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Por que você precisa de uma estratégia de conteúdo para e-commerce?

10/mar/2014
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Muito do que as pessoas sabem sobre seu e-commerce é o que leem, veem ou ouvem sobre você online — no seu site, outros sites da sua indústrias, nos resultados dos motores de busca e nas mídias sociais. A maioria do conteúdo que você controla diretamente (texto, fotos, vídeos e áudios), você mesmo publica.

O fato de você ter tanto controle sobre um fator que determina em grande parte o seu sucesso, significa que é melhor você saber como criá-lo. É melhor você conhecer como montar uma estratégia de conteúdo, pois é a receita universal para atrair atenção, gerando leads (pessoas interessadas) e convertendo-as em clientes. Mas como qualquer ferramenta, só funciona se você souber como usá-la efetivamente.

Os sites que consumidores visitam e ficam mais tempo são aqueles que consideram mais agradável e valioso. Os sites nos quais os clientes gastam mais são aqueles com novo conteúdo que os ajudam a comprar e/ou os fazem voltar até estarem prontos para comprar.

Esses sites entendem princípios-chave de estratégia de conteúdo. Por exemplo, eles percebem que o valor do produto nem sempre é evidente e que os visitantes da web querem informações úteis, e não apenas um discurso sobre porque você deve comprar. Eles também entendem que alguns compradores preferem ter uma experiência online e não somente a obrigação de "fazer uma compra e esperar o produto chegar" - eles querem um ambiente de compras que os engajem. Esses sites também sabem como criar e alavancar a personalidade única da marca, com conteúdo que diferencia e empolga. Estes sites fazem marketing, não estão apenas vendendo. 

Se eles não compram seu conteúdo, não comprarão seu produto

Sites são como filmes, livros, programas de televisão e outras formas de mídia. Eles não têm sucesso se não prenderem a atenção das pessoas. Conteúdo consiste de textos, imagens, áudio e gráficos— basicamente qualquer forma de expressão usada para comunicar ideias. Mas como você sabe pela própria experiência, ao assistir um filme ruim — você pode ter muitas palavras (ou “ação”) e ainda assim não ter muito conteúdo.

Conteúdo é a experiência de ler, assistir ou ouvir como aquelas ideias são apresentadas. As pessoas sabem se o conteúdo for bom — elas ganham valor do que foi apresentado e da forma como foi apresentado. As ideias são inerentemente interessantes, perspicazes, intrigantes, úteis, permissivas, informativas ou têm valor de alguma outra forma. E a apresentação é tecnicamente competente - o autor sabe como contar uma boa história, escrever um bom artigo, produzir um vídeo cativante ou executar qualquer outra peça de conteúdo.

Faça o conteúdo atrair, manter e motivar os clientes para a compra

Sites de e-commerce são diferentes de outros tipos de sites, no entanto, eles compartilham alguns traços. Conteúdo não pode ser apenas engajador e não pode apenas promover produtos. Ele precisa:

1) Atrair e manter o consumidor interessado;

2) Motivar o cliente do “sim, estou interessado” para “sim, quero comprar”;

3) Fazer a venda.

É um desafio! A boa notícia é que há alguns princípios de e-commerce que controlam quanto sucesso você pode ter nessas três frentes e vamos falar delas no próximo artigo.


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