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Melhores práticas de CRM para fintechs e empresas de serviços financeiros

7/jun/2022
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Não há dúvidas de que os CRMs são ferramentas capazes de beneficiar empresas de diferentes segmento, uma nova realidade que vale também para as fintechs e organizações que atuam no mercado financeiro.

Um sinal de como a tecnologia é um recurso de certa importância nas estratégias da maioria das organizações. Para se ter uma ideia, segundo estimativas da Grand View Research, 91% das empresas com 10 ou mais funcionários usam um CRM. Além disso, de acordo com pesquisa da Resco.net, 74% das empresas dizem que a tecnologia CRM oferece melhor acesso aos dados do cliente. 

E diante tantos dados coletados, informações cruzadas, e milhares de possibilidades que as ferramentas de CRM oferecem, há práticas que podem ajudar a explorar ainda mais os recursos desses softwares, e, neste artigo, falaremos sobre algumas delas. Continue a leitura e entenda.

 

Melhores práticas de CRM para fintechs e empresas de serviços financeiros 

O potencial de um CRM para fintechs está bastante associado à forma como seus recursos são explorados, tendo atualmente práticas importantes que podem ser adotadas pelas empresas do segmento financeiro. Confira algumas delas:

 

1 — Saber organizar os seus dados inserindo as informações relevantes   

 

O CRM é a matéria-prima para as campanhas de marketing e vendas, pois agrupa todos os dados de clientes e prospects, com o objetivo de implementar uma comunicação personalizada e, assim, criar um relacionamento relevante.

Mas, para que essa ferramenta seja totalmente aproveitada e gere insights assertivos, ela deve ser devidamente organizada. Por isso, é crucial estar atento a todos os recursos e funcionalidades existentes, preenchendo cuidadosamente os campos apenas com informações essenciais para a sua estratégia de negócio.

 

2 — Utilizar o CRM para melhorar o gerenciamento 

 

O CRM nada mais é do que uma ferramenta de gestão de relacionamento com o cliente que possibilita segmentar contatos e oportunidades de negócio, automatizar tarefas e personalizar interações.

Então, explore essas funcionalidades para gerenciar o relacionamento com o cliente em todas as etapas, desde o primeiro contato até o pós-venda, resultando em um atendimento de excelência.

 

3 — Treinar o seu time para fazer um bom uso da ferramenta  

Assim como citado nos tópicos acima, para se alcançar os resultados esperados do CRM, é primordial saber usá-lo adequadamente. Para isso, treinar o time é um passo obrigatório, já que são eles que estão manejando a plataforma diariamente. 

Muitas vezes, os colaboradores já possuem experiência, mas treinamento nunca é demais, além das funcionalidades e recursos oferecidos na ferramenta, há atualizações que precisam ser aplicadas frequentemente para conseguir ter uma gestão de CRM consistente.  

 

4 — Ver o CRM como uma ferramenta para gerar insights  

 

Este é um tópico importante, há quem ainda pense que o CRM é apenas uma ferramenta que armazena dados dos clientes. Mas não é isso. Aliás, é muito mais que isso! 

Com os dados coletados e atualizados constantemente na plataforma, é possível entender melhor o público para ações futuras, deixando-as cada vez mais personalizadas e assertivas, com o intuito de criar conexões duradouras. 

 

Como um CRM pode beneficiar as empresas do ramo financeiro

Quando se adota boas práticas de uso de um CRM, as empresas obtêm variados benefícios, que englobam inteligência, eficiência e produtividade para as equipes tomarem as decisões certas para as próximas campanhas.

Abaixo, destacamos alguns ganhos que um bom CRM pode oferecer para fintechs:

  • Melhor organização de dados e aumento da produtividade: ter milhares de dados organizados e otimizados facilita o acesso às informações necessárias para criação de campanhas. 
  • Aprimoramento da comunicação entre áreas: com os dados centralizados em uma única plataforma, as equipes de outras áreas conseguem acompanhar e seguir a mesma linha de estratégia. 
  • Facilidade em entender o cliente e oferecer os itens certos para ele: dados assertivos em mãos permitem criar abordagens personalizadas com resultados mais satisfatórios.
  • Oferece a possibilidade de integrar os canais de comunicação: a integração dos canais de comunicação permite garantir uma experiência uniforme no atendimento ao cliente.
  • Aumenta as chances de gerar leads qualificados: o CRM servirá como plataforma completa e dinâmica para alcançar qualquer resultado desejado e gerar leads mais qualificados ao seu negócio. Isso porque a ferramenta tem o potencial para otimizar as atividades, permitindo identificar quem são os potenciais clientes.

 

Leia mais sobre o tema: CRM para fintechs: saiba como gerar leads mais qualificados

 

Conheça o CRM da HubSpot: um software completo para as fintechs e empresas de serviços financeiros

O CRM da HubSpot é uma ferramenta completa que atende às principais necessidades das empresas do ramo financeiro, e, ao adotá-la, o CRM é automaticamente integrado com os hubs de marketing, vendas, atendimento ao cliente e operações da HubSpot, proporcionando mais eficiência para as equipes e uma melhor experiência aos clientes.

As vantagens do CRM da HubSpot:

  • Informações centralizadas em um único lugar;
  • Melhor personalização no gerenciamento de leads;
  • Relatórios aprofundados e dashboards customizados por área;
  • Mais de 450 integrações.

 

Conte com a Agência Inbound para aproveitar todo potencial do CRM da HubSpot

A Agência Inbound é parceria Diamond da HubSpot no Brasil, e possui uma equipe especializada que pode ajudar a sua empresa a explorar todo potencial da ferramenta, aplicando as práticas necessárias para se alcançar o melhor resultado. 



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