Quando se decide migrar para uma nova ferramenta de CRM, muitas dúvidas podem surgir. Afinal, não se trata apenas de copiar e colar campos e informações. Precisa-se de muito mais que isso, sendo fundamental ter o cuidado necessário para integrar inteligência, processo e organização, para que todas as etapas ocorram adequadamente e não haja problemas futuros nas operações comerciais.
Diante disso, neste artigo, vamos responder algumas das perguntas que mais recebemos durante a apresentação dessa ferramenta para prospects e clientes tendo como foco a migração para o CRM da HubSpot. Acompanhe!
Primeiramente, é importante ressaltar que essa atividade deve ser realizada com base numa migração planejada (você pode ler mais sobre isso neste artigo). Tendo isso em mente, algumas das opções para inserir os dados no CRM da HubSpot são as seguintes:
Após a migração realizada, com as automações configuradas, há também a entrada via formulários.
De forma geral, pode-se migrar os contatos, listas, campos personalizados, arquivos, notas, negócios, produtos e usuários.
Após realizar o planejamento e inteligência estratégica, é preciso criar os fluxos de trabalho, incluindo as principais entradas de marketing e a melhor visibilidade para a empresa sobre os resultados de vendas. Aplicar essas regras de acordo com a necessidade de cada negócio é fundamental para que toda a construção ocorra da forma correta, já considerando cada um desses aspectos e particularidades:
Campos do Pipedrive | Campos da Hubspot |
Organizações | Empresas |
Arquivos | Anexos |
Pessoas | Contatos |
E-mails | E-mails |
Notas | Notas |
Deals | Deals |
Produtos | Tarefas |
Usuários | Usuários |
Não, o que possui na pipeline no Pipedrive será aproveitado somente como uma base para a construção da mesma na HubSpot, pois cada ferramenta possui particularidades. Sendo assim, é necessário realizar uma adaptação do processo nessa transição de plataforma e a configuração em si é realizada manualmente.
Para garantir que todas as informações sejam configuradas corretamente e com maior agilidade, é interessante que se tenham frameworks e um processo já pré-definidos, permitindo que o projeto flua mais tranquilamente.
Todos os arquivos importados para o HubSpot devem:
Sim. As atividades e tarefas podem ser migradas, mas, caso seja via planilha, elas são enviadas para a área de Notas, isso é, não ficam armazenadas nos campos relacionados na HubSpot, pois esses campos são sempre preenchidos automaticamente pela própria plataforma.
Antes de tudo, faça uma análise do que de fato será migrado, pois esta é uma oportunidade de melhoria no processo como um todo. Com isso posto, o passo a passo a ser seguido consiste em:
No entanto, salientamos que cada migração é diferente, e, nosso trabalho aqui na Agência Inbound envolve entender quais são as principais necessidades para esse projeto e criar um planejamento de migração personalizado.
Projetos dessa natureza dependem que uma série de elementos estejam alinhados como: campos dos contatos, negócios e empresas, limpeza dos dados, estratégia do que levar para a HubSpot, até a migração de fato. Pela nossa experiência, a média dos projetos realizados por nossa equipe é de 1 a 3 meses, dependendo da complexidade.
Durante o processo, podem surgir questões como falta de definição ou alinhamento dos times, base desatualizada ou não organizada, entre outros. Mas, em sua maioria, os desafios que surgem durante as migrações ou integrações estão relacionados à primeira fase, que é a de planejamento e organização do projeto. Nós, da Inbound, possuímos processos bem definidos que foram construídos com nossa experiência de mais de 12 anos trabalhando com a HubSpot, o que ajuda a minimizar e prevenir eventuais problemas.
Uma consultoria possui atenção aos detalhes, conhece o potencial da ferramenta e pode organizar e realizar a migração de forma organizada e objetiva, além de prestar suporte a algo que seja um desafio para a sua equipe.
Itens que você provavelmente pode alcançar mas o esforço e tempo a ser dedicado para isso pode implicar em um cronograma mais longo e consequentemente mais gastos, principalmente quando já se tem uma série de demandas diárias de marketing e vendas.
Aqui na Agência Inbound, nós oferecemos treinamentos sobre a melhor forma de utilizar a HubSpot, baseando-se no seu cenário de vendas. Além disso, pensamos em cada etapa, incluindo relatórios que serão traduzidos à forma que a HubSpot funciona, trazendo inteligência ao processo e o complementando no tempo que sua empresa precisa.
Sim. Existem diversas possibilidades, inclusive já nativas, desde ferramentas de comunicação entre equipes, prospecção, chatbots, rastreamentos, até pesquisas, lojas e outros sistemas como Salesforce, além de integrações via API. Mas, assim como uma migração, realizar uma integração exige planejamento e organização, então, sempre que possível, é interessante consultar um especialista.
Contudo, queremos deixar claro que a migração do Pipedrive para o CRM da HubSpot não é um processo operacional de alta complexidade, entretanto, para obter o sucesso esperado é fundamental contar com o apoio de profissionais que entendem com profundidade ambas as ferramentas e como planejar de acordo com seus objetivos de vendas. Isso também fará toda a diferença para que você consiga aproveitar todo o potencial da HubSpot.
Esperamos que tenhamos sanado as suas dúvidas sobre o processo de migração. Agora, se você ainda tem alguma pergunta que não foi respondida ou queira ajuda no seu processo de migração ou integração, marque um bate papo com nossos especialistas. Eles estão de prontidão para te atender.