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Por que sua empresa precisa criar uma fan page no Facebook

1/out/2014
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Segundo a HubSpot, 43% das empresas B2B e 77% das empresas B2C relataram que adquiriram um cliente através do Facebook.

Com mais de 1,1 bilhão de usuários em todo o mundo, o Facebook, que em fevereiro de 2014 completou 10 anos, é a maior rede de relacionamentos do mundo, na qual pessoas publicam, curtem e compartilham aquilo que mais lhe agradam com seus amigos e familiares. Uma ferramenta poderosa que certamente deve fazer parte da sua estratégia de marketing digital. Crie conteúdo que seja relevante para os seus clientes e deixe que eles promovam a sua marca com o boca a boca social.

Dicas chave:

1. Comece criando uma página e não um perfil

Muitas marcas quando decidem ingressar no Facebook, criam um perfil e não uma página (fan page). Com isso, elas acabam atraindo o número limite de curtidas para esse perfil, precisando criar outros e assim sucessivamente. Além dessa prática ser contra as políticas do Facebook, os perfis não possuem os mesmos recursos que as fan pages. Nas páginas empresariais, é possível ter uma visão geral de quantas curtidas a página conquistou, o alcance das publicações e o envolvimento das pessoas com elas, e até mesmo o perfil do público que interage diariamente com a marca no Facebook.

2. Crie conteúdo exclusivo para a fan page

Não adianta programar os conteúdos divulgados em outras plataformas para desembocarem sem nenhuma preocupação na fan page. Os fãs procuram conteúdos exclusivos, que agreguem valor e que sejam interessantes. Use imagens chamativas para atrair a atenção dos leitores na timeline. Segundo a HubSpot, postagens com imagens geram 39% mais interação. Não redija posts muito extensos, 250 caracteres são o suficiente para passar a mensagem desejada e gerar maior engajamento, e o mais importante, não fale apenas dos seus produtos e serviços, apresente soluções que eles possam oferecer indiretamente para o público.

3. Não ignore os comentários negativos

Comentários negativos sempre existirão e é importante que as marcas saibam lidar com isso de maneira amigável. Excluir o comentário ou ignorar não ajudará em nada, pode enfurecer ainda mais o consumidor e fazer com que ele promova um alvoroço na página de fãs. Responder a crítica no próprio comentário agradecendo e mostrando que a marca se preocupa com o que o consumidor pensa, é a melhor solução. Se for necessário, chame- o para uma conversa privada, onde será possível acalmá-lo e apresentar soluções para o problema ocasionado pela marca. Dessa forma, é possível no final de tudo solicitar que ele retire o comentário negativo do ar.

4. Descubra o melhor horário para postar

Estudos apontam alguns horários nobres para divulgar conteúdo na fan page, no qual o índice de pessoas online é maior. Porém mais do que seguir esses dados, é importante descobrir os horários que o seu público está conectado. Para isso, é importante fazer uso de algumas ferramentas como Facebook Insights, que apresenta métricas de acesso em cada post da página.

5. Mensurar é preciso

O que vale mais: 1 milhão de fãs dispersos ou 10 mil que são fieis e que interagem com a sua marca? É preciso refletir sobre esse questionamento, pois muitos julgam o sucesso de uma página pelo número de curtidas, mas não percebem que o número de pessoas que de fato interagem com a marca são poucas ou nenhuma. Mensurar o engajamento do público é importante, tanto para manter a estratégia que está dando resultados, quanto para mudar o caminho caso os objetivos traçados não sejam alcançados.

Não fique de fora dessa Rede Social. Comece a socializar agora com seus fãs. Curtiu o artigo? Deixe seu comentário!



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