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Porque não contratar recém-formados para cuidar das mídias sociais

27/mar/2013
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Em nossa incessante busca por conteúdo de qualidade e material que sirva de inspiração para escrevermos no blog, acabamos caindo nesta reportagem do Inc. e gostamos dos argumentos, pois o que mais vemos por aí são os sobrinhos da Geração Y que, por ficarem o dia inteiro na Internet, ‘conhecem’ e podem trabalhar com mídias sociais. Como é óbvio que essa é a maior falácia que existe e nenhuma empresa que leva seus negócios a sério deve deixar sua marca nas mãos de pessoas inexperientes, nós escolhemos alguns motivos para não contratar um recém-formado para controlar seu marketing nas mídias sociais. 

1.  Falta maturidade

Os jovens de hoje em dia estão mais preocupados em conhecerem a si mesmos e a encontrarem o emprego ideal que dará satisfação pessoal, por isso não hesitarão em pedir demissão se algo não agradar. Não é desse tipo de comprometimento que você precisa na sua empresa, certo? Ainda mais para trabalhar com mídias sociais, uma área nova, na qual prevalece a interação com o cliente e tudo pode acontecer.  

2. Mídias sociais são mais complexas do que parecem

Não basta criar uma conta, começar a postar aleatoriamente ou criar campanhas para aumentar o número de seguidores. Mídias sociais envolvem marketing, atendimento ao cliente, relações públicas, gestão de crises, branding... será que um jovem inexperiente vai conseguir trabalhar com profundidade todas essas questões?  

3. Eles podem não entender o seu negócio

Vamos supor que você ainda precise criar a imagem que a sua marca terá nas mídias sociais e fazer todo o planejamento. Além do conhecimento sobre as ferramentas em si, que provavelmente o novato já sabe, será que um recém-chegado conseguirá passar sua identidade na web? Quais são as nuances de seus produtos ou serviços? O que faz você se destacar no mercado? Quais são as expectativas típicas de seus clientes? Como solucionar problemas ou persuadir os clientes a falarem por você? Será que um iniciante conseguirá absorver tudo rapidamente?  

4. Boa comunicação é fundamental

Além de escrever corretamente, sem erros de ortografia e gramática, é necessário pensar na linguagem apropriada para a empresa. Afinal, o jovem não pode escrever da mesma maneira que posta no seu perfil pessoal, com linguagem coloquial, gírias e, às vezes, até palavras de baixo calão. Pode parecer exagero, mas não é. Veja, por exemplo, os casos da Ecolave Lavanderia e da loja virtual Visou, em que algo saiu fora do script, e como a pessoa não estava preparada (por favor, não sabemos se quem respondeu era jovem ou recém-formado, mas era alguém que não contava com imprevistos), ofendeu os clientes. Isso leva ao nosso próximo argumento: o profissional de mídias sociais precisa saber lidar com crises.  

5. Gestão de mídia social pode se tornar gestão de crises

Esse é o último item que selecionamos, mas provavelmente é o mais importante. As duas empresas mencionadas no item anterior tinham funcionários que não compreendiam a proporção que um comentário pode ganhar e, provavelmente, nem um plano de ação para seguir em casos de reclamações ou comentários negativos sobre a empresa. O resultado é que as ofensas se espalharam rapidamente pelas mídias sociais e mancharam a reputação de ambas as marcas. Se as contas nas redes sociais fossem controladas por profissionais experientes, as possibilidades disso ocorrer seriam bem menores. Você ainda quer correr o risco?



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