Já reparou como o time de marketing tem um papel fundamental em situações adversas? Veja o cenário atual: economia em dificuldade, consumo em desaceleração e receitas mais apertadas. As empresas precisam como nunca da eficiência do marketing.
Esse é o momento em que a diretoria olha para a cadeira do gerente de marketing na sala de reunião e espera nada menos do que uma gestão precisa e melhores resultados. Quer mais emoção ainda? Os times precisam fazer o budget render mais e lidar com cortes de gastos.
Tudo indica que os desafios não vão ficar escassos para o gerente de marketing, essa é uma área competitiva e que sofre pressão por todos os lados, desde o consumidor, passando pelos departamento internos da empresa, como vendas, membros da diretoria e atendimento ao cliente, até o mercado em geral.
A cobrança por resultados não parece injusta, todavia. As tecnologias e metodologias estão aí para que os times possam turbinar as inovações em prol do sucesso de suas campanhas e ações. Mas aí é preciso ter capacidade de adaptação e habilidade de aprendizado.
Um time de marketing que não se adapta às necessidades da empresa ou do mercado, não aposta em novas tecnologias e também não trabalha em conjunto, dificilmente atingirá o sucesso. E aí mora o grande desafio do gerente de marketing: tirar o máximo de proveito da habilidade da equipe.
O gerente de marketing precisa garantir a eficiência da equipe para acompanhar a evolução mercadológica. Caso contrário o resultado da ineficiência será um departamento que não é orientado por processos e não ajuda o time a chegar nos objetivos e metas.
Pensando em como um time de marketing pode render mais e oferecer melhores resultados, separamos 8 dicas para que a equipe possa calibrar suas habilidades e dar orgulho ao gerente.
Seja realista ao traçar os objetivos das campanhas e ações. Às vezes determinada meta é atingível para alguns membros, mas a falta de comunicação faz com que nem todos consigam acompanhar a escalada.
Converse com os membros da equipe, tire suas dúvidas e chegue a uma meta desafiadora, porém, razoável. Objetivos inatingíveis podem ser um tiro pela culatra: você acha que está incentivando, mas a equipe vai se sentir frustrada.
É muito provável que você já tenha uma metodologia para que a equipe realize suas tarefas ou que ao menos tenha considerado implementar uma. Se ainda não o faz, não perca mais tempo. Otimizar a rotina com um processo metodológico traz resultados expressivos no fim do dia.
E não estamos falando de tornar as tarefas mais complexas, muito pelo contrário: torne o processo o mais simples possível, inclusive na aprovação e execução das ações. Processos organizados diminuem a burocracia e economizam o tempo de lidar com as solicitações.
A fim de tornar as atividades mais eficientes, seja nas campanhas de curto ou de longo prazo, mantenha uma rotina com a equipe. Seja uma curta reunião no início ou fim do expediente em que seja debatido sugestões para tornar o trabalho mais eficaz, melhorar a comunicação etc.
No início pode parecer que, por exemplo, parar o trabalho por 10 ou 15 minutos por dia não é positivo. Mas na realidade é fundamental saber o que o time de marketing pensa e precisa para tornar seu trabalho mais eficaz. Isso pode garantir que a equipe esteja sempre alinhada.
Se um acompanhamento diário não for possível, ao menos não deixe de monitorar as tarefas e ações semanalmente.
Assim como o próprio gerente gosta e precisa de reconhecimento quando desempenha bem seu trabalho, as equipes também precisam de incentivo. Incentive a proatividade e autonomia da equipe, sempre reconhecendo quando uma ideia ajuda o time.
Imagine a seguinte situação: um analista ou coordenador de marketing conversa com o CMO e deixa transparecer que desconhece onde a empresa quer chegar. Quem gostaria de ser o gerente de marketing responsável por essa falta de comunicação?
É claro que deve ser responsabilidade de cada colaborador se interessar e entender as metas e posicionamento da empresa. Mas ter a certeza que o time de marketing compreende os objetivos de comunicação e negócios e segue os passos da companhia é fundamental para o gerente.
Reserve um tempo para sentar e reavaliar como anda o desempenho do planejamento trimestral ou anual. Dessa forma é mais fácil remodelar o plano, caso algo não esteja saindo como o esperado.
Outra forma de tornar a tarefa mais eficaz é tornar o marketing mais ágil: baseie as decisões nas avaliação das métricas e nos dados, faça testes e integre a equipe para tomadas de decisão.
Independentemente do tamanho do departamento, ter ferramentas colaborativas torna o processo mais eficiente. Automação de marketing, softwares de organização, planilhas online, entre outros, facilitam a comunicação e melhoram a integração entre os colaboradores.
Nem sempre o tempo disponível permite que todas as práticas citadas aqui sejam seguidas a risca diariamente. Em época de campanhas ou projetos especiais, por exemplo, pode ser necessário priorizar uma ou outra atividade.
Coloque tarefas e análises de desempenho em primeiro lugar para toda a equipe. Se algo precisar ficar de fora em um dia de trabalho essas duas certamente não devem ser deixadas de lado.
Aplicando essas 8 dicas no dia a dia com seu time de marketing é pouco provável que a eficiência demore a aparecer. E porque sabemos que todo excelente gerente de marketing não deixaria de tentar novas formas de capacitar sua equipe, aqui vai mais uma dica extra:
Seja o mestre e esteja sempre disponível para consultas. Assim como não é interessante que um analista ou coordenador de marketing não saiba responder sobre as metas e objetivos da empresa, um gerente precisa ter respostas na ponta da língua. Esteja pronto para tirar dúvidas e domine os processos o departamento.