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Marketing para fintechs: Principais desafios enfrentados pelos profissionais

28/abr/2022
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Apesar de ser um tema recorrente no mercado moderno, elaborar e definir uma boa campanha de marketing para fintechs não é lá uma tarefa simples e descomplicada como muitos gestores acreditam.

Afinal, mesmo com toda a inovação por trás dessas startups, há desafios enormes e uma concorrência cada vez maior de empresas com soluções semelhantes, o que demanda muito planejamento estratégico e direcionamento de ações específicas.

Logo, fazer marketing para fintechs e instituições financeiras requer, acima de tudo, especialização e conhecimento de mercado, podendo ser, inclusive, o principal core para o sucesso de seu negócio.

Quer saber mais e conferir dicas práticas sobre o tema? Então, fica com a gente até o final!

 

Por que investir em marketing para fintechs no Brasil?

De acordo com uma pesquisa da Statista, já existem mais de 10.755 fintechs espalhadas por todo o continente americano, sendo o Brasil um dos principais destaques nesse cenário de inovação e tecnologia no ambiente corporativo.

Na prática, esse número representa um crescimento de 89% de novas empresas desde 2018, e um salto de 45% entre 2020 e 2021.

Entre nomes conhecidos e de grande referência nacional e internacional, vale destacar alguns cases de sucesso brasileiros, como Nubank, Ebanx e PicPay, sendo as duas primeiras unicórnios e já com operação em outros países.

E o que todas elas têm em comum, além de serviços e soluções inovadoras? O investimento pesado e direcionado em marketing.

Basta notar qualquer ação, anúncio, publicidade ou post dessas fintechs para observar que, por trás de serviços e produtos, vende-se muito mais experiências, vantagens, empoderamento do cliente, satisfação e facilidades do que qualquer outra coisa. E é justamente este tipo de marketing para fintechs que tem diferenciado startups de instituições convencionais.

 

Quais os principais desafios do marketing para fintechs?

Mesmo com tantos cases de sucesso e marcas que se tornaram referência de mercado, fazer marketing para fintechs é algo desafiador e, cá entre nós, sem “receitas prontas”.

Portanto, as dicas a seguir servem como modelo de orientação, mas a definição e implementação de uma campanha ideal para a sua fintech requer planejamento e ações estratégicas específicas e de acordo com as necessidades do negócio.

 

Criar e manter um branding consistente

 

Sem dúvidas, um dos principais desafios do marketing para fintechs se refere a criação – ou mesmo a manutenção – do branding em meio a uma concorrência enorme e extremamente dinâmica.

Em outras palavras, como conquistar destaque e confiança ao lado de tantas marcas novas e outras gigantes já consolidadas no mercado?

Apesar de não ter uma resposta absoluta e óbvia para tal questão, o que tem se demonstrado e comprovado entre aqueles que investem em marketing para fintechs é que essas empresas buscam oferecer novas experiências, muito mais do que soluções convencionais.

Além disso, a abordagem e a linguagem utilizada na comunicação com o público é muito mais objetiva, direta e moderna, coisa que os bancos tradicionais ainda buscam se adaptar e se reinventar com suas marcas.

 

Atrair leads qualificados

 

Outro grande desafio do marketing para fintechs está ligado ao processo de captação e conversão de leads. Isso porque a maior parte dessas empresas direciona suas ações a uma ideia de “descomplicar” a vida de seus usuários e de “solucionar” gargalos e burocracias comuns em instituições financeiras convencionais.

Logo, este processo de atração e de convencimento do lead requer etapas detalhadas dentro de uma estratégia que trabalhe de ponta a ponta, desde o reconhecimento das dores, até os desejos finais do consumidor.

 

Contratar tecnologia com impacto real

 

Falar em marketing para fintechs sem destacar o papel fundamental das ferramentas tecnológicas existentes hoje no mercado é algo impensado. Afinal, as melhores campanhas que geraram resultados reais às empresas nos últimos anos tinham algo em comum: a tecnologia aplicada às estratégias e ações de marketing.

Hoje, independentemente do tamanho ou especialização de sua fintech, a sua base de leads e prospects pode duplicar ou triplicar em questões de meses e, indispensavelmente, sua empresa precisará gerir isso no mesmo ritmo, seja investindo em ferramentas próprias ou terceirizando por meio de agências especializadas.

Na prática, estamos falando de tecnologias como CRMs, automação de marketing, customer support, entre outras, que permitirão não apenas otimizar a sua gestão e atendimento, como também de mensurar e avaliar os resultados das ações implementadas.

 

Concorrência com bancos e outras fintechs

 

Por fim, como bem destacado, o mercado de fintechs no Brasil e no mundo acelera em uma velocidade e dinâmica incalculáveis. Além disso, é preciso levar em consideração a concorrência de instituições financeiras convencionais, que também passam a investir em inovação e em soluções modernas.

Para se ter uma ideia, um levantamento da Ernst & Young, 64% dos consumidores ao redor do mundo já usavam uma ou mais plataformas fintechs em 2019, um crescimento de 33% em relação a 2017.

No Brasil, o número de consumidores digitais que utilizam serviços de fintechs é de 40%, colocando o país em 4º lugar em um ranking mundial.

Isso demonstra como o mercado é enorme, mas em contrapartida a quantidade de empresas e serviços é igualmente grande, o que aquece a concorrência e suscita ações e diferenciais cada vez mais exclusivos.

E a aposta do marketing para fintechs é justamente de buscar alternativas, inovações, novos recursos, funcionalidades e experiências que ainda não existem ou que abrem espaços a serem trabalhados nesse complexo mercado.

Em resumo, esse é um pequeno panorama sobre o cenário das novas empresas financeiras e como o marketing para fintechs surge como fator imprescindível para o destaque e sucesso de tais organizações hoje em dia.

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