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Como saber se minha empresa tem um bom fit para migrar para a Hubspot?

24/mai/2022
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Há uma grande possibilidade de que mesmo que você conte com uma ferramenta de automação de marketing, em algum momento a ideia de usar a Hubspot já passou pela sua cabeça. Ou talvez essa seja uma dúvida que você esteja lidando no momento em lê esse texto.

A verdade é que todos os dias somos cobrados por extrair o melhor dos recursos que temos. Diminuir o tempo dedicado na coleta de dados para o relatório mensal, automatizar o envio de e-mails, construir uma estratégia de marketing coesa e que entregue resultados contundentes, ter melhor visão dos KPIs para provar o ROI, reduzir custos dos processos, agilizar jornada de compra … a lista é grande. 

Tudo isso deve fazer parte do seu dia a dia, não é mesmo? 

Então, é natural observar o mercado em busca de soluções que melhorem a execução das nossas obrigações para que possamos de fato evoluir profissionalmente e agregar valor real em cada atividade realizada ao invés de apenas cumpri-la. 

Quando falamos sobre os módulos desenvolvidos pela Hubspot, no entanto, há uma questão central que deve vir em primeiro lugar: ela faz sentido para a minha empresa? 

 

hubspot



Com o boom de softwares e aplicações desenvolvidas nas últimas décadas, aprendemos que é impossível fazer tudo de tudo. Um serviço dificilmente será capaz de entregar alta produtividade para A, B, C, D, Y, ou Z empresa. 

Cada setor da indústria possui suas particularidades e necessidades que precisam ser resolvidas. Uma empresa de e-commerce possui objetivos e processos de marketing completamente diferentes de uma manufatura. E é dentro desse pensamento que a avaliação sobre essa ou qualquer outra ferramenta deve se basear. 

 

Afinal, para quem a Hubspot é indicada?  

É inegável o quanto a adoção das ferramentas oferecidas pela Hubspot podem proporcionar para as equipes de marketing e vendas. No HubSpot CRM Platform ROI Report desenvolvido pela própria empresa, podemos entender como a líder do mercado de fato cumpre o que promete. 

Ao analisar dados de mais de 103 mil clientes, a Hubspot notou que os usuários presenciaram esses resultados um ano após a contratação de seus serviços.  

  • 181% de aumento no tráfego do site 
  • 159% de aumento nas entradas  
  • 92% de aumento em negócios fechados-positivos 
  • 41% de aumento na taxa de negócios fechados

 

Dados que salientam o poder que o uso de ferramentas de automação proporcionam para negócios dos mais variados setores, desde construção, serviços de saúde e educação, atividades financeiras, informações.  

Como parceiros da Hubspot, usamos a plataforma com a maioria de nossos clientes, além disso, internamente ela é nossa escolha desde os primeiros passos da Agência Inbound. Uma realidade que nos permitiu acompanhar em primeira mão não apenas se ela é indicada para diferentes indústrias, mas também o que ela proporciona. 

De maneira resumida e bem direta, se tivesse que elencar os segmentos que obtém resultados mais consistentes com o uso das ferramentas da Hubspot seriam: 

  • Tecnologia – SaaS, cibersegurança, TI  
  • Educação – Universidades, Cursos de Idiomas, Treinamentos, Bootcamps 
  • Indústria – Manufatura, Bens de Consumo, Telecom e Utilities 
  • Ambiental – Serviços, Consultoria 

 

O que vemos também é que tanto empresas tradicionais com anos no mercado e que decidiram investir no digital, quanto startups que já nasceram com alto nível de tecnologia, podem gerar resultados positivos. 

Com isso dito, irei trazer algumas das situações que demonstram quando uma empresa é boa candidata para usar as diferentes soluções da Hubspot. 

 

  • Quando o Marketing Hub faz sentido 

 

Nascida a partir dos princípios do inbound marketing, esse hub é indicado para empresas que adotam essa estratégia ou querem aumentar sua maturidade. O que hoje em dia pode-se resumir a toda empresa de médio e grande porte com um departamento de marketing estruturado. 

Saindo do nível básico, se você precisa de uma poderosa ferramenta para converter e nutrir leads no Marketing Hub da Hubspot é uma bela opção, adicionalmente você terá um ambiente completo para análise profunda de dados. 

Disponível: Gratuito, Starter, Professional e Enterprise. 

 

  • Quando o Sales Hub faz sentido 

 

Como o nome diz, esse serviço de vendas é ideal para empresas que precisam engajar clientes e permitir que as equipes de serviço respondam rapidamente às solicitações de tickets. 

Além disso, ao adicionar o CRM da Hubspot empresas podem ter ainda mais visibilidade de cada etapa da jornada de compra, entregando uma experiência mais personalizada e evitar que contatos sejam perdidos por falta de abordagem. 

Disponível: Free, Starter, Pro e Enterprise. 

 

  • Quando o Service Hub faz sentido 

 

Lançado em 2017 como busca de integrar a experiência do cliente ao modelo de negócios baseado em inteligência para marketing e vendas, a Hubspot criou o Service Hub para empresas que oferecem aos clientes uma função de help desk. 

Esse serviço permite que a equipe de atendimento ao cliente consiga resolver problemas em minutos com agilidade, automação e ferramentas de comunicação. Tudo isso com informações de toda a jornada desde o primeiro contato com a empresa centralizadas na plataforma da Hubspot.  

Disponível: Free, Starter, Pro e Enterprise. 

 

  • Quando o CSM Hub faz sentido 

 

Há anos que a Hubspot tem o CMS (Content Management System) como parte de seu portfólio, permitindo que empresas desenvolvam seu website com facilidade, bem como blog, landing page e afins em um único lugar com funcionalidades intuitivas, como módulos drag-and-drop, algo que não vimos em outros serviços até algum tempo atrás. 

Com o CMS Hub é possível ir além e contar com ferramentas de SEO, live chat, integrações de analytics, temas de site, integração com CRM, área de testes, relatórios inteligentes e otimizados. 

Esse é um tipo de serviço indicado para empresas que desejam uma integração suave entre o marketing, vendas, customer service e site em apenas um lugar. Essa é uma decisão que também indica a vontade e escolha de utilizar a Hubspot por muitos anos no futuro, já que o fim do contrato significa ter que migrar tudo para outro serviço ou perder o histórico de suas ações. 

Disponível: Starter, Professional e Enterprise

 

Como saber se sua empresa está pronta para utilizar as plataformas da Hubspot? 

É comum empresas apresentarem os benefícios e possibilidades das ferramentas desenvolvidas pela Hubspot, mas esse é um ponto que muitos deixam de lado. 

Quando pensamos em investir em um novo serviço ou plataforma, é comum que existam receios, afinal, estamos falando de contratos de pelo menos um ano, valores significativos, mudanças de alto impacto nos processos e produtividade das equipes e que podem gerar outros tipos de investimentos, como treinamento para aprendizado, contratação de consultoria para o onboarding. Por isso, além de te ajudar a entender as vantagens da Hubspot, queremos expor cenários que mostram quando a Hubspot faz sentido. 

Antes disso, precisamos citar alguns pontos de preocupação que vemos em relação a esse tipo de contratação: 

  • Preço – apesar de ter um custo-benefício positivo, sua cobrança ainda é feita em dólar então tenha isso em mente na hora de análises.
  • Não saber seu nível de maturidade de marketing e vendas – a Hubspot é desenvolvida para médias e grandes empresas, por isso, negócios em estágio inicial e pouca demanda precisam levar isso em consideração.

 

Com esse ponto abordado, quero trazer situações que mostram que sua empresa está pronta para adotar as ferramentas da Hubspot e assim explorar métodos ainda mais assertivos de captação de leads, construção de uma estratégia de vendas eficiente e proporcionar uma experiência rica ao cliente. 

 

#1 Seu time de vendas e marketing estão bem alinhados 

#2 Você consegue demonstrar o ROI com facilidade, mas essa é uma tarefa pouco intuitiva e toma bastante tempo

#3 Você tem visão de como e quais canais de marketing são mais efetivos

#4 Suas decisões são tomadas com base em dados

#5 Sente que a ferramenta atual está limitando as ações de sua equipe

#6 Perde tempo na coleta e análise de informações entre uma ferramenta e outra

#7 Precisa de uma ferramenta que permita personalizar suas ações e abordagens em múltiplos canais

#8 O seu dashboard é básico e não oferece visibilidade detalhada das métricas

 

Se você trabalha há alguns anos na área de marketing digital e vendas certamente conhece a Hubspot, há grandes chances de até mesmo consumir seus conteúdos e estar por dentro das novidades de suas ferramentas. 

No entanto, sair da cadeira de espectador para a de cliente pode ser um caminho longo sem o entendimento que tentamos trazer neste artigo. Há inúmeras soluções igualmente eficientes no mercado, mas que podem não oferecer o que você deseja ou tudo o que você precisa para alcançar os resultados que planeja. 

Com base em nossa experiência ao longo da última década, pudemos acompanhar empresas de diversos segmentos não apenas a baterem suas projeções, como também dobrar esses números e construir credibilidade no mercado, se tornarem referência em suas áreas de atuação e assim fomentar um ambiente que tantos profissionais e instituições desejam obter – tudo com uma ferramenta que se adaptava à sua demanda, tornando o gerenciamento de cada ação uma tarefa fácil, permitindo que sua equipe evolua paralelamente. 

A Agência Inbound foi a primeira parceria da Hubspot no Brasil e hoje fazemos parte do seleto grupo de empresas com selo Diamond. Se você quer explorar ainda mais as possibilidades dessas ferramentas, fale com nossos especialistas. Em nosso diagnóstico investigamos em conjunto como você pode se beneficiar com as plataformas da Hubspot e automatizar seus processos para crescer continuamente.



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