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Inbound Marketing para empresas de software SaaS

Andre Jensen
22 de Janeiro de 2016
por Andre Jensen
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Nós conversamos com muitas empresas (e clientes) de software SaaS que já tentaram fazer Inbound Marketing/Marketing de Conteúdo sozinhos, ou com outras agências, e a grande maioria das experiências são frustradas com resultados “mais ou menos”.

Como a primeira agência de Inbound Marketing no Brasil, estamos trabalhando nisso há mais de 6 anos e nesse tempo já vimos muitos exemplos bons e ruins de Inbound Marketing

Os 3 principais motivos dessa performance “mais ou menos” é a falta de planejamento estratégico, branding, posicionamento e um website otimizado para conversão.

Planejamento estratégico para seu software SaaS

É fato, Inbound Marketing é mais complexo do que o marketing tradicional, devido à quantidade de buyer personas, a jornada do comprador e a utilização de um software de automação de marketing. Para o Inbound Marketing é necessário, por exemplo, fazer um plano para a estratégia de divulgação antes mesmo de escrever qualquer artigo ou e-book.

Por exemplo, vamos supor que seu software tem 5 buyer personas que você apontou como os principais tomadores de decisão, usuários ou influenciadores da sua plataforma. Cada um desses buyer personas têm desafios, problemas e realidades diferentes e, para atingir todos de forma efetiva, é necessário ter um mapeamento de conteúdo para cada um, que vai atrair, converter, convencer e testar seu software. É um projeto grande e obviamente você não quer errar na execução.

Além disso, a estratégia de conteúdo, geração de leads e automação precisam estar 100% alinhadas com a estratégia global da sua empresa. Muitos softwares SaaS pulam essa etapa para entrar na web mais rapidamente. É um grande erro, mas pode ser corrigido ainda!

Branding e posicionamento único para empresas de software SaaS

Tão importante quanto o planejamento estratégico é uma revisão do seu branding e posicionamento no mercado. O que fazemos aqui na agência é uma análise da sua empresa, software e do mercado em geral, avaliando seus concorrentes principais e seu posicionamento único comparado a eles. Se vocês estão falando a mesma coisa e tem um software mais ou menos semelhante, a única diferença será o preço, e eu sei de fato que você não quer competir apenas neste fator, pois ninguém ganha. Neste caso, então, é necessária uma análise.

Procurando seus diferenciais “verdadeiros” e a criação de uma unique selling proposition (posicionamento único) vai permitir que seu software se destaque no mercado. E isso é apenas um exercício (de muitos) que precisam ser feitos antes de começar a execução de Inbound Marketing. Seu branding precisa refletir esses fatores em tudo que faz on ou off-line.

Website super-otimizado para conversão em trials/ avaliações gratuitas

Tão importante quanto os outros dois pontos acima é a otimização do seu site, ainda mais para empresas de software SaaS, que fazem grande parte do volume total de vendas através da homepage.. Quando falamos em otimização, já pensamos em SEO, que é bem importante, mas a otimização referida, é sobre a capacidade do seu site entregar resultados desejados.

Falamos muito aqui para os clientes novos “você está começando uma jornada”, isso porque a primeira decisão é aonde você quer chegar. Usando um exemplo simples de planejar uma viagem de carro com sua família, o primeiro passo é sempre decidir para aonde querem ir. Após planejar outros itens importantes, vocês estão prontos para prosseguir, mas ainda será necessário ter um carro que consiga levar sua família para onde desejam com agilidade, conforto e segurança. Assim como o carro, o seu site é um veículo para seu software SaaS, o que falta é o combustível, que é o Inbound Marketing.

Você pode ter um site bem estruturado e otimizado, utilizando o SEO, mas o que adianta se ele não converte?

Lembre-se que seu site são duas coisas:

1) Seu melhor vendedor;
2) Seu maior ativo de marketing.

Vale a pena investir nele, invista em Inbound Marketing.

O que você pode fazer hoje?

Acredite, a maioria dos seus concorrentes não fazem esses trabalhos antes de começar seu marketing, eles têm tanta pressa para vender e dominar o mercado que não param para avaliar se estão fazendo da forma correta ou não. A grande maioria procura uma agência de publicidade ou gerente de marketing interno para lançar um produto o mais rápido possível sem qualquer análise prévia. Por um lado, a urgência é compreensível, mas pelo outro, é arriscado aventurar-se em um carro quebrado na estrada, ou pior, completar o tanque com gasolina adulterada!

A primeira coisa que pode ser feita é conversar com uma agência de Inbound Marketing com experiência em entregar resultados. Eles vão fazer uma análise ou diagnóstico dos itens apresentados acima e com certeza listarão algumas dicas de como consertar a direção que você está indo em sua jornada.

Em segundo lugar, você poderia simplesmente refletir sobre sua estratégia, seu branding e posicionamento e a performance do seu site. Tente pensar objetivamente e ser sincero com você mesmo. Se você acha que sua estratégia de negócios não está alinhada com sua estratégia de Inbound Marketing, volte a desenhar ou peça a consultoria de uma empresa especializada para te ajudar com maior agilidade, facilidade e assertividade.



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