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Gestão em marketing: menos gastos e mais investimentos

8/nov/2017
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Ter um produto ou serviço que supre as expectativas do seu persona é fundamental para obter sucesso, independentemente do seu ramo de atuação. No entanto, nem sempre isso suporta um negócio. Com a concorrência cada vez mais acirrada, em praticamente todos os nichos de mercado, é preciso apostar em visibilidade. E o marketing é o principal aliado nessa hora.

Mas como você pode melhorar sua gestão em marketing com menos gastos e mais investimentos, para chegar no final do mês e ter um respiro? Afinal, campanhas publicitárias ou ações diversas podem sair caro. Para saber como dar conta do recado, nesse artigo, você vai conferir os seguintes tópicos:

  • Planejamento e organização
  • Comunicação afinada com a equipe
  • Controle orçamentário para marketing
  • Marketing digital com foco no público alvo
  • Software ERP – relatórios atualizados

 

Planejamento com metas

Quando falamos em ter menos gastos e mais investimentos no final do mês, planejamento e organização são palavras que regem as metas. Afinal, se tudo não for muito bem esquematizado, corre-se o risco de aumentar os gastos sem que eles se transformem em resultados. Pense nisso acumulado em um ano!

Para tanto, é preciso avaliar quais ações de marketing são mais interessantes para o seu segmento, quais são as mais eficazes para atingir o seu persona e, a partir disso, criar campanhas de maneira otimizada, pensando em tempo e objetivos. Existem muitas formas de investir em marketing, mas não adianta “atirar” para todos os lados, é preciso ter foco. Crie um arquivo que irá centralizar as ações e os KPI’s que serão acompanhados e mantenha a organização.

Equipe alinhada  

Nem sempre a comunicação do gestor com a sua equipe é uma prioridade dentro das empresas, porque é fácil esquecer que são profissionais de outras áreas e com experiências diversas. Ou seja, o que pode parecer lógico para um não é para o outro.

Dessa forma, ter um plano estratégico com objetivos claros e alcançáveis, cria-se um clima amigável para que os membros da equipe sempre se sintam à vontade para alinhar as ações. Quando isso acontece, existe sintonia no trabalho e a certeza de que todos estão correndo a mesma corrida.

Controle orçamentário para marketing

Quando a ideia é otimizar os custos e o investimento, outra dica é fazer uma gestão orçamentária e um controle financeiro competente, a fim de destinar um determinado valor para o setor de marketing (valor justo e real). Na realidade, essa medida é necessária para controlar os custos e obter um ROI claro.

No entanto, para destinar o valor adequado para o marketing, é preciso planejamento com visão a longo prazo para identificar o que vai ser feito e quanto tempo será necessário. Com esse controle, é possível avaliar, posteriormente, se as ações executadas estão trazendo algum impacto para vendas e para o financeiro da empresa.

Marketing digital como foco do seu investimento

Muito fala-se sobre o impacto do marketing digital, se bem executado, como uma forma mais assertiva de melhorar a sua gestão em marketing e otimizar os investimentos durante o ano. Embora praticamente todos os segmentos possam apostar nas ações online, é necessário conferir canais, alinhar a comunicação e mais, dedicar-se às análises constantes.

Nesse caso, os custos de marketing podem ser otimizados ou realocados para ações de maior impacto, pois estão disponíveis muitas ferramentas, até mesmo gratuitas, que otimizam o trabalho da equipe. Porém, em meio às tantas possibilidades (tantas mesmo), é preciso um olhar muito crítico sobre as mais eficientes para o seu negócio, senão, haverá ainda mais perda de tempo.

Para tanto, você pode contratar uma agência especializada no assunto, que possui inteligência de mercado e poderá direcionar melhor como será o seu investimento e em quais ações são mais adequadas para atingir suas metas.

Software ERP – relatórios atualizados

Uma forma interessante de gerir com sabedoria o marketing da sua empresa é através de um software de gestão comercial, pois interliga os setores da empresa em um único local. Nele, é possível gerar relatórios atualizados de maneira rápida e a qualquer momento. Os levantamentos disponibilizados ajudam na sua tomada de decisões, permitindo que você, ao conhecer a situação atual da empresa, possa otimizar seus investimentos.

Um exemplo disso é o GestãoClick, um ERP cloud que funciona como um sistema de gestão empresarial, possibilitando ainda a conexão dos setores da empresa, a informatização dos dados e a automação dos processos.

Por fim, a gestão em marketing ainda é um assunto que está amadurecendo, pois nem toda a empresa possui investimento fixo ou depende das vendas para destinar esforços para o marketing. Como está sua empresa hoje? Conte-nos, comente quais são os seus desafios.



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