aumento de leads.


5) Use a plataforma de pagamento por clique para aumentar a conversão

Ao ajustar o planejamento de PPC para curto prazo, aproveite para testar diferentes conceitos que podem ajudar no impulso a longo prazo com AdWords dos mecanismos de buscas ou das mídias sociais. É possível testar a linguagem que é utilizada nas mensagens (tente mudar seu conceito e estrutura para saber se há possibilidades de atrair e agradar públicos diferentes), além de ajustar ou criar novos grupos de anúncios. Acompanhe e avalie as mudanças que funcionam para obter resultados em 2017.


6) Mapeamento de fluxo no site para atrair mais visitantes

Neste mapeamento de fluxos você vai perceber as páginas que são menos acessadas e tópicos que são pouco ou nada populares. Dessa forma, é possível compreender falhas para corrigir o quanto antes. Duas das principais perguntas a serem feitas são: o conteúdo está configurado no site de acordo com as etapas do funil de vendas? A arquitetura da informação está otimizada? Se a resposta for negativa para qualquer uma dessas perguntas reveja toda a estrutura para levar a melhor experiência aos seus visitantes e futuros leads.


7) Melhore a experiência estruturando todas as ofertas das páginas

Como apontado no tópico anterior, o foco do conteúdo é proporcionar a melhor experiência e, assim como é feito no planejamento a curto prazo, para brilhar em 2017 também é preciso mapear incansavelmente as ofertas. Essa tarefa vai orientar o aumento da conversão nos próximos três meses, mas deve ser ampliada para prolongar as respostas no ano que vem.

Dentre as principais perguntas, estão: os visitantes encontram o que procuram? Seu material está sendo baixado, compartilhado e comentado? Como tem sido a aceitação? Para gerar mais leads é imprescindível oferecer conteúdo certo no momento certo. Leva tempo, mas vale a pena!


Tudo pronto para aperfeiçoar sua estratégia?

Essas são algumas maneiras de impulsionar o número de visitantes satisfeitos no site, aumentar a geração de leads e colocar o planejamento à frente. Não deixe com que a rotina trave as melhorias que precisam ser constantes, gerando mais resultados para a sua empresa.

Para aperfeiçoar ainda mais a nova estratégia, baixe o Guia com 20 dicas de como criar conteúdo para gerar mais tráfego e faça 2017 ser a continuação de um trabalho bem sucedido. Boa sorte! 



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