O desafio de mensurar e analisar dados foi aceito pelos gerentes de marketing! Muito ouvimos sobre Business Analytics e Data-driven, porém sabemos que os profissionais são bombardeados por dados de relatórios, dashboards e sistemas todos os dias.
Todos buscam, em meio ao caos, uma vantagem competitiva e novas informações que aliviem e ajudem no peso de entregar resultados.
Aí surge uma dúvida: Os dados estão ajudando ou atrapalhando o marketing das empresas?
Definitivamente a resposta pode variar, pois existe um leque de ferramentas/softwares que disponibilizam e facilitam dados e análises, mas a questão é: será que tudo isso está sendo utilizado da forma correta?
Como profissional do marketing, tenho visto empresas focadas em vendas e se perdendo em meio às ações e a frustração sempre está presente no final do mês, mas cada profissional possui uma visão sobre o seu real problema.
Minha tarefa é mostrar o que pode estar prejudicando a utilização de um plano mais concreto e novos resultados para a sua empresa. Vale a reflexão.
Por que a análise de marketing pode ser um desafio? Alguns motivos:
Os dados armazenados em seu sistema podem ser incompletos e inconsistentes, por exemplo, duplicados ou faltantes, até mesmo antigos, sem qualquer atualização ou atenção.
O grande problema é que, se sua empresa se baseia nesses dados para fazer campanhas e analisar resultados, pode ser uma perda de tempo.
Pergunte-se: Há quanto tempo você não limpa sua base ou a segmenta?
Softwares existem para ajudar a melhorar a qualidade de dados, mas a solução real é um compromisso significativo e disciplina por parte do responsável. Se não, aproveitar esses dados será uma realidade cada vez mais distante.
Os profissionais estão aprendendo todos os dias a lidar com os dados em grande escala, mas ainda podem se afogar neles. São dados sobre cliente, marketing, vendas, faturamento, performance e não acabam. Invista tempo no que realmente importa e influencia no seu trabalho.
Uma dica é criar um modelo de relatório mensal, o qual você atualiza e unifica as ações e resultados que impactam no seu departamento.
Afinal, após reunir tudo, o que fazer? Pare algumas horas, pense e faça um planejamento detalhado com base nos objetivos de negócios e comunicação. Insights a partir de tudo que você conhece e lê certamente aparecerão.
Você precisa reconhecer que os consumidores/ personas não são robôs. Às vezes, eles dizem uma coisa e fazem outra. Ou, eles fazem algo hoje e não farão amanhã.
Os dados só podem fornecer insights sobre o comportamento do consumidor ou do seu cliente. Ele não pode fornecer todas as respostas, pois existem outras questões que envolvem esses resultados, por exemplo, curiosidade ou o persona pode não estar preparado.
O que quero dizer é que é muito importante fazer uma avaliação detalhada e não só olhar o que está na tela, achando que possui tudo que precisa.
Voltando à questão do que fazer com os dados, aqui pode estar uma das respostas. Muitos profissionais simplesmente não sabem medir as métricas.
Sim, realizar a conta, sim, colocar no papel e determinar o valor real de um tempo de vida do cliente (LTV) ou custo de aquisição por cliente (CAC).
Parece uma realidade cruel, mas em meio à tanta demanda, tarefas diárias, e-mails, não priorizamos parar e analisar tudo isso. Uma sugestão é começar a estruturar isso dentro da empresa e colocar tudo em ordem. No final do mês ficará bem mais fácil mensurar esses dados tão importantes.
Enquanto o tempo passa, os dados se atualizam. Enquanto você se preocupa com mil e uma tarefas, as oportunidades se vão. O grande problema dos dados é que você pode estar ignorando 80% deles.
Não é segredo que as tomadas de decisões precisam ser com base em dados, mas quantas vezes paramos no fim do mês para fazer isso?
Comece por partes, mas comece, principalmente se você tiver uma ferramenta de automação de marketing, o que facilita ainda mais a parte analítica.
Como a análise de dados pode ser uma alavanca para ajudar as empresas a diferenciar as suas soluções para clientes e melhorar o faturamento?
Simples, tornar isso rotina e cada vez mais maduro. Os processos devem ser facilitados e não um pesadelo. Atualize as ferramentas, leia tendências e torne esse desafio cada vez mais inexistente em sua empresa.