Com o mercado de marketing e comunicação digital se desenvolvendo em proporções imensuráveis, devemos concordar que a disputa entre a concorrência também está se mostrando cada vez mais acirrada. Afinal, por mais que o coração bata mais forte por fazer o que fazemos, desenvolver e gerenciar conteúdos que causem o mesmo nos nossos consumidores não é uma tarefa fácil, e sem os recursos certos, está bem longe de ser.
Dessa maneira, usuários da HubSpot já começam a sentir a transformação trazida pela empresa nos últimos meses. O hub de plataformas se dividia em cinco produtos: Marketing, Sales, CMS, Operations e Service. Com a mudança recente, a gestão do website, conteúdo e automatização de marketing passam a ter novas casas. Dessa maneira, empresas que querem contratar a área de sites (CMS), precisam contratar esse novo módulo.
Acompanhe nosso artigo para entender as principais funcionalidades e características do Content Hub.
CMS Hub vs Content Hub 2024: o que mudou?
Os profissionais habituados ao CMS Hub (Content Management System) sabem que detém no seu cotidiano um software altamente moderno e versátil, que a partir de um único sistema, é capaz de criar websites sem toda a complexidade envolvida no domínio da programação.
Contudo, essa funcionalidade detinha todo o potencial de ser aprimorada e explorada dentro do sistema da HubSpot; o que levou a plataforma a desenvolver uma oferta ainda melhor: o Content Hub. Uma ferramenta especialmente projetada para criar e gerenciar conteúdos com o impulso da Inteligência Artificial.
Com isso, usuários do CMS (novos ou em renovações) precisam contratar o ContentHub para manter seu website dentro da plataforma, do mesmo modo que organizações interessadas em migrar o site para a HubSpot também o devem fazer.
Content Hub: O que é, características e novas features
Como pudemos acompanhar, a explosão da Inteligência Artificial marcou para a HubSpot uma oportunidade significativa de ampliar a qualidade dos seus conteúdos e tornar o que já era favorável em um complexo ainda melhor.
Nesse sentido, a relevância e originalidade atribuída pelo Inbound Marketing se sobressai e forma um novo combustível direcionado à jornada do cliente.
Portanto, podemos definir o Content Hub como um novo ambiente para expandir, centralizar e gerenciar sua produção de conteúdo sem a necessidade de levar seu website à HubSpot, mesmo que isso ainda seja uma (boa) opção.
Mas afinal, o que tem de único nessa nova ferramenta? Bem, é claro que a IA está no pódio dessa solução, mas há também outras features essenciais que te acompanharão em todo o trajeto, como:
-
Voz de marca:
A partir do assistente de conteúdo da HubSpot, o especialista de marketing terá a possibilidade de criar textos que realmente representem a voz das empresas. Basta inserir o conteúdo já existente que, em sequência, a tecnologia de IA irá analisar e gerar um resumo que captura seu posicionamento e tom de voz, bem como desenvolver consistência na criação de novos materiais para o negócio.
-
Content Remix:
Com a feature de remix de conteúdo da HubSpot, agora será possível adaptar conteúdos de um único ativo para o formato de diferentes canais de comunicação. Isso contribuirá para o aproveitamento máximo de cada material produzido ao longo do tempo pelos profissionais da área, de modo que antes, o que era apenas um conteúdo de blog, por exemplo, agora tem a possibilidade de virar um post para redes sociais, e-mails ou até mesmo SMS.
Uma nova funcionalidade que ajuda a maximizar a produção de conteúdo e experimentar novas estratégias, alcançando assim o público onde e como ele preferir.
fonte: HubSpot
-
Content Embed:
O Content Embed elimina a necessidade de lidar com códigos complicados, permitindo que o especialista em marketing crie e atualize o conteúdo do site WordPress de forma ágil e simplificada. Além disso, a integração com os dados da HubSpot torna o conteúdo mais atrativo e personalizado, proporcionando uma experiência intuitiva e descomplicada para o consumidor final.
Com os recursos de incorporação de conteúdo, é possível criar seções no HubSpot e integrá-las ao site – seja no HubSpot ou no WordPress. Atualmente, apenas o editor Gutenberg do WordPress suporta essa funcionalidade.
-
Vídeo e Podcast:
Em relação a vídeos e podcasts, agora os profissionais de marketing estarão livres para elaborar todo o conteúdo audiovisual dentro da plataforma da HubSpot, além de contar com o apoio inteligente da IA em questões cotidianas, como um áudio bem estruturado, descrição de episódios ou criação dos mesmos, por exemplo. Fora isso, também terá a possibilidade de gerar links que poderão ser compartilhados em serviços de streaming, ampliando o alcance e a visibilidade do conteúdo produzido.
-
Conteúdo Inteligente:
O conteúdo inteligente basicamente servirá como uma ótima ferramenta para apoiar o desenvolvimento de conteúdo de e-mail, posts de redes sociais e artigos simples impulsionados pela Inteligência Artificial.
Dentro desse contexto, profissionais poderão usar as criações da IA como base para aprimorar suas abordagens e trazer conteúdo ainda mais personalizado. Liberando sua agenda para focar em produções mais complexas que exigem o toque humano para criar a conexão com os personas e público-alvo.
-
Traduções por IA:
Para os profissionais que lidam com empresas internacionais, esta ferramenta será uma mão na roda na hora de desenvolver conteúdos que requerem adaptações para outros idiomas.
Com ferramentas de IA fornecidas pelo DeepL, será possível traduzir automaticamente a página e criar novas variações em diferentes idiomas com base no conteúdo original, além de substituir materiais existentes por uma nova tradução.
-
Advanced Analytics & Reporting:
Ao centralizar essas funcionalidades em um único ambiente, a HubSpot oferece às equipes de marketing, vendas e serviços uma visão abrangente e detalhada do desempenho das estratégias aplicadas em diversos canais. Isso permite que os profissionais avaliem com precisão o impacto de cada iniciativa.
-
A/B Testing:
A versatilidade dos testes A/B também estará presente entre as features do Content Hub. Aqui, a diversidade entregue por dois conteúdos diferentes possibilitará ao profissional da comunicação uma visão mais clara sobre qual abordagem ressoa melhor com a audiência-alvo. Com o IA será possível testar diferentes abordagens com mais rapidez e entender o que melhor funciona, focando todos os esforços na opção com mais resultados.
Content Hub e Marketing Hub: As funcionalidades de cada ferramenta
Como vimos, a plataforma de Content Hub chegou com uma série de funcionalidades para aprimorar o modo como os conteúdos são desenvolvidos e gerenciados.
Contudo, por mais que o software detenha qualidades quase infinitas, é inegável que o apoio de recursos que monitoram e geram leads, - ao mesmo tempo em que automatizam operações multifacetadas -, é essencial; o que já se enquadra à plataforma de Marketing Hub da HubSpot.
Dessa maneira, funcionalidades que antes faziam parte do Marketing Hub agora ficam concentradas no ambiente de Conteúdo. Em suma, enquanto um centraliza suas operações para automação, geração e pontuação de leads, por exemplo, o outro se baseia no desenvolvimento de conteúdos que agreguem valor ao usuário final, bem como realiza o gerenciamento de sites e vídeos e otimiza a distribuição desses materiais. Mas isso não é tudo, afinal, assim como pessoas, cada um tem uma particularidade no seu todo:
Content HubCrie e gerencie conteúdo |
Marketing HubGere leads e automatize campanhas de marketing |
|
Principais funcionalidades |
|
|
Com isso, podemos concluir que a evolução tecnológica é o principal impulsionador da HubSpot, que, por sua vez, desenvolve soluções cada vez mais voltadas à produtividade e inovação profissional, contribuindo assim, para uma jornada de resultados promissora.
Ela ainda pode ser potencializada com parceiros especialistas no assunto, que irão te ajudar a explorar todo o potencial da sua empresa sem a necessidade de entrar numa bolha complexa e cheia de abas. Aprofunde-se nas possibilidades com quem sabe de HubSpot!