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Como Medir o ROI nas Mídias Sociais?

22/ago/2012
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Como profissional de marketing é divertido ver o número de seguidores e de fãs crescer, ver quantos retweets nós temos e o quanto as pessoas estão comentando no Facebook. É claro que é importante mensurar esse tipo de resultado, mas vejo muitos gerentes e empresários que fazem uma pergunta difícil: "Como isso vai aumentar as nossas vendas e como vamos medir o sucesso?

Se você já se fez essa pergunta (ou escutou essa pergunta), está na hora de incluir mais dados/métricas na sua estratégia de mídias sociais e integrar essas informações para ter uma perspectiva maior de análise. Neste post apresentamos algumas dicas para medir o ROI (Retorno de Investimento) que irão ajudar nas suas metas de vendas e de marketing e que você pode usar para medir e avaliar sua estratégia de mídia social.

Meça as redes sociais em conjunto e separadamente

Cada rede social tem seu próprio conjunto de pontos fortes e fracos. Por exemplo, você pode descobrir que o Twitter traz mais tráfego para o site (com pouca conversão), o Facebook gera mais leads do que o LinkedIn, mas eles são menos qualificados. Você pode analisar sua estratégia de mídias sociais como um agregado de todas as redes sociais para facilitar a comparação com outras campanhas, mas, em seguida, esteja preparado para fazer uma análise de cada rede. Isso permitirá que você identifique quais estão correspondendo ao cumprimento das metas de vendas e ao planejamento de marketing e quais você deve focar ou cortar.

Mensurar ROI nas mídias sociais

Rastreie a conversão Visita-para-Lead

As mídias sociais ajudam a impulsionar o tráfego para seu site, mas o tráfego não converte em vendas? Rastreie rede por rede e de forma agregada para saber quantos desses visitantes são convertidos em leads. Conhecer exatamente o quanto uma rede social desempenha na geração de leads o ajudará a cumprir o seu objetivo principal mensal, com dados suficientes para definir uma meta, de acordo com o que cada rede pode proporcionar.

Mensurar ROI nas mídias sociais

Acompanhe a conversão Lead-para-Cliente

Agora que você sabe quantos leads você consegue de cada mídia social como um todo, está na hora de ver quantos leads transformaram-se em clientes. Essa percepção vai ajudar a implementar uma estratégia direcionada para a equipe de vendas trabalhar com esses possíveis clientes.

 Mensurar ROI nas mídias sociais

Quando você usa um sistema de closed-loop marketing em conjunto com as suas atividades nas mídias sociais, você também pode aprender métricas como: quanto tempo os clientes (via mídias sociais) demoraram para fechar um pedido e quanto esses leads custam para a empresa (com seu tempo e outros recursos) em relação aos leads de outros canais e campanhas.

Pontue os leads e monitore o ciclo de vendas.

Pontue os leads que entram via mídias sociais e controle a quantidade de tempo que esses leads levam dentro do ciclo de vendas (1 semana, 3 meses, 12+ meses). Isso não só ajudará sua equipe de vendas a priorizar seu tempo, mas também irá ajudar a alimentar os leads com conteúdo adicional (ou seja, nutrição de lead) para encurtar o ciclo de vendas. Isso também ajuda a entender o quão valioso é o lead via mídias sociais e como se compara com leads de outras fontes.

Mensurar ROI nas mídias sociais

Veja o comportamento do usuário no site por meio do seu tráfego de mídia social

Compreender a maneira correta de nutrir leads das mídias sociais dependerá desse passo. Ao entender onde o lead entra, navega, sai e o tempo gasto no seu site, você pode ver que tipo de conteúdo aborda as necessidades específicas deles. Portanto, antes de levá-los para o carrinho de compras ou a sua página de "Orçamento”, você pode fornecer conteúdo adicional que aborda os problemas dos visitantes.

Muitos profissionais de marketing têm de justificar constantemente o tempo e dinheiro investidos nas mídias sociais, por isso é importante mostrar o ROI do trabalho desenvolvido.



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