Não há dúvidas de que os CRMs são ferramentas capazes de beneficiar empresas de diferentes segmento, uma nova realidade que vale também para as fintechs e organizações que atuam no mercado financeiro.
Um sinal de como a tecnologia é um recurso de certa importância nas estratégias da maioria das organizações. Para se ter uma ideia, segundo estimativas da Grand View Research, 91% das empresas com 10 ou mais funcionários usam um CRM. Além disso, de acordo com pesquisa da Resco.net, 74% das empresas dizem que a tecnologia CRM oferece melhor acesso aos dados do cliente.
E diante tantos dados coletados, informações cruzadas, e milhares de possibilidades que as ferramentas de CRM oferecem, há práticas que podem ajudar a explorar ainda mais os recursos desses softwares, e, neste artigo, falaremos sobre algumas delas. Continue a leitura e entenda.
O potencial de um CRM para fintechs está bastante associado à forma como seus recursos são explorados, tendo atualmente práticas importantes que podem ser adotadas pelas empresas do segmento financeiro. Confira algumas delas:
O CRM é a matéria-prima para as campanhas de marketing e vendas, pois agrupa todos os dados de clientes e prospects, com o objetivo de implementar uma comunicação personalizada e, assim, criar um relacionamento relevante.
Mas, para que essa ferramenta seja totalmente aproveitada e gere insights assertivos, ela deve ser devidamente organizada. Por isso, é crucial estar atento a todos os recursos e funcionalidades existentes, preenchendo cuidadosamente os campos apenas com informações essenciais para a sua estratégia de negócio.
O CRM nada mais é do que uma ferramenta de gestão de relacionamento com o cliente que possibilita segmentar contatos e oportunidades de negócio, automatizar tarefas e personalizar interações.
Então, explore essas funcionalidades para gerenciar o relacionamento com o cliente em todas as etapas, desde o primeiro contato até o pós-venda, resultando em um atendimento de excelência.
Assim como citado nos tópicos acima, para se alcançar os resultados esperados do CRM, é primordial saber usá-lo adequadamente. Para isso, treinar o time é um passo obrigatório, já que são eles que estão manejando a plataforma diariamente.
Muitas vezes, os colaboradores já possuem experiência, mas treinamento nunca é demais, além das funcionalidades e recursos oferecidos na ferramenta, há atualizações que precisam ser aplicadas frequentemente para conseguir ter uma gestão de CRM consistente.
Este é um tópico importante, há quem ainda pense que o CRM é apenas uma ferramenta que armazena dados dos clientes. Mas não é isso. Aliás, é muito mais que isso!
Com os dados coletados e atualizados constantemente na plataforma, é possível entender melhor o público para ações futuras, deixando-as cada vez mais personalizadas e assertivas, com o intuito de criar conexões duradouras.
Quando se adota boas práticas de uso de um CRM, as empresas obtêm variados benefícios, que englobam inteligência, eficiência e produtividade para as equipes tomarem as decisões certas para as próximas campanhas.
Abaixo, destacamos alguns ganhos que um bom CRM pode oferecer para fintechs:
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O CRM da HubSpot é uma ferramenta completa que atende às principais necessidades das empresas do ramo financeiro, e, ao adotá-la, o CRM é automaticamente integrado com os hubs de marketing, vendas, atendimento ao cliente e operações da HubSpot, proporcionando mais eficiência para as equipes e uma melhor experiência aos clientes.
As vantagens do CRM da HubSpot:
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A Agência Inbound é parceria Diamond da HubSpot no Brasil, e possui uma equipe especializada que pode ajudar a sua empresa a explorar todo potencial da ferramenta, aplicando as práticas necessárias para se alcançar o melhor resultado.